A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<<  JOEL CAMARGO
Joel Camargo

Nasceu no dia dezoito de setembro de 1946, em Santos. Passou a infância na cidade do litoral paulista e estudou em colégios particulares. Em 1963, iniciou sua carreira na Portuguesa Santista. No mesmo ano, foi contrato pelo Santos. Prestes a completar dezessete anos, fez sua estreia no profissional. Foi um dos jogadores mais jovens a vestir a camisa do alvinegro praiano. No Santos foi tricampeão paulista, tricampeão do torneio Rio-São Paulo, tricampeão da Taça Brasil, campeão Taça Libertadores e campeão Mundial Interclubes. Firmou-se como titular a partir de 1966. Dois anos depois, foi convocado por Aymoré Moreira para a Seleção e tornou-se o zagueiro e de confiança do treinador. Um ano mais tarde, foi titular de João Saldanha nas Eliminatórias para a Copa do México. Com Zagallo no comando, é substituído por Piazza e fica no banco em todos os jogos da Copa de 1970. Ainda naquele ano, um violento acidente de carro, no bairro do Gonzaga, em Santos, abalou sua carreira. Com a perna engessada quarenta e oito dias, foram necessárias duas operações: uma nos ligamentos externos e outra no tornozelo. Em 1971, teve uma rápida passagem pelo Paris Saint-Germain, na França, mas não se adaptou à Europa e retornou ao Brasil no ano seguinte para jogar pelo CRB de Alagoas. Um ano mais tarde, transfere-se para Saad-SP e encerra a carreira precocemente, aos vinte e seis anos de idade. Após aposentar-se tentou seguir a carreira de treinador, mas não se firmou. Alega ser alvo de preconceito pelo fato de ser negro. Deu aulas de futebol em uma escolinha no bairro da Encruzilhada, em Santos, e foi professor da prefeitura de São Paulo. Aposentado, vive hoje em sua cidade natal.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 29.07.2012

  SumarioJoelCamargo

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; a relação com o futebol; a atuação na Associação Atlética Portuguesa (Portuguesa Santista) durante a juventude; o time do Santos Futebol Clube em sua juventude; futebolistas ilustres do Santos; referências no time do Santos.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A entrada no Santos; a afirmação enquanto jogador profissional titular; a profissionalização no futebol; a disputa da Taça das Nações em 1964; a atuação de Edison Arantes do Nascimento (Pelé) no Santos.
 
Clique para assistir
3º Bloco
O apelido “açucareiro”; a excursão com a Seleção Brasileira em 1968; a questão da queda do João Saldanha da posição de treinador da Seleção Brasileira; as convocações realizadas por Saldanha; a mudança de Saldanha para o Mário Jorge Lobo Zagallo; motivos por não jogar como titular na Copa do Mundo de 1970.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A preparação física e a conquista do título na Copa de 1970; o treinamento para a Copa de 1970; a figura de Pelé na Copa de 1970; a rigidez do treinamento; a imprensa e o contato com os jogadores durante a concentração; os jogos mais importantes para a conquista da autoconfiança da equipe brasileira em 1970.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Os esquemas táticos dos times; a posição de quarto zagueiro; os estilos de jogo em sua época e na atualidade; a necessidade de renovação do futebol nacional.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A relação entre jogador e técnico na Copa de 1970; a recepção da Seleção Brasileira de 1970; o entusiasmo da torcida mexicana com a Seleção Brasileira.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A recepção do time do Santos nas excursões realizadas na América latina; as excursões realizadas com o time do Santos; o entusiasmo das torcidas internacionais com o Santos; a representatividade da figura de Pelé nas excursões internacionais; o milésimo gol do Pelé; os confrontos do Santos com outros times.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Os jogos disputados pelo Santos após a volta da Copa de 1970; a passagem por outras equipes; a aposentadoria; a falta de espaços como a carreira de técnicos e comentaristas para ex-futebolistas; as expectativas para a Copa do Mundo de 2014.
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoJoelCamargo.pdf

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede