A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio
<<  ANTÔNIO LIMA
Antônio Lima

Antônio Lima dos Santos nasceu no dia dezoito de janeiro de 1942, em São Sebastião do Paraíso, interior de Minas Gerais. Com dezesseis anos, começou a jogar nos campos de várzea do Belém, bairro da zona leste paulistana. Atuou em times locais como o Luso Nacional, o Filépo, o Marabá, o Leão do Norte e o Águia Branca. Foi revelado por indicação de um ex-jogador do Juventus. Osvaldinho. Recebeu proposta para um teste nas categorias de base do Juventus. Aprovado, passou a atuar no Infantil, no Juvenil e no Aspirantes do clube. Em 1959, teve sua primeira chance na equipe profissional. Aos dezoito anos, destaca-se no campeonato brasileiro de seleções estaduais. Até 1960, jogou pelo Juventus, com um “contrato de gaveta”. No ano segunite, foi transferido para o Santos. Permaneceu no clube do litoral paulista até 1971 e nele sagrou-se bicampeão da Libertadores (1962/1963), bicampeão mundial (1962/1963), hexacampeão brasileiro, heptacampeão paulista e tricampeão Rio-São Paulo (1963/1964/1966). Ao todo, foram 696 partidas e 65 gols marcados. Em 1963, estreou Seleção e, três anos depois, foi convocado para a Copa da Inglaterra. Foi titular nas três partidas disputadas no torneio. Em 1971, transferiu-se para o Jalisco Guadalajara, do México. Três anos mais tarde, retorna ao Brasil e vai jogar no Fluminense. Em 1975, incorpora-se ao Tampa Bay, dos Estados Unidos. Encerra carreira na Portuguesa Santista, em 1979, aos trinta e sete anos de idade. Aposentado, passou a dedicar-se às categorias de base. Treinou a equipe sub-15 do Santos e, atualmente, trabalha no departamento de marketing da equipe santista. Coordena o projeto de escolinha do Santos, cujo objetivo é ampliar as franquias do clube.

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 13.07.2012

  SumarioAntonioLima

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; aproximação com o futebol; morte e ausência paterna; início da carreira profissional; chegada no Clube Atlético Juventus e na seleção paulista.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O futebol na juventude; figura materna; dificuldades financeiras; visões sobre a juventude atual no futebol.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Primeira visita ao Pacaembu; teste para base do Juventus; começo da ascensão da carreira.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Experiência profissional no Juventus; jogo do Juventus contra o Santos e o gol mais bonito de Pelé; contato e aprendizado com Zito.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Entrada no time do Santos; aceitação da mãe; mudança para o litoral paulista; rotina e jogos em um time grande.
 
Clique para assistir
6º Bloco
As excursões realizadas pelos Santos; primeira viagem para a Europa e primeiras impressões; participação no torneio de Paris; aprendizado de humildade decorrente da ascensão da carreira.
 
Clique para assistir
7º Bloco
O campeonatos de 1962 disputados pelo Santos; primeiro título da libertadores e primeiro título mundial; o marcante jogo contra o Benfica.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A convocação para a Seleção Brasileira e Libertadores de 1963; perda de características emblemáticas de um jogador de meio-campo no atual cenário do futebol; partidas contra o Boca Juniors pela Libertadores; o racismo em campo.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Conflito com a policia no jogo contra o Peñarol em 1962 em Montevidéu e na Vila Belmiro; experiência da vitória contra o Milan no Maracanã; imagem do Almir como jogador.
 
Clique para assistir
10º Bloco
O Palmeiras como o grande adversário do Santos; o carnaval e a música ao lado de amigos; a presença da música brasileira como fonte de inspiração e alegria nas viagens.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A Copa do Mundo de 1966; a preparação conturbada e os cortes de jogadores para a copa; ambiente de crise entre os jogadores e os diretores.
 
Clique para assistir
12º Bloco
Polemica agressão contra Pelé em campo; sistema tático considerado atrasado para a copa; falsa ilusão criada pela vitória no primeiro jogo contra a Bulgária.
 
Clique para assistir
13º Bloco
Crise de autoridade na Copa de 1966; imagem do Pele diante a crise; jogo Santos e Colômbia.
 
Clique para assistir
14º Bloco
As excursões do Santos para o continente africano; primeira partida do Santos na África na costa do marfim em 1966;primeira derrota contra os Leopardos em 1969; excursão para o Haiti.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Relação de amizade com Pelé; a não convocação para a Copa do Mundo de 1970; contrato suspenso de Joel em 1970 e troca da presidência; saída de João Saldanha e entrada de Zagallo.
 
Clique para assistir
16º Bloco
Saída do Santos e experiência no Jalisco Guadalajara; futebol no México; nascimento do filho mais velho.
 
Clique para assistir
17º Bloco
A rápida atuação no Fluminense em 1974; ida para os Estados Unidos em 1975.
 
Clique para assistir
18º Bloco
Volta para o Brasil e a entrada na Portuguesa Santista até encerrar a carreira em 1979; novas excursões para Europa e África; experiência de 10 anos jogando no Milionários após o fim da carreira; atuação na secretaria de esportes de São Paulo; primeiro trabalho como técnico na Central Brasileira de Cotia.
 
Clique para assistir
19º Bloco
Trabalho na base do Santos em 2000 até os dias de hoje; visões sobre os jovens no cenário atual do futebol; expectativas para a Copa do Mundo de 2014.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoAntonioLima.pdf

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede