Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD)

Criado em 2016, o LHuD reúne projetos que aplicam abordagens computacionais em Ciências Sociais, História e Documentação, em parceria especial com a Escola de Matemática Aplicada da FGV, a Columbia University e a Universidade Nova de Lisboa, dentre outros colaboradores vinculados especificamente ao projeto Ciência de Dados nas Ciências Sociais do Programa Capes PrInt. A atuação do Laboratório se concentra na disseminação do ensino de métodos avançados de pesquisa, através da integração da ciência da computação e da estatística ao ferramental de trabalho de cientistas sociais, historiadores e arquivistas; no uso de tecnologias digitais para a análise e difusão de dados de pesquisa; em aplicações digitais para galerias, bibliotecas, arquivos e museus (comunidade “GLAM”); e na inovação no ensino. Além de pesquisa e ensino no âmbito do CPDOC, o LHuD promove eventos acadêmicos abertos e cursos de capacitação.

MembrosCarolina Alves, Daniele Amado, Jaqueline Zulini, Jimmy Medeiros, Juliana Marques, Martina Spohr, Ninna Lima, Renan Marinho, Renato Rocha, Suemi Higuchi

Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD)

Linhas de pesquisa


1. Literácia Digital

Objetivo: Desenvolver capacitação na aplicação de métodos computacionais na análise de objetos próprios das Ciências Sociais e Humanas. Promover habilidades digitais mais amplas, exigidas pela crescente digitalização de informações e da vida social no âmbito da graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Palavras-chave: Inovação e Ensino, Transformação digital, Metodologias digitais.

2. Acervos Digitais

Objetivo: Discutir questões sobre políticas, metodologias e ferramentas que apoiem a gestão, preservação e difusão de conteúdos digitais em coleções localizadas nas instituições de memória e documentação, além de incentivar o compartilhamento tanto dos resultados de práticas e pesquisas, quanto das dificuldades e desafios enfrentados no âmbito da curadoria digital.
Palavras-chave: Humanidades Digitais, Coleções Digitais, Curadoria Digital.

3. Tecnologias textuais

Objetivo: Aplicar e promover métodos computacionais de análise textual, tais como leitura distante, categorização e agrupamento automáticos de texto,a extração de conceitos, análise de sentimentos e análise de redes utilizando bases textuais. Essas e outras metodologias de mineração textual mobilizam linguagens de programação, tecnologias de processamento de linguagem natural e de aprendizado de máquina, além de conhecimentos da Ciência de Dados e das Ciências Sociais e Humanas de modo geral.
Palavras-chave: Mineração de texto, Processamento de Linguagem Natural, Análise Textual.

4. Tecnologias de análise de som, imagem e vídeo

Objetivo: Investigar o impacto das novas tecnologias no tratamento de materiais audiovisuais e a consequente renovação em termos de métodos de pesquisa e de produção do conhecimento com o desenvolvimento de soluções inovadoras nesta área. Como exemplos, a aplicação de tecnologias de identificação de faces em fotografias, de reconhecimento de voz e de alinhamento automático de transcrições em entrevistas e de modelos 3D em difusão de patrimônio histórico e cultural.
Palavras-chave: Tecnologias 3D, História Oral, Audiovisual, Fontes Audiovisuais.