A- A+

Laboratórios de pesquisa do CPDOC
LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA VISUAL (LECV)

O Laboratório de Estudos da Cultura Visual foi criado em 2018 com o objetivo de proporcionar discussões e disseminação de conhecimento em torno da produção visual contemporânea. Dedicando-se ao estudo das imagens em variados suportes (cinema, fotografia, vídeo, digital), o laboratório propõe se constituir como um espaço multidisciplinar que interroga diferentes regimes visuais a partir de questões colocadas pela História, pelas Ciências Sociais, pelos Estudos Culturais, pelas Artes e pelo Cinema. Os encontros do LECV acontecem periodicamente, onde são debatidos textos, produções audiovisuais e pesquisas que interrogam a visualidade, a produção, a circulação, a preservação e o consumo das imagens.

O Laboratório surge como desdobramento das atividades promovidas pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC, criado em 2006. Dedicando-se principalmente à realização documental, o Núcleo tem oferecido aos alunos da FGV e ao público externo, através de Oficinas anuais, a possibilidade de experimentar a linguagem audiovisual. O Núcleo é responsável também, pela organização e curadoria do Cineclube FGV, que desde 2007 oferece sessões mensais de documentários seguidas de debate com realizadores e especialistas. Para conhecer a produção do Núcleo de Audiovisual acessar: http://cpdoc.fgv.br/nucleoAD

Como prolongamento do trabalho realizado pelo Núcleo nos últimos doze anos, o LECV propõe aprofundar o debate em torno de questões teóricas e metodológicas que atravessam o estudo e o pensamento sobre as imagens, dedicando-se à realização de grupos de estudos e seminários. O LECV envolve professores, pesquisadores, técnicos e alunos do CPDOC.

Contato: Thais Blank

Integrantes do laboratório 2018/2019:: Alexandre Pinto de Souza e Silva, Bárbara Malta Rabello, Daniela Pinheiro da Silva, Flávia Santos de Oliveira, Isabella Pope, Luisa Maria Silva de Santana, Marco Aurélio Fiochi, Mayra Jucá, Thiago Gomide, Roberto Moret.

 

ATIVIDADES

 

  • 30/09/2019: Favela é moda: etnografia do processo de filmagem, com o antropólogo e cineasta Émilio Domingos.
  • Grupo de estudos do Laboratório de Estudos da Cultura Visual. Os encontros aconteceram regurlamente a cada quinze dias na FGV durante todo o segundo semestre de 2018.
  • 10/10/2018: Dia do filme caseiro, evento realizado em parceria com o Laboratório de Preservação Audiovsisual da UFF (LUPA)
  • 19/10/2018: Correspondência privada entre pai e filha: dos bastidores às articulações para a volta ao poder. Com as pesquisadoras Adelina Novaes e Cruz (FGV CPDOC) e Regina Luz (FGV CPDOC).
  • 22/03/2019: Amélia Borges Rodrigues: Turismo, filmes e saudade entre Portugal e o Rio de Janeiro. Com a pesquisadora Sofia Sampaio (FGV CPDOC / CRIA IUL). Evento realizado em parceria com o Laboratório de Turismo FGV CPDOC.

 

NOSSAS REDES  
Instagram Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle        

 

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede