A- A+

Futebol, Memória e Patrimônio

<<  AMARILDO TAVARES DA SILVEIRA
Amarildo Tavares da Silveira

Amarildo Tavares da Silveira nasceu em Campos dos Goytacazes, cidade no norte do estado do Rio de Janeiro, no dia 29 de julho de 1939. Em 1956 começou a carreira de jogador no Goytacaz Futebol Clube, em sua cidade natal. Em 1958 ingressou no Flamengo, onde teve uma curta passagem antes de se transferir para o Botafogo no mesmo ano. Amarildo se tornou um dos maiores atacantes da história do Botafogo, atuando em 238 partidas e marcando 135 gols. Conquistou o bicampeonato estadual de 1961-1962, foi campeão brasileiro em 1962 e campeão da Copa Intercontinental de Clubes da França de 1963.

Em 1962 foi convocado para a seleção brasileira na Copa do Mundo da Suécia. Inicialmente, era reserva de Pelé, mas após este se machucar na segunda partida da seleção, Amarildo assumiu a posição de titular. Sua atuação na Copa de 1962 lhe rendeu o apelido de “O Possesso”, sobretudo pela sua estréia no jogo decisivo contra a Espanha. Substituindo Pelé a altura ele marcou os dois gols na vitória brasileira por 2x1, classificando o Brasil para segunda fase e assim abrindoo caminho para a conquista da Copa do Mundo.

Em 1963 Amarildo saiu do Botafogo e foi para a Itália, onde teve passagens pelo AC Milan, o Fiorentina e o Roma. Na Fiorentina Amarildo se tornou ídolo por ter conquistando um Campeonato nacional com a equipe, até hoje a Fiorentina só venceu duas vezes a competição. Retornou ao futebol brasileiro em 1973 para jogar no Vasco da Gama, conquistando o título brasileiro de 1974 antes de encerrar sua carreira como jogador, aos 32 anos de idade por problemas físicos.

Após a aposentadoria trabalhou como treinador em diversos times na Itália e no Oriente Médio.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 15.07.2011

  SumarioAmarildoSilveira.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
A infância em Campos, a trajetória do pai como jogador de futebol em Campos; a trajetória dos irmãos e a relação com o futebol; os jogadores de Campos.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O futebol em Campos; a tradição de escutar os jogos pelo rádio; os grandes ídolos do futebol na juventude; a ambição de se tornar um grande jogador; a demissão do Clube de Regatas do Flamengo; os anos de serviço militar ; atuação como jogador de futebol no exército.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A Copa do Mundo de 1950; a comoção da população em Campos com a derrota final; análise da jogada de Barbosa em 1950; A Copa de 1954; os times da Hungria e Alemanha; a falta de auto-estima do time brasileiro.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Passagem pelo Clube de Regatas do Flamengo; a transferência do Esporte Clube de Goitacases para o Flamengo; a importância do Clube do Botafogo em sua carreira; a relação com o Fleitas Solich, treinador do Flamengo.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Copa do Mundo de 1958; a alegria da conquista do título; entrada no Botafogo em julho de 1958; contratação como profissional e valores de salários; motivos de saída do Flamengo; o preparador físico Paulo Amaral.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A relação com os jogadores do Botafogo; o respeito e admiração pelos veteranos; Zagalo; Mané Garrincha; o primeiro jogo no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro; o jogo de Milan e Santos em 1963 no Maracanã, o falecimento do pai em 1964.
 
Clique para assistir
7º Bloco
Primeira convocação para a Seleção Brasileira, em 1961; disputa da Copa Roca, em 1960; rivalidades entre os times do Brasil; Paraguai e Uruguai; a partida no campeonato ao lado de Pelé; a responsabilidade de substituir de Pelé na Copa de 1962 na partida contra a Espanha.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Volta ao Brasil depois da Copa de 1962; o apelido dado à Amarildo por Nelson Rodrigues: “o pocesso”; a decisão de encerrar a carreira como jogador e virar técnico.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Contratação pelo A.C Milan; a venda de Amarildo pelo Botafogo; a estrutura do Milan; adaptação na Itália; participação de campeonatos como jogador do Milan; o título conquistado na Copa Itália como jogador do Milan.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Copa do Mundo de 1966; o corte da Seleção Brasileiro devido a uma distensão muscular; o terinador Vicente Feola; volta ao Milan; a vida na Itália, casamento e nascimento dos filhos.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A Copa do Mundo de 1970; o terinador João Saldanha; a briga de João Saldanha com Pelé; a experiência de assistir a final da Copa de 1970 na Itália; o estilo de jogo dos times do Brasil e Itália.
 
Clique para assistir
12º Bloco
Encerramento da carreira no Vasco na década de 1970; a decisão de parar de jogar aos 34 anos; a Copa do Mundo de 1974; a partida final entre Alemanha e Holanda; período como treinador nos Emirados Árabes.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A experiência como treinador; preparação na Itália para ser treinador; atuação como treinador no time Esperance na Tunísia e nos Emirados Árabes; a adaptação com as línguas e a cultura desses países.
 
Clique para assistir
14º Bloco
Expectativas para a Copa do Mundo de 2014.
 
 

 

Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoAmarildoSilveira.pdf

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede