Filmes etnográficos

Equipe: Isabella Cruvinel, Renan Simões, Lucas Barbieri, Maurício Soares Filho e João Paulo Pugin (14min).

O filme aborda as relações entre memória, cultura e arte de rua a partir de um mural no centro de São Paulo. Pessoas em situação de rua, trabalhadores e estudantes discutem suas percepções sobre o espaço e evocam discussões sobre memória coletiva e arte na metrópole.

Véu

Oficina de Produção Audiovisual 2017
Véu

Montagem e direção: Pedro de Alencar (10min27s)

Documentário sobre as experiências de alunos e professores da FGV no Programa de Iniciação a Docência no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti.

PIBID: Experiências de formação

Educação e Inovação: desenvolvendo novas formas de ensinar
PIBID: Experiências de formação

Direção: Raisa Pina (2020, 12min10s).

Em meio ao confinamento imposto pela pandemia do covid-19, amigas trocam áudio de WhatsApp sobre suas experiências e percepções do isolamento social. O documentário explora essas diferentes narrativas e visões sobre esse momento extraordinário, uma reflexão sobre as dificuldades do momento.

Não tá fácil, amiga

VII Oficina de Produção Audiovisual
Não tá fácil, amiga

Direção: Thais Blank, Isabel Joffily e Paulo Fontes (25min20s).

Três fábricas do Rio de Janeiro mostram a força do passado industrial e a sua importância para a memória social carioca. Cada uma delas teve um destino após o fechamento, mas todas são capazes de falar sobre a cidade na qual nasceram e morreram.

Memórias de um Rio Fabril

Em parceria com a Coevos Filmes com apoio do Edital Rio 450, da FAPERJ.
Memórias de um Rio Fabril

Direção e concepção: Celso Castro (19min01s). 

Utilizando imagens de arquivo e gravações atuais, o filme retrata o ritual de rememoração da “Intentona Comunista” quando, em 1935, tropas leais ao governo derrotaram um levante comunista ocorrido em Natal, Recife e Rio de Janeiro. A cerimônia se tornou um ponto focal da ideologia anticomunista no Brasil, contando com a presença dos sucessivos presidentes da República, ministros, militares, autoridades políticas e religiosas.

Intentona: um ritual militar

Baseado no livro 'A invenção do Exército Brasileiro' (Celso Castro)
Intentona: um ritual militar

Direção: Emanuelle Rosav (2020, 11min59s).

Grupo de Risco é uma produção audiovisual que visa debater os aspectos sociais e políticos que atravessam o cenário causado pelo novo COVID-19". 

Grupo de Risco

VII Oficina de Produção Audiovisual
Grupo de Risco

Direção: Thais Blank, Mariana Cavalcanti e Paulo Fontes.

A fábrica foi construída nos anos 1940, desativada no final da década de 1990 e ocupada por centenas de famílias nos anos 2000. Em 2009, a comunidade CCPL foi contemplada