27 out

27/10/2021 - 29/10/2021
14h:00 até 20h:00
Sobre o Evento

O I Colóquio Internacional Estado, Poder e Sociedade tem como objetivo maior trazer pesquisadores preocupados com o debate sobre processos históricos fundados na dinâmica entre Estado, Poder e Sociedade através da aplicação de teorias sociais para análise de contextos históricos. A proposta é internacionalizar o debate sobre a importância do estudo teórico para embasar pesquisas empíricas, iluminando as escolhas teórico-metodológicas das pesquisas desenvolvidas, ressaltando a importância da teoria de maneira a instrumentalizar e embasar análises sociais. O colóquio terá como tema o desenvolvimento de pesquisas sobre aparelhos privados de hegemonia e sua influência na construção histórica da relação entre sociedade civil e sociedade política, pensando na chave do conceito de Estado Ampliado de Antonio Gramsci.

O evento é promovido pelo Laboratório de estudos sobre Estado, Poder e Sociedade da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC.  Mais informações em https://eventos.fgv.br/i-coloquio-internacional-estado-poder-e-sociedade .