A- A+

Laboratórios de pesquisa do CPDOC
Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD)

Criado em 2016, o LHuD reúne projetos que aplicam abordagens computacionais em Ciências Sociais, História e Documentação, em parceria especial com a Escola de Matemática Aplicada da FGV, a Columbia University e a Universidade Nova de Lisboa, dentre outros colaboradores vinculados especificamente ao projeto Ciência de Dados nas Ciências Sociais do Programa Capes PrInt. A atuação do Laboratório se concentra na disseminação do ensino de métodos avançados de pesquisa, através da integração da ciência da computação e da estatística ao ferramental de trabalho de cientistas sociais, historiadores e arquivistas; no uso de tecnologias digitais para a análise e difusão de dados de pesquisa; em aplicações digitais para galerias, bibliotecas, arquivos e museus (comunidade “GLAM”); e na inovação no ensino. Além de pesquisa e ensino no âmbito do CPDOC, o LHuD promove eventos acadêmicos abertos e cursos de capacitação.

Linhas de pesquisa

1. Literácia Digital

Objetivo: Desenvolver capacitação na aplicação de métodos computacionais na análise de objetos próprios das Ciências Sociais e Humanas. Promover habilidades digitais mais amplas, exigidas pela crescente digitalização de informações e da vida social no âmbito da graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Palavras-chave: Inovação e Ensino, Transformação digital, Metodologias digitais.

2. Acervos Digitais

Objetivo: Discutir questões sobre políticas, metodologias e ferramentas que apoiem a gestão, preservação e difusão de conteúdos digitais em coleções localizadas nas instituições de memória e documentação, além de incentivar o compartilhamento tanto dos resultados de práticas e pesquisas, quanto das dificuldades e desafios enfrentados no âmbito da curadoria digital.
Palavras-chave: Humanidades Digitais, Coleções Digitais, Curadoria Digital.

3. Tecnologias textuais

Objetivo: Aplicar e promover métodos computacionais de análise textual, tais como leitura distante, categorização e agrupamento automáticos de texto,a extração de conceitos, análise de sentimentos e análise de redes utilizando bases textuais. Essas e outras metodologias de mineração textual mobilizam linguagens de programação, tecnologias de processamento de linguagem natural e de aprendizado de máquina, além de conhecimentos da Ciência de Dados e das Ciências Sociais e Humanas de modo geral.
Palavras-chave: Mineração de texto, Processamento de Linguagem Natural, Análise Textual.

4. Tecnologias de análise de som, imagem e vídeo

Objetivo: Investigar o impacto das novas tecnologias no tratamento de materiais audiovisuais e a consequente renovação em termos de métodos de pesquisa e de produção do conhecimento com o desenvolvimento de soluções inovadoras nesta área. Como exemplos, a aplicação de tecnologias de identificação de faces em fotografias, de reconhecimento de voz e de alinhamento automático de transcrições em entrevistas e de modelos 3D em difusão de patrimônio histórico e cultural.
Palavras-chave: Tecnologias 3D, História Oral, Audiovisual, Fontes Audiovisuais.

 

10/06/2021 – Debatendo conteúdo e forma do artigo "Trustful Voters, Trustworthy Politicians: A Survey Experiment on the Influence of Social Media in Politics", com os professores Tiago Ventura e Jairo Nicolau.

07/06/2021 – Visualização de dados do patrimônio cultural brasileiro, com Camilla Gomes, aluna de doutorado do PPHPBC.

20/05/2021 – Desafios e oportunidades para arquivos digitais na era dos dados abertos ligados, debate com Prof. Daniel Alves (NOVA) e Danielle Sanches (FGV).

22 e 23/04/2021 – Workshop "Introdução às Spatial Humanities", com Prof. Daniel Alves (NOVA).

24 e 25/03/2021 – Workshop de ferramentas de gestão bibliográficas e presença nas redes sociais, com Prof. Daniel Alves (NOVA).

14/10/2020 - Webinar | Infraestrutura digital dos contrapúblicos Queer & Feministas, com a professora Elisabeth Jay Friedman (Ciência Política, University of San Francisco).

02/09/2020 - Webinar | Descrição do escopo e congruência conceitual das humanidades digitais: uma proposta bibliométrica, com Renan Castro, analista de Documentação e Informação da FGV CPDOC.

19/06/2020 - Webinar | Introdução à sonificação de dados, com Samuel Van Ransbeeck, doutor em Música Computacional. Assista

19/06/2020 - Webinar | Cidades inteligentes e regime de desigualdades sociodigitais: transformando laços humanos e não humanos, com Larissa Magalhães, Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas.

29/05/2019 - Pauliceia 2.0: mapeamento colaborativo da história de São Paulo (1870-1940), com o professor Luis Ferla (Unifesp).

21/05/2019 - Mapa de citações das Ciências Sociais, com os professores Luiz Augusto Campos (IESP-UERJ) e João Féres Júnior, e o pesquisador Marcelo Paiva (IESP-UERJ).

15/05/2019 - Galeria Digital – Acervo de Projetos e Pesquisas da Produção Artística dos Estúdios Globo, com Cristiane Costa, Fabiola Amaral e Cristiane Oliveira.

27/11/2018 - I Panorama em Tecnologias Digitais para Museus, organizado pela FGV EMAp em parceria com o FGV CPDOC, na Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro.

21/11/2018 - Sessão aberta "Evolução dos SIG nas Humanidades: dos Historical GIS às Spatial Humanities", com o prof. Daniel Alves (Universidade Nova de Lisboa), às 18h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

15/8/2018 - Sessão sobre a2018 Digital Humanities Conference, com Juliana Marques e Renan Castro (FGV CPDOC), às 14h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

26 a 29/06/2018 - 2018 Digital Humanities Conference, na Cidade do México, com participação de Celso Castro, Renan Marinho de Castro e Juliana Marques.

09 a 13/04/2018 - I Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Rio de Janeiro (HDRio2018). As mesas de debate da manhã trouxeram professores e especialistas para discutirem com a plateia sobre os mais variados temas das Humanidades Digitais. E à tarde, uma maratona de sessões com apresentações ricas e instigantes: da filosofia pop à arte digital, dos grandes acervos de dados à sociedade em rede, da produção cultural às linguagens e plataformas.

20/12/2017 - Oficina Análise de redes sociais: ferramentas e possibilidades. Com o instrutor Ivo Veiga, das 14h às 17h. Apenas para o público interno e convidados.

18/12/2017 - Análise de redes sociais e história. Com a presença de Ivo Veiga, às 14:00h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

08/11/2017 - Humanidades digitais: perspectivas, tendências e limites da pesquisa social online. Com a presença de Thiago Moreira da Silva (Pós-doutorando em IESP-UERJ). Às 14:30h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

13/09/2017 - As humanidades digitais na análise de padrões de circulação do mercado médico português quinhentista. Com o pesquisador Luís Ribeiro Gonçalves (CIDEHUS/Universidade de Évora). Às 14h na Rua Jornalista Orlando Dantas, 60. Casa Acervo CPDOC, Sala Audiovisual. Botafogo, Rio de Janeiro.

30/08/2017 - Humanidades Digitais e gamificação: pensando o ensino, a pesquisa e a divulgação histórica. Com a Prof Marcella Albaine (UNIRIO/UFRJ). Rua Jornalista Orlando Dantas, 60. Casa Acervo CPDOC, Sala Audiovisual. Botafogo, Rio de Janeiro.

21/06/2017 - Text analytics em documentos históricos sensíveis: confiança e escalabilidade. Com Flávio Codeço Coelho (EMAp/FGV), às 14h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC, Botafogo, Rio de Janeiro.

           Slides da apresentação

31/05/2017 - Buscando relações culturalmente relevantes entre acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus. Palestra aberta, a ser ministrada pelo prof. Carlos Henrique Marcondes (UFF). às 14h, na Casa Acervo CPDOC, Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ.

           Slides da apresentação

15/05/2017 - Investigación digital para las Humanidades y Ciencias Sociales desde el Colegio de Mexico . Com Alberto Santiago Martínez e Silvia Gutiérrez, do Colégio de México, às 11h30. Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60.

26/04/2017 - Laboratórios Digitais: um novo conceito na pesquisa e disseminação de acervos eletrônicos em instituições de memória cultural. Com Aquiles Alencar Brayner (British Library), às 14h30. Auditório 1013, FGV. Praia de Botafogo, 190 Rio de Janeiro.

Assista a palestra na íntegra, em nosso canal no Youtube:
           https://youtu.be/dinx91e0ncw
           Slides da apresentação

05/04/2017 - SAMBA GLOBAL: Rede Internacional de Samba e Carnaval. Com João Martins de Miranda (UNIRIO), às 15h. Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60. Botafogo, Rio de Janeiro.

           Slides da apresentação

29/03/2017 - Os diferentes potenciais de visualização de fontes primárias. Com Juliana Ramos Luiz (CPDOC/FGV). A palestra ocorrerá as 15h, na Casa Acervo CPDOC - Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo, Rio de Janeiro.

