Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Interseccionalidades (NEGRI)

O Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Interseccionalidades (NEGRI) tem como objetivo principal abrigar pesquisas sobre gênero e raça, proporcionando um espaço para debates que promovam a interlocução entre essas categorias. Os temas abordados incluem feminismos, colonialidade, poder, violência, sexualidade, entre outros. O NEGRI prioriza contribuições que adotam uma perspectiva interseccional, visando identificar, compreender e contribuir para os debates sobre desigualdades.

Através do NEGRI, serão promovidos seminários e grupos de estudos, com o propósito de acompanhar as pesquisas em andamento nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Ciências Sociais da FGV. O objetivo principal dessas atividades é compartilhar formulações teóricas, metodológicas e revisões epistemológicas para a abordagem dos estudos sobre gênero e raça nas Ciências Sociais.

Coordenação: Carolina Gonçalves Alves

Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Interseccionalidades (NEGRI)

NEGRI

 

Integrantes do NEGRI:

 

Diretório do Grupo de Pesquisa CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3528016717385806

 

Tipos de atividades e forma de participação:

O objetivo é proporcionar um espaço para debates e diálogos entre pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas de conhecimento. No âmbito do NEGRI, serão promovidos .

  • Seminários abertos ao público; 
  • Grupos de estudos destinados a acompanhar as pesquisas em andamento nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC; 
  • Encontros periódicos de leitura e discussão da bibliografia.

 

Projetos de pesquisa:

Rede Arquivos de Mulheres (RAM)

O projeto RAM tem como objetivo central abordar a ausência, fragmentação e dispersão de documentos históricos acumulados por mulheres em acervos. Por meio de seminários, debates, publicações e conteúdo disponibilizado em seu site, a RAM pretende resgatar fontes de consulta ocultas e torná-las acessíveis à pesquisa histórica. O objetivo é ampliar a presença de grupos minorizados nos acervos e promover diálogos entre pesquisadores, profissionais de arquivos, bibliotecas e museus. Em síntese, o projeto busca visibilizar, valorizar e incluir as histórias das mulheres, superando a lacuna de documentos e questionando a historiografia oficial, promovendo o resgate do legado feminino no Brasil contemporâneo.

Acesse: https://redearquivosdemulh.wixsite.com/website-2