Laboratório de Antropologia Contemporânea (LAC)

O Laboratório de Antropologia Contemporânea (LAC) tem como objetivo principal estimular e propor formas de utilização do ferramental teórico e metodológico da antropologia para pensar e produzir conhecimento acerca de questões emergentes das ciências sociais. Tendo em vista que os objetos da reflexão antropológica no mundo atual são profundamente complexos e heterogêneos, a proposta do laboratório é propiciar um espaço coletivo para a discussão de trabalhos e a elaboração de projetos de pesquisa que demonstrem as múltiplas formas com que a perspectiva antropológica pode contribuir para a compreensão de determinados assuntos, dilemas, acontecimentos e fenômenos.

Coordenação: Sílvia Monnerat, Lucas Freire e Beatriz Klimeck

Laboratório de Antropologia Contemporânea (LAC)

Proposta:

Desde o seu surgimento, a antropologia vem aprimorando seus métodos e técnicas de investigação, bem como ampliando o escopo de seus tradicionais objetos de estudo. Se, em um primeiro momento da história da disciplina, os antropólogos voltavam seus esforços quase que exclusivamente para a observação e análise do “outro”, percebemos que, nos dias de hoje, as pesquisas antropológicas muitas vezes buscam compreender fenômenos que dizem respeito aos próprios grupos dos quais o pesquisador faz parte. Podemos notar uma proliferação de trabalhos que abordam as mais variadas matérias e temáticas a partir de distintos pontos de vista e perspectivas teóricas, de modo que não há somente a produção de novos olhares e interpretações sobre temas clássicos dos estudos antropológicos, tais como parentesco, organização social, cultura, magia e religião, campesinato, vida urbana, entre outros; mas também a expansão e o desenvolvimento de um sem número de subcampos, como antropologia da política, antropologia das emoções, antropologia da saúde, antropologia das minorias, antropologia do direito, antropologia da economia, antropologia da religião, antropologia da ciência etc.

Nesse sentido, a proposta do Laboratório de Antropologia Contemporânea (LAC) é instigar alunos de graduação e pós-graduação a utilizar o acúmulo teórico e metodológico da antropologia para refletir e produzir conhecimento acerca dos dilemas e questões que interessam ao mundo atual. Partimos da ideia de que é preciso colocar os discentes em contato com uma bibliografia antropológica recente e estimulá-los a pensar em como a perspectiva antropológica pode contribuir para a compreensão de determinados assuntos, acontecimentos e fenômenos.

A criação do laboratório tem o objetivo de incentivar a discussão de obras contemporâneas na área de Antropologia que versem sobre diferentes assuntos de interesse dos membros. Para além disso, desejamos também propiciar um espaço de trabalho coletivo que possa ser utilizado para a formulação de projetos de pesquisa, para debater estratégias e métodos de investigação, para pensar a organização de eventos públicos, dentre outras questões pertinentes.

 

Objetivos gerais:

  • Estimular e apoiar a elaboração e realização de projetos de pesquisa que adotem os ferramentais teóricos e metodológicos da Antropologia.
  • Construir um espaço de discussão de etnografias e outros trabalhos que discutam questões contemporâneas a partir de uma perspectiva antropológica.
  • Incentivar a divulgação do conhecimento produzido por antropólogos.

 

Atividades:

  • Encontros mensais de leitura e discussão da bibliografia.
  • Reuniões para debater textos e projetos em fase de redação/elaboração dos discentes e docentes que compõem o grupo.
  • Eventos abertos ao público.