O LAPES integra professores e alunos interessados nas áreas de Pensamento Social Brasileiro, Sociologia da Cultura e Teoria Social. Incentiva-se a diversidade temática e metodológica, pois se entende que essas áreas podem abrigar diferentes pesquisas, tais como: análises internas de textos e obras clássicas, estudos sociológicos de movimentos intelectuais e culturais, História Social da Cultura e das Ideias e Teoria Literária. Mais recentemente, esta linha tem desenvolvido interesse na realização de estudos comparados que levem em conta outras formas de pensamento social no contexto do Sul Global, valorizando o diálogo com teorias pós-coloniais. O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) está vinculado à linha Memória e Cultura" do Programa de Pós-Graduação da FGV CPDOC. Sua dinâmica inclui mesas-redondas, seminários e encontros de discussão de textos de alunos e pesquisadores.
Coordenação: Bernardo Buarque de Holanda e João Marcelo Ehlert Maia

Palavras-chave: intelectuais; História das Ciências Sociais; Pensamento Social; Sociologia da Cultura; teoria sociológica.
Link do Grupo de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/493917
Projetos de pesquisa:
- Projeto “Os tenentes do Oeste: João Alberto, a Fundação Brasil Central e a imaginação espacial brasileira” (CNPq). Coordenador: João Maia. Bolsista de IC (FAPERJ): Rômulo da Silva Gama.
Grupo de leitura:
- Desde o primeiro semestre de 2017, o LAPES tem oferecido um grupo de leitura voltado ao pensamento social brasileiro e seus desdobramentos em pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, coordenado por Bernardo Borges Buarque de Holanda e João Marcelo Ehlert Maia.
- No segundo semestre de 2011, o LAPES ofereceu um grupo de leitura sobre pensamento social latino-americano, coordenado por Cláudio Pinheiro e João Marcelo Maia. A atividade foi orientada para alunos de graduação da ESCS, que puderam contar essa atividade como créditos em atividades complementares e esteve aberta para demais interessados, mesmo que de outras instituições.
- O grupo de leituras Teorias da Periferia foi realizado no segundo semestre de 2010, como uma parceria entre o Laboratório e o Núcleo de Pesquisa em Epistemologias Fronteiriças e Cooperação Sul-Sul (CNPq), sendo coordenado por João Marcelo, Cláudio Pinheiro e Guilherme Leite (Direito-Rio). O grupo reuniu-se quinzenalmente e contou com participantes não apenas do CPDOC, mas também da UFRRJ, IESP-UERJ e UFF.