Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD)

Projetos de pesquisa

Ciência de Dados nas Ciências Sociais

Este projeto tem financiamento do Programa de Internacionalização CAPES PrInt e visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História, além de promover a inovação pedagógica e em projetos de humanidades digitais. Documentos textuais, fotografias, modelos 3D, áudio e vídeo são fontes de informações relevantes para a pesquisa social. Nesse sentido, a colaboração entre a Ciência de Dados e as Humanidades é um desafio premente, sobretudo no que tange à escalabilidade das análises, e coloca a FGV na fronteira da produção de conhecimento em nível internacional. O projeto cobre metodologias computacionais como mineração de texto e estudos de corpora, inteligência artificial e aprendizado de máquina, SIGs e análise espacial, bancos de dados para pesquisa histórica, coleções digitais (na comunidade GLAM - "galleries, libraries, archives, and museums") e literacia digital.

 

Azeredo Papers at History-Lab

Por meio de parceria entre o Programa de Arquivos Pessoais (PAP) do FGV Cpdoc, a Columbia University e a FGV EMAp, este projeto consistiu em: 1. Extrair automaticamente informações textuais da série “Ministro das Relações Exteriores” do Arquivo Pessoal Antônio Azeredo da Silveira, explorando possibilidades nos campos da análise semântica do discurso, extração de entidades nomeadas e modelagem de tópicos; 2. Oferecer novas formas de visualização de dados do acervo arquivístico do Cpdoc; 3. Integrar acervos na área de Política Externa na Plataforma History-Lab.

 

Repositório em 3D de obras de arte nos espaços públicos do Rio de Janeiro

Este piloto é uma parceria da FGV Emap com o FGV Cpdoc para a criação de um repositório digital em 3D de obras de arte presentes no espaço público do Rio de Janeiro. Tem por objetivo o estudo técnico sobre a viabilidade, potencialidades e impactos de tal repositório por meio de pesquisa jurídica, documental, histórica, bem como da digitalização 3D de um conjunto de obras pré-selecionadas. A proposta parte do desdobramento de projetos anteriores voltados para a aplicação de tecnologia no campo da preservação do patrimônio cultural.

 

DHBB através da Inteligência Artificial e da Linguística Computacional

Este projeto, realizado em parceria com o IBM Research Lab e a FGV EMAp, prevê a criação de uma interface que permita visualizar e testar resultados de extração automática de informações presentes nos mais de 7.500 verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB).

 

Tecnologias aplicadas ao alinhamento de texto e áudio de entrevistas do PHO

Este piloto, parceria entre o Programa de História Oral (PHO) do FGV CPDOC e a FGV EMAp, tem por objetivo desenvolver e aplicar tecnologias de reconhecimento de voz, de alinhamento automático de texto e voz e de indexação e transcrição automáticas ao acervo do PHO.

 

Uma história das relações internacionais do governo Lula (2003-2010)

Este piloto incluiu a coleta de documentos (cerca de 2.400 discursos do Presidente Lula ao longo de seus dois mandatos), a organização da base de dados e a aplicação da técnica de modelagem de tópicos, a partir da linguagem de programação. Criou-se também uma interface gráfica de consulta que permite que os documentos que possuam os mesmos temas sejam hierarquizados e separados em uma pasta específica para facilitar o trabalho do pesquisador. A interface de consulta também permite que se veja qual foi a incidência da presença de determinado tema no discurso do presidente ao longo do tempo.