A- A+

Laboratórios de pesquisa do CPDOC
LABORATÓRIO DE HUMANIDADES DIGITAIS (LHuD)

As Humanidades Digitais não formam um campo unificado, nem no Brasil nem no mundo. Elas representam uma série de práticas interdisciplinares convergentes, desenvolvidas em uma realidade de ampla aplicação de tecnologias computacionais em variadas dimensões da vida.

Um dos principais impulsionadores do campo é a disponibilidade recente de grandes repositórios digitais em muitas áreas das Ciências Humanas e Sociais. Esses repositórios oferecem perspectivas de aplicação de técnicas computacionais de visualização, consulta e análise, levando à descoberta de novos conhecimentos. Uma formação neste campo permite aprimorar abordagens, processos, habilidades e métodos desenvolvidos e aplicados nas tradicionais Ciências Humanas e Sociais, com efeitos sobre pesquisa acadêmica e aplicada, práticas pedagógicas e publicação on-line.

Nesse contexto, o Laboratório de Humanidades Digitais foi criado em 2016 e se propõe a refletir sobre o impacto das tecnologias digitais tanto na geração e na difusão do conhecimento - nos campos das Ciências Sociais e da História, da informação e da memória – como na sociedade, do local ao global, com especial interesse na realidade brasileira.

A partir da expertise do CPDOC e da FGV de modo geral, são contempladas áreas como: plataformas, acervos e mídias digitais; tecnologias computacionais para análise de texto, de redes sociais e de dados quantitativos; visualização de dados; jogos digitais, difusão e educação patrimonial; ensino de História e de Ciências Sociais e dados abertos.


ATIVIDADES

 

PROJETOS DE PESQUISA

 

Azeredo Papers at History-Lab

Por meio de parceria entre o Programa de Arquivos Pessoais (PAP) do FGV Cpdoc, a Columbia University e a FGV EMAp, este projeto consistiu em: 1. Extrair automaticamente informações textuais da série “Ministro das Relações Exteriores” do Arquivo Pessoal Antônio Azeredo da Silveira, explorando possibilidades nos campos da análise semântica do discurso, extração de entidades nomeadas e modelagem de tópicos; 2. Oferecer novas formas de visualização de dados do acervo arquivístico do Cpdoc; 3. Integrar acervos na área de Política Externa na Plataforma History-Lab.

Repositório em 3D de obras de arte nos espaços públicos do Rio de Janeiro

Este piloto é uma parceria da FGV Emap com o FGV Cpdoc para a criação de um repositório digital em 3D de obras de arte presentes no espaço público do Rio de Janeiro. Tem por objetivo o estudo técnico sobre a viabilidade, potencialidades e impactos de tal repositório por meio de pesquisa jurídica, documental, histórica, bem como da digitalização 3D de um conjunto de obras pré-selecionadas. A proposta parte do desdobramento de projetos anteriores voltados para a aplicação de tecnologia no campo da preservação do patrimônio cultural.

DHBB através da Inteligência Artificial e da Linguística Computacional

Este projeto, realizado em parceria com o IBM Research Lab e a FGV EMAp, prevê a criação de uma interface que permita visualizar e testar resultados de extração automática de informações presentes nos mais de 7.500 verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB).

Tecnologias aplicadas ao alinhamento de texto e áudio de entrevistas do PHO

Este piloto, parceria entre o Programa de História Oral (PHO) do FGV CPDOC e a FGV EMAp, tem por objetivo desenvolver e aplicar tecnologias de reconhecimento de voz, de alinhamento automático de texto e voz e de indexação e transcrição automáticas ao acervo do PHO.

Uma história das relações internacionais do governo Lula (2003-2010)

Este piloto incluiu a coleta de documentos (cerca de 2.400 discursos do Presidente Lula ao longo de seus dois mandatos), a organização da base de dados e a aplicação da técnica de modelagem de tópicos, a partir da linguagem de programação. Criou-se também uma interface gráfica de consulta que permite que os documentos que possuam os mesmos temas sejam hierarquizados e separados em uma pasta específica para facilitar o trabalho do pesquisador. A interface de consulta também permite que se veja qual foi a incidência da presença de determinado tema no discurso do presidente ao longo do tempo.

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness