Eventos

29 set

Debate, Oficina, LAPES

IX Ateliê do Pensamento Social: Arquivos e experiências intelectuais em perspectiva transnacional

Data
29/09/2022 - 30/09/2022
Horário
10h:00 até 19h:00
Local
Divulgaremos em breve
Sobre o Evento

Laboratório de Pensamento Social (LAPES) convida estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) a enviarem seus projetos de pesquisa para o IX Ateliê do Pensamento Social, a ser realizado entre os dias 29 e 30 de setembro de 2022 na FGV-RJ (formato presencial e semipresencial)

Título do evento: Arquivos e experiências intelectuais em perspectiva transnacional

Datas:  29/09 e 30/09 

 

DESCRIÇÃO DO EVENTO

O Ateliê é um espaço para discussão metodológica de pesquisas no campo do pensamento social, e tem como foco os estudantes de mestrado e doutorado que desenvolvem dissertações e teses na área e buscam aprimorar suas habilidades de pesquisa e de análise. A cada ano, o programa combina conferências, mesas-redondas e sessões de debates dos projetos de pesquisa dos pós-graduandos inscritos. Conheça as edições anteriores do Ateliê.

Em 2022, iremos ter como tema principal a relação entre arquivos (pessoais e/ou institucionais) e experiências intelectuais em perspectiva transnacional. Essa perspectiva pode se referir tanto ao uso de fontes arquivísticas em diferentes contextos para a compreensão de itinerários intelectuais marcados por deslocamentos, diásporas e exílios, como à reflexão sobre arquivos em si transnacionais, resultantes de processos de acumulação dados em diferentes línguas e contextos. Como arquivos situados em diferentes países podem recontar trajetórias e experiências de cientistas e escritores? Como esses personagens lidam com o processo de acumulação de suas memórias? Essas são algumas perguntas que pretendemos estimular e que guiam nossa reflexão.  

O programa contempla um primeiro dia de atividades totalmente presenciais, com uma conferência de abertura e uma mesa-redonda, ambas a ser realizadas no edifício-sede da FGV-RJ (Praia de Botafogo, 190). No segundo dia, as sessões de debate dos projetos serão conduzidos com auxílio da plataforma Zoom, para possibilitar uma maior participação de estudantes do Brasil e, eventualmente, do exterior também.

 

COMO FUNCIONA O ATELIÊ

Os estudantes interessados submetem seus projetos de pesquisa online (ver seção ‘inscrições e requisitos’) e, caso selecionados, terão seus projetos debatidos por especialistas na área e pelos próprios colegas em sessões fechadas com no máximo 5 participantes. O debate é conduzido por um professor responsável em cada sessão, que irá inicialmente tecer comentários específicos sobre cada texto, abrindo então a palavra aos discentes. O Ateliê sempre se pautou por um ambiente amigável e acolhedor, cujo objetivo fundamental é oferecer aos alunes uma oportunidade de diálogo especializado e aberto, sem os ritmos e constrangimentos típicos dos congressos acadêmicos. As sessões de discussão de projetos são restritas aos inscritos e aos debatedores, e estimulamos que os discentes assistam outras sessões que não a sua exclusivamente.  

 

INSCRIÇÕES E REQUISITOS

Podem se inscrever alunos de Mestrado e Doutorado de quaisquer PPGs de História ou Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) e que desenvolvam pesquisas sobre intelectuais e arquivos. No ato da inscrição, o discente deverá submeter um projeto de pesquisa de no máximo 15 pgs (Times, fonte 12, espaço 1.5, incluindo bibliografia), que apresente de forma clara o objeto, os objetivos, a justificativa e a metodologia e as fontes empregadas. A comissão organizadora se reserva o direito de vetar projetos que não se encaixem nesses requisitos.

Para se inscrever, escreva até o dia 10 de agosto de 2022 para bernardo.hollanda@fgv.br e joao.maia@fgv.br, informando no campo assunto "Inscrição para o IX Ateliê do Pensamento Social" e inclua os seguintes dados no corpo da mensagem: nome completo, instituição a que está vinculado(a), curso e período de formação atual, e título do projeto. Não esqueça de anexar o documento do projeto.

Os certificados só serão conferidos aos discentes que tiverem participado integralmente de sua sessão de discussão de projetos.

 

CRONOGRAMA

As inscrições estão abertas de 09 de maio de 2022 até 10 de agosto de 2022, exclusivamente por e-mail. A comissão divulgará no site do CPDOC os trabalhos selecionados até 20 de agosto de 2022.

 

APOIO

Capes

Programação

Agenda:

29 de setembro - quinta-feira:

  • 10:00 - Conferência de abertura: Marcelo Ridenti (UNICAMP) – Intelectuais, internacionalização e financiamento na Guerra Fria Cultural (ATIVIDADE PRESENCIAL)
  • 14:00 – Mesa-redonda: Arquivos e experiências intelectuais transnacionais (ATIVIDADE PRESENCIAL)
    • Gustavo Sorá (CONICET/ Universidad Nacional de Córdoba) - Configuração transnacional de arquivos editoriais nacionais: José Olympio, Fondo de Cultura Económica e Hachette 
    • Gláucia Villas Bôas (Professora Titular do IFCS/UFRJ) – As cartas do exílio chileno de Mário Pedrosa.

30 de setembro - sexta-feira

  • 10 às 18 horas – Sessões de debates dos projetos aprovados (ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL, com mediação de tecnologia)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

João Maia (FGV CPDOC), Bernardo Buarque (FGV CPDOC

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

João Maia (FGV CPDOC), Bernardo Buarque (FGV CPDOC), Helena Bomeny (UERJ), Lucia Lippi (FGV CPDOC), Mariana Chaguri (UNICAMP) e Marilene Freitas (UFAM) ) 

 

CONHEÇA MAIS DO ATELIÊ

O LAPES já publicou quatro coletâneas com resultados de suas atividades, que podem ser vistas e adquiridas neste link:  https://editora.fgv.br/busca/Ateliê

 

Ateliê do Pensamento Social

 

Local

Divulgaremos em breve