A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio

<<  JOSÉ MARIA FIDÉLIS DOS SANTOS (FIDÉLIS)
Fidélis

José Maria Fidélis dos Santos nasceu no dia treze de março de 1944 na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Aos catorze anos de idade, após se destacar em uma partida do Corinthians do Jardim Paulista - time amador de sua cidade natal –, foi levado pelo Tenente Cavalcanti da Aeronáutica para fazer um teste no Bangu. Em 1962, fez sua estreia pelo Bangu, em uma partida contra o América-RJ. Somente dois anos mais tarde se firmaria como titular na equipe banguense comandada pelo técnico Elba de Pádua Lima, o Tim. Em 1966, sagrou-se campeão carioca pelo alvirrubro da Zona Oeste, o segundo título estadual da equipe , que vencera em 1933. Na final, bateu o Flamengo por 3 a 0, em partida polêmica, derivada de uma grande briga generalizada entre os jogadores. Antes da partida, Almir Pernambuquinho, do Flamengo, havia declarado que não haveria volta olímpica no Maracanã, a menos que fosse do rubro-negro. No mesmo ano, fez sua estreia pela Seleção Brasileira no dia cinco de junho, em uma partida contra a Polônia, no Mineirão. Três dias mais tarde, em outro amistoso, agora no Maracanã, contra o Peru, marcou um dos gols na vitória de 3 a 1 da Seleção. Foi um dos convocados para a Copa do Mundo da Inglaterra, sendo titular na partida contra Portugal. Em 1969 é vendido para o Vasco da Gama, clube que joga até 1975. Arrebata mais uma vez o Campeonato Carioca, em 1970. É campeão brasileiro, em 1974. Na ocasião, o Vasco venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no Estádio do Maracanã, com 112.993 torcedores presentes. Em seguida transferiu-se para o ABC de Natal (RN), onde também foi campeão estadual. Em 1979, chega ao Operário de Campo Grande e, por fim, retorna a São José, onde encerra sua carreira de jogador e inicia a de treinador, sendo vice-campeão paulista em 1982. Aposentado, concedeu seu depoimento em sua casa, no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, e lutava contra um câncer no estomago. Veio a falecer poucas semanas depois da entrevista.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 24.10.2012

  SumarioFidelis.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; a ida para o Bangu Atlético Clube em 1962; o time amador “Corinthians do Jardim Paulista”; o início no futebol profissional; o campeonato do Bangu sobre o Clube de Regatas do Flamengo no Campeonato Carioca de 1966.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A apelido “touro sentado”; a convocação para a Seleção Brasileira; a formação da equipe para a Copa do Mundo de 1966.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A Copa do Mundo de 1966; as partidas disputadas na Copa de 1966; o término da Copa de 1966; a transferência para o Club de Regatas Vasco da Gama; o Campeonato Carioca de 1970 vencido pelo Vasco.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Motivos que levaram a não participar da convocação para a Copa do Mundo de 1970; o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1974 vencido pelo Vasco; a passagem pelo America Football Club, São José Esporte Clube e Centro Sportivo Alagoano; a carreira de técnico no Campo Grande Atlético Clube.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A importância do apelido “touro sentado” na carreira; considerações finais.
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoFidelis.pdf

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede