A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio

<<  JOÃO LEIVA (Leivinha)
João Leiva

João Leiva de Campos Filho, o Levinha, nasceu no dia 11 de setembro de 1949, na cidade de Novo HorizonteSP. Passou a sua infância em Lins. Seu pai era amador Clube Atlético Linense e sua família sempre esteve ligada ao esporte. Em 1965, tornou-se jogador profissional, mas continuou a dedicar-se aos estudos. Foi contrato pela Portuguesa e, ainda muito jovem, formou dupla de ataque com Ivair, o “príncipe”.

Em 1968, estreou pela seleção brasileira. Dois anos depois, após uma longa disputa pela sua contratação, foi para o Palmeiras. Integrou a Academia de futebol, ao lado de Leão, Luis Pereira, Dudu, Ademir da Guia e César. Ponta de lança veloz, com excelente chegada na área, era um exímio cabeçeador, Marcou muitos gols no Palmeiras e disputou 21 jogos pela Seleção.

Durante a Copa do Mundo de 1974, sofreu uma grave lesão no tornozelo, na partida contra o Zaire. No ano seguinte, atuou contra o Real Madrid, no Troféu Ramon de Caranza, e foi vendido para o Atlético de Madrid. Conquistou a Copa do Rey e o Campeonato Espanhol. Voltou para o Brasil em 1979, mas pouco atuou. Encerrou sua carreira aos 29 anos de idade. Aposentado, participou de diferentes projetos, foi fazendeiro, dono de loja de confecção e de casa noturna. Anos mais tarde, trabalhou como comentarista no canal SPORTV.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 17.11.2011

  SumarioJoaoLeiva.pdf

Clique para assistir
Bloco
Origens familiares; a infância em Lins, São Paulo; o futebol amador no Clube Atlético Linense; a profissionalização precoce na carreira de futebolista.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A torcida para o Sport Club Corinthians Paulista na infância; o posicionamento tático nos jogos na infância; o convite para treinar na Associação Portuguesa de Desportos; a entrada como profissional na Portuguesa; a adaptação com a cidade de São Paulo.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Primeiras impressões da cidade de São Paulo; os companheiros de time na Portuguesa; a formação no ensino secundário; jogos marcantes na estréia na Portuguesa.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Jogadores influentes na Portuguesa; treinadores de destaque; a orientação profissional dos jogadores na época; comparação entre as rotinas de treinamento na atualidade e em sua época de jogador.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Excursões internacionais com a Portuguesa; a propaganda dos jogadores brasileiros no exterior.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A transferência para a Sociedade Esportiva Palmeiras; motivos para a saída da Portuguesa; primeiras passagens pela Seleção Brasileira; a adaptação com o Palmeiras.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A atuação no Campeonato Paulista de 1971; o destaque para o cabeceio em sua carreira; os primeiros campeonatos no Palmeiras; conquistas da “segunda academia” do Palmeiras; a atuação do técnico Oswaldo Brandão.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A convocação para a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1974; a rivalidade entre jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo; a posição de centroavante na Copa de 1974; a atuação do treinador Mário Zagallo.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Sensações ao ser convocado para a Copa do Mundo; a concentração e o treinamento para a Copa de 1974; a cobertura de imprensa da Copa de 1974.
 
Clique para assistir
10º Bloco
O primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa de 1974; estímulos para jogar na posição de centroavante; a preparação médica da equipe brasileira; a lesão que impossibilitou sua atuação em algumas partidas da Copa de 1974.
 
Clique para assistir
11º Bloco
O clima desfavorável à Seleção Brasileira da Copa de 1974; o acompanhamento dos jogos da Copa de 1974 nas arquibancadas; a disputa pelo terceiro lugar na Copa de 1974; a rivalidade entre jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo na Seleção de 1974.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A volta para o Brasil após a Copa de 1974; o convite para o Club Atlético de Madrid; diferenças entre o futebol brasileiro e europeu; a adaptação com a cidade de Madrid, Espanha.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A adaptação com os costumes dos jogadores do Atlético de Madrid nas concentrações dos jogos; a relação de sua família e do sobrenome Leiva com a Espanha; a situação do Atlético de Madrid perante os outros times espanhóis; a rivalidade entre o Atlético de Madrid e o Real Madrid; a relação com a torcida do Atlético de Madrid.
 
Clique para assistir
14º Bloco
A saída da Espanha e do Atlético de Madrid; a volta para o Brasil e a ida para o São Paulo Futebol Clube; a negociação para a transferência para o New York Cosmos; a lesão que ocasionou a sua escolha por não continuar na carreira de futebolista.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Rumo profissional após o fim da carreira; a opção por não seguir na carreira de treinador de futebol; a relação com o futebol na atualidade; as disputas políticas presentes no Palmeiras.
 
Clique para assistir
16º Bloco
Posicionamento a respeito da Seleção Brasileira da atualidade; a atuação de seu sobrinho Lucas Leiva no futebol atual; expectativas para a Copa do Mundo de 2014.
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoJoaoLeiva.pdf

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness