A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<<  CARLOS ALBERTO TORRES
Carlos Alberto Torres

Nasceu no dia 17 de julho de 1944, no Rio de Janeiro. Iniciou carreira no Juvenil do Fluminense, em 1960, aos treze anos de idade. Três anos depois, atuava pela categoria Juniores do tricolor carioca, quando foi convocado para a seleção brasileira de base. Nesta ocasião, conquistou a medalha de ouro nos IV Jogos Pan-Americanos, em São Paulo. No mesmo ano, fez seu primeiro jogo como profissional. Aos vinte anos de idade, foi chamado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal. Com a camisa verde-amarela, disputou cinquenta e seis jogos e fez gols. Em 1961, transferiu-se para o Santos de Pelé. Logo que chegou, sagrou-se campeão da Taça Brasil e campeão paulista. A partir de 1968, firmou-se como titular da Seleção. Pelo Santos, venceu a Recopa Sul-Americana e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Durante a Copa de 1970, foi o capitão da equipe brasileira, sendo titular em todos os jogos. Marcou o último gol do Brasil na final contra a Itália. Na edição seguinte, foi cortado da Seleção em razão de uma contusão no joelho. Após dez anos no Santos, em 1975 o capitão do Tri volta ao Fluminense. Dois anos mais tarde, transferiu-se para o Flamengo e em seguida para o New York Cosmos, voltando a jogar com Pelé. Em 1982, encerrou a carreira. Tornou-se treinador, com passagens vitoriosas por Flamengo e Fluminense. Teve bons trabalhos no Corinthians, Botafogo e Atlético-MG, além de trabalhos no México, na África e no Oriente Médio. Desde 2005, não atua mais como treinador. Foi eleito vereador no Rio de Janeiro em 1989. Na atualidade, dá palestras e presta consultoria esportiva. O filho, Alexandre Torres, também foi jogador de futebol.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 23.01.2012

  SumarioCarlosAlbertoTorres

Clique para assistir
1º Bloco
O cotidiano no subúrbio carioca; a convivência com os irmãos; a ocupação dos pais..
 
Clique para assistir
2º Bloco
As dificuldades em jogar futebol na época; o primeiro teste para jogar no Fluminense Football Club, escondido do pai; a conversa com os pais sobre a decisão de jogar futebol profissionalmente; o pouco prestígio do jogador de futebol na época; encontro com Edvaldo Alves Santa Rosa, o Dida, seu ídolo de infância.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A posição de lateral-direito e o estilo ofensivo de jogar; a admiração por Djalma Santos; lembranças das Copas de 1958 e 1962.
 
Clique para assistir
4º Bloco
O interesse do Santos Futebol Clube em sua contratação; o início no Santos; a consolidação da posição como capitão do Santos.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O corte da lista de convocados para a Copa do Mundo de 1966; a conquista da posição de titular na seleção apos a Copa de 1966; a rotina de treinamento; o exemplo da profissionalidade de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para os outros jogadores; a importância da convocação para a seleção para os jogadores da época.
 
Clique para assistir
6º Bloco
As eliminatórias para a Copa de 1970; o episódio da demissão do técnico João Alves Jobin Saldanha; a escolha de Mário Jorge Lobo Zagallo para comandar a seleção; a comissão técnica da seleção.
 
Clique para assistir
7º Bloco
O jogo entre Brasil e Inglaterra, na primeira fase da Copa; a importância da preparação física da seleção; o estilo de jogo da Inglaterra.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A análise do esquema tático dos times adversários; o jogo entre Brasil e Itália; a inversão tática durante o jogo contra o Uruguai.
 
Clique para assistir
9º Bloco
O apoio da torcida mexicana à seleção; a emoção da vitória; o gesto de beijar a taça.
 
Clique para assistir
10º Bloco
A conquista da Copa em meio ao contexto político da época; o retorno à rotina de treinamentos após a Copa; a não convocação para a Copa de 1974 devido a lesão.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A negociação para se transferir do Santos para o Fluminense; a passagem pelo Clube de Regatas do Flamengo.
 
Clique para assistir
12º Bloco
O convite para jogar no New York Cosmos; o grande prestígio do Cosmos na época; estilo de jogo do futebol americano.
 
Clique para assistir
13º Bloco
Jogadores estrangeiros que atuavam na liga de futebol americana; o declínio do futebol americano após a decisão da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de sediar a Copa de 1986 no México; o trabalho de renovação do futebol americano.
 
Clique para assistir
14º Bloco
A decisão de encerrar a carreira de jogador; o convite para ser técnico do flamengo e a conquista do campeonato brasileiro de 1983; a atuação no Fluminense como coordenador de futebol e posteriormente técnico.
 
Clique para assistir
15º Bloco
A ida para o Sport Club Corinthians Paulista, visando assumir o comando da seleção brasileira; a decepção após não ser chamado para ser técnico da seleção; a experiência com a democracia corinthiana; o estilo como treinador.
 
Clique para assistir
16º Bloco
O apoio à carreira do filho, Carlos Alexandre Torres; expectativas para a Copa do Mundo de 2014.
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoCarlosAlbertoTorres.pdf

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede