A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<<  ZÉ MARIA
José Maria

José Maria Rodrigues Alves nasceu no dia 18 de maio de 1949, em Botucatu, interior de São Paulo. Passou a infância na Fazenda Experimental do Café de Lajeado, onde seus pais viviam. Recebeu grande influência do pai para seguir a carreira de jogador e para torcer pelo Corinthians. Seus quatro irmãos também se tornaram futebolistas. Formou-se jovem no curso de Técnico Industrial. Atuou de início nas categorias de base da Ferroviária de Botucatu e lá se firmou na lateral direita. Após jogar no juvenil e no profissional da Ferroviária, transferiu-se para a Portuguesa de Desportos.

Em 1968 foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Integrou o grupo da Copa do Mundo de 1970, mas não entrou em campo. A convocação para o selecionado nacional determinou sua ida para o Corinthians. Com o tempo, assumiu a posição de titular na seleção. Em 1974, foi titular na Copa da Alemanha. No Corinthians, esteve presente na conquista dramática do Campeonato Paulista contra a Ponte Preta, em 1977.

Na década de 1980, participou da Democracia Corintiana e, de maneira inédita, foi elevado pelos colegas à condição de treinador da equipe para o campeonato brasileiro daquele ano. Encerrou sua carreira com uma rápida passagem pelo Internacional de Limeira. Nos dias de hoje, presta serviços para a Fundação Casa, em São Paulo. É supervisor e coordenador de esportes para jovens de todo o estado.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 16.12.2011

  SumarioJoseMaria.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares e a aproximação com o futebol; admiração do pai pelo Sport Club Corinthians; atividades dos pais; hábito de frequentar campos de futebol; carreira do pai no futebol de várzea; contato com o futebol pelo rádio; deslocamento até a escola; curso técnico na Escola Industrial; dificuldades financeiras.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Iniciação no time da Fazenda do Lajado; a ida para o infantil da Associação Atlética Ferroviária; ascensão para o juvenil e disputa do amador em 1965; disputa pela primeira divisão em 1966; empréstimo para a Associação Portuguesa de Desportos; compra do passe pela Portuguesa; preferência pelo ataque no início da carreira; descoberta da posição de lateral direito no Ferroviária; inspiração em Djalma Santos.
 
Clique para assistir
3º Bloco
O acompanhamento da Copa do Mundo na juventude; conversas sobre futebol entre os familiares; a experiência de jogar contra José Ribamar de Oliveira (Canhoteiro); o primeiro contrato no Ferroviária.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A adaptação com a cidade de São Paulo; os colegas de time da Portuguesa; o processo de transferência para o Corinthians; a convocação para a Seleção Brasileira em 1968; o jogo de despedida de Djalma Santos da Seleção Brasileira; a postura dos jogadores perante a Seleção Brasileira.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O acompanhamento dos treinadores em relação aos jogadores na Seleção Brasileira; a posição de reserva na Copa do Mundo de 1970; o empréstimo ao Clube de Regatas Vasco da Gama em 1968; a experiência de morar no Rio de Janeiro; excursões realizadas pela Portuguesa.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A atuação de João Saldanha como técnico; a substituição de Saldanha por Mário Zagallo; as mudanças na Seleção Brasileira com a atuação de Zagallo; as possibilidades de atuação na Copa de 1970.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A preparação física para a Copa de 1970; a especificidade da preparação para a altitude na Copa de 1970; a receptividade dos mexicanos com a Seleção Brasileira em 1970; o acompanhamento dos jogos nos camarotes dos estádios; a recepção da Seleção Brasileira pela torcida e pelo presidente no Brasil.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A relação com Carlos Alberto Torres, titular da Copa de 1970; participações importantes na Copa do Mundo de 1974; o clima heterogêneo da Seleção Brasileira na Copa de 1974; jogo marcante contra a Seleção Argentina em sua atuação na Copa de 1974.
 
Clique para assistir
9º Bloco
A dificuldade dos jogos na primeira fase da Copa de 1974; divergências nas escalações de titulares para a Copa de 1974; a atuação defensiva da Seleção Brasileira na Copa de 1974 e a mudança da prática futebolística brasileira.
 
Clique para assistir
10º Bloco
As divergências entre jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo na Copa de 1974; a briga entre Marinho Chagas e Emerson Leão na Copa de 1974; a convocação para a Seleção Brasileira da Copa de 1978; o afastamento da Copa de 1978 por contusões; conseqüências das contusões para a carreira.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Avaliações dos treinadores nas diferentes participações nas Copas do Mundo; a passagem pela Associação Atlética Internacional, em Limeira, São Paulo; o fim da carreira.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A transferência da Portuguesa para o Corinthians mediada por seu pai; a relação de seu pai com o Corinthians; a relação do pai com sua carreira no futebol.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A final do Campeonato Paulista de Futebol de 1974; o clima desfavorável no time do Corinthians no Campeonato Paulista de 1974; o episódio conhecido como a “invasão corintiana ao Maracanã” no Campeonato Brasileiro de Futebol de 1976.
 
Clique para assistir
14º Bloco
A atuação enquanto capitão do time do Corinthians no Campeonato Paulista de Futebol de 1977; a conquista do Campeonato Paulista de 1977; a “democracia corintiana” a partir de 1978; a politização do movimento da “democracia corintiana”; o jogo contra a Associação Atlética Ponte Preta no Campeonato Paulista de Futebol de 1979.
 
Clique para assistir
15º Bloco
A figura de Sócrates Brasileiro Sampaio no futebol praticado pelo Corinthians; a ressignificação da figura do atleta futebolista apregoada por Sócrates; o amadurecimento do time do Corinthians.
 
Clique para assistir
16º Bloco
A carreira política como vereador; o convite para ser vereador; decepções enquanto político; o engajamento político nos anos de 1970; aprendizados na carreira política.
 
Clique para assistir
17º Bloco
O preconceito racial ao longo de sua vida e carreira; o treinamento da sussessão da posição de capitão do time do Corinthians.
 
Clique para assistir
18º Bloco
O caminho até o fim da carreira futebolística; o convite para trabalhar na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA); os projetos desenvolvidos pela Fundação CASA.
 
Clique para assistir
19º Bloco
Percepções acerca do futebol na atualidade; a melhora técnica do futebol atual; a mudança nas funções dos atacantes na atualidade.
 
Clique para assistir
20º Bloco
Considerações a respeito da Copa de 2014 a ser realizada no Brasil; o legado que a Copa do Mundo de 2014 poderá deixar para os brasileiros.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoJoseMaria.pdf

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede