Oficina Introdução à prosopografia para humanistas digitais
A oficina visa introduzir os estudantes à teoria e ao método prosopográfico, seus usos e consequências epistemológicas. Serão problematizadas questões práticas da pesquisa, como a escolha das fontes e o preenchimento das variáveis de interesse em bancos de dados. Também serão apresentados exemplos da construção de índices com dados prosopográficos, e seu eventual uso em Qualitative Comparative Analysis (QCA), Análises de Correspondência Múltipla (ACM) e Análise de Redes Sociais (ARS). Não há nenhum pré-requisito, mas as vagas são limitadas. Trata-se de um oferecimento do Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC, graças ao financiamento da FAPERJ.
Os interessados devem realizar a inscrição no formulário da oficina disponível neste link. A confirmação da inscrição será informada posteriormente, por e-mail. Haverá emissão de certificado de participação na oficina, desde que o participante assista a todas as respectivas aulas.
Detalhes
Data: 25, 27 e 29 de novembro de 2024, das 14h às 18h (12h) | |
Inscrições: até meio dia de 25 novembro de 2024. Clique neste link | |
Local: online |
Sobre o professor
Mateus de Albuquerque é doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista no estudo das elites políticas, tem diversos artigos publicados na área, com destaque para trabalhos divulgados em periódicos como Revista Brasileira de Ciência Política e Revista de Sociologia Política. Atualmente realiza seu pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Representação e Legitimidade Democrática (INCT/ReDem).
Organização:
Organização: Programa de Pós-Graduação em História Política e Bens Culturais (PPHPBC)
Financiamento: FAPERJ
Online.