08/12/2016 - História e os Sistemas de Informação Geográfica: Uma nova perspectiva da História Espacial com a pesquisadora Danielle Sanches de Almeida (Fiocruz/EHESS). Às 14h, na rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC.

01/12/2016 - História pública em Portugal: a experiência do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Com Ana Paula Pires e Maria Inês Queiroz (Universidade Nova de Lisboa), às 14h. Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Casa Acervo CPDOC. Botafogo, Rio de Janeiro.

14/10/2016 - Palestra: "Eu sou você amanhã: diálogos entre o Cientista de Dados e o Cientista Social". Com Prof. Renato Rocha Souza (EMAp/FGV). Dia 14 de outubro de 2016, às 14hs. Praia de Botafogo, 190.

09/09/2016 - As Humanidades Digitais no cenário brasileiro: desafios e expectativas, Palestra com o prof. Ricardo Pimenta (PPGCI/IBICT-UFRJ). Dia 9 de setembro de 2016, às 14h, sala 420.

 

Ciência de Dados nas Ciências Sociais

Este projeto tem financiamento do Programa de Internacionalização CAPES PrInt e visa a expandir as abordagens computacionais de análise de dados nas Ciências Sociais e na História, além de promover a inovação pedagógica e em projetos de humanidades digitais. Documentos textuais, fotografias, modelos 3D, áudio e vídeo são fontes de informações relevantes para a pesquisa social. Nesse sentido, a colaboração entre a Ciência de Dados e as Humanidades é um desafio premente, sobretudo no que tange à escalabilidade das análises, e coloca a FGV na fronteira da produção de conhecimento em nível internacional. O projeto cobre metodologias computacionais como mineração de texto e estudos de corpora, inteligência artificial e aprendizado de máquina, SIGs e análise espacial, bancos de dados para pesquisa histórica, coleções digitais (na comunidade GLAM - "galleries, libraries, archives, and museums") e literacia digital.

Azeredo Papers at History-Lab

Por meio de parceria entre o Programa de Arquivos Pessoais (PAP) do FGV Cpdoc, a Columbia University e a FGV EMAp, este projeto consistiu em: 1. Extrair automaticamente informações textuais da série “Ministro das Relações Exteriores” do Arquivo Pessoal Antônio Azeredo da Silveira, explorando possibilidades nos campos da análise semântica do discurso, extração de entidades nomeadas e modelagem de tópicos; 2. Oferecer novas formas de visualização de dados do acervo arquivístico do Cpdoc; 3. Integrar acervos na área de Política Externa na Plataforma History-Lab.

Repositório em 3D de obras de arte nos espaços públicos do Rio de Janeiro

Este piloto é uma parceria da FGV Emap com o FGV Cpdoc para a criação de um repositório digital em 3D de obras de arte presentes no espaço público do Rio de Janeiro. Tem por objetivo o estudo técnico sobre a viabilidade, potencialidades e impactos de tal repositório por meio de pesquisa jurídica, documental, histórica, bem como da digitalização 3D de um conjunto de obras pré-selecionadas. A proposta parte do desdobramento de projetos anteriores voltados para a aplicação de tecnologia no campo da preservação do patrimônio cultural.

DHBB através da Inteligência Artificial e da Linguística Computacional

Este projeto, realizado em parceria com o IBM Research Lab e a FGV EMAp, prevê a criação de uma interface que permita visualizar e testar resultados de extração automática de informações presentes nos mais de 7.500 verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB).

Tecnologias aplicadas ao alinhamento de texto e áudio de entrevistas do PHO

Este piloto, parceria entre o Programa de História Oral (PHO) do FGV CPDOC e a FGV EMAp, tem por objetivo desenvolver e aplicar tecnologias de reconhecimento de voz, de alinhamento automático de texto e voz e de indexação e transcrição automáticas ao acervo do PHO.

Uma história das relações internacionais do governo Lula (2003-2010)

Este piloto incluiu a coleta de documentos (cerca de 2.400 discursos do Presidente Lula ao longo de seus dois mandatos), a organização da base de dados e a aplicação da técnica de modelagem de tópicos, a partir da linguagem de programação. Criou-se também uma interface gráfica de consulta que permite que os documentos que possuam os mesmos temas sejam hierarquizados e separados em uma pasta específica para facilitar o trabalho do pesquisador. A interface de consulta também permite que se veja qual foi a incidência da presença de determinado tema no discurso do presidente ao longo do tempo.

 

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.