O II Colóquio Internacional Estado, Poder e Sociedade terá como tema o desenvolvimento de pesquisas sobre o processo histórico brasileiro a partir das obras de René Armand Dreifuss. A obra de Dreifuss, especialmente sua interpretação sobre o golpe empresarial-militar de 1964, inaugurou uma corrente historiográfica hoje consolidada por trabalhos de historiadores, cientistas sociais e pesquisadores de áreas afins. Os estudos baseados nas obras de Dreifuss, que faleceu há exatos 20 anos, se consolidaram e ampliaram seu seminal estudo publicado em 1981, 1964 a conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe, obra fundadora dos estudos sobre a participação do empresariado no processo do golpe de classe perpetrado junto aos militares em 1964. Nos últimos anos, uma geração de historiadores e pesquisadores partiram de sua interpretação para destrinchar e aprofundar sua pesquisa. O objetivo do Colóquio é trazer esses autores para debater a influência e a importância da obra de Dreifuss na historiografia do golpe de 1964 no Brasil.
O evento contará com convidados de três regiões do Brasil e abre chamada para inscrições de trabalhos de pós-graduação dentro da temática do evento.
PRINCIPAIS DATAS:
- Submissão de trabalhos - 01 de Outubro de 2023
- Inscrição para ouvintes - 25 de outubro de 2023
- Divulgação dos trabalhos selecionados - 10 de outubro de 2023
CONTATO:
Dúvidas e questões gerais sobre o evento: martina.spohr@fgv.br
SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
É preciso enviar resumo de até 250 palavras e minibiografia até dia 01 de outubro de 2023 para o email martina.spohr@fgv.br e efetuar a inscrição.
Não é preciso enviar textos completos no ato da inscrição. Os textos e as recomendações para os autores serão divulgadas após a seleção dos trabalhos.
LINKS DE INSCRIÇÕES:
Inscrição de trabalhoEncerrado- Inscrição de ouvinte
REGRAS PARA ENTRADA NAS DEPENDÊNCIAS DA FGV
NÃO É PERMITIDA A ENTRADA COM BERMUDA, SHORT E CHINELO.
Agenda
26 de Outubro 2023
Modalidade: Presencial e Plataforma Zoom
Auditório 922 – 9º andar
9h - Abertura do evento
Martina Spohr – Professora da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Estado, Poder e Sociedade (LAEPS)
Renato Lemos - Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador do Laboratório de Estudos sobre Militares e Políticas (LEMP)
Vicente Gil Silva – Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador do Grupo de Estudos René Dreifuss (GERD)
Elaine Bortone - CEDERJ/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenadora do Grupo de Estudos René Dreifuss (GERD)
10h-12h - A influência de René Dreifuss na pesquisa acadêmica – primeira geração de estudos
João Quartim de Moraes - Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Denise Assis – Jornalista, autora do livro “Propaganda e cinema a serviço do golpe (1962-1964)”
Maria Inêz Salgado – Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), autora do livro “Os empresários e a educação: o IPES e a política educacional após 1964”
Solange Simões – Professora da Eastern Michigan University, autora do livro “Deus, pátria e família: as mulheres e o golpe de 1964”
Maria Helena Malta - jornalista e escritora - revisora de vários trabalhos de René Dreifuss, tendo assinado a “orelha” do livro O jogo da direita.
Comentários: Elaine Bortone (UNIRIO)
12h30-14h - Almoço
14h-16h30
Paloma Juliana Silva (UERJ/FFP) - Responsabilidade empresarial e ditadura: o caso da Itaipu Binacional (1975-1987)
Henrique Nogueira Soares Marins (UERJ) - O Ouro Negro na Ditadura Militar-empresarial: a atuação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobrás (1974-1979).
Lisia Cariello (UFF) - O Programa Alcance e o Pró-Líder como frentes móveis de ação do Conglomerado Lemann para a questão racial no Brasil (2021-2023)
Janderson Carlos Locatel de Sousa (UFF) - Entre soberania e dependência: a expropriação da International Telephone & Telegraph (ITT) pelo Governo Brizola (1959-1963) e seus impactos nas relações Brasil e Estados Unidos da América
17h-19:30h – (online)
Otávio Lopes de Souza (UFMG) - Violações de direitos humanos pela USIMINAS durante a ditadura empresarial-militar
Leonardo Silva Amaral (UFPEL) - “Associação Comercial de Pelotas-RS no centro de disputas de interesse no golpe de 1964”
Rodrigo Vieira Ferreira (UFJF) A propositura de administração política dos militares brasileiros: O "Projeto de Nação" do Instituto SAGRES.
Nathalia Lima Estevam (UFPEL) - Ditaduras ao sul: uma breve análise das relações entre as elites intelectuais na cidade de Pelotas (RS) e a manutenção do golpe de 1964.
Douglas Rocha Constancio (UNESP) - Liga Independente Pela Liberdade: um discurso anticomunista em tempos de reformas de base.
27 de Outubro 2023
Modalidade: Presencial e Plataforma Zoom
Auditório 921 – 9º andar
10h-12h30 - Debates dreifussianos: a atualidade das obras nas pesquisas acadêmicas atuais
Renata Azevedo Campos – Pesquisadora, autora da tese de Doutorado “O golpe de 1964 e o empresariamento da educação: um estudo a partir do movimento de intelectuais do Ministério da Educação e Cultura”
Hernán Ramiréz – Pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), autor do livro “Corporaciones em el poder: Institutos económicos em Brasil y Argentina: IPES, FIEL y Fundación Mediterranea”
Rejane Caroline Hoeveler - pós-doutoranda em Serviço Social - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista FAPEAL/Cnpq – autora do artigo “Muito além da conspiração: uma reavaliação crítica da obra de Dreifuss”
Fernanda Teixeira Moreira - Pesquisadora, Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro, autora da tese de Doutorado "O Partido do Empresariado: O IPÊS-SP, os empresários paulistas e a construção de consenso na década de 1960"
Comentários: Vicente Gil Silva
12h30-14h - Almoço
14h-16h30 - Apresentação de trabalhos
Ayra Garrido (FGV CPDOC) - Juízes, Militares e Empresários: a Congruência Ideológica no Superior Tribunal Militar (1964-1988)
Julio Cesar Pereira de Carvalho (UFF) - A Petrobras como um vetor da Doutrina de Segurança Nacional: qualificando o avanço militar e empresarial frente às políticas petrolíferas da ditadura (1964-1988)
Luan Prado Piovani (UNICAMP) - Do pensamento militar conservador à gênese da Doutrina de Segurança Nacional: a origem da doutrina esguiana e sua influência no complexo IPES/IBAD
Caio Fraga Martins Oliveira (Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro) - Uma pax agrária? A importância da renda da terra nos processos de consenso entre patronato rural e de integração de capital no Golpe empresarial-militar
Bernardo Soares Pereira (UFF) - A participação dos industriais no Programa Nuclear Brasileiro durante a ditadura civil-militar
18h-20h – Encerramento
Virginia Fontes – Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF)
FGV - Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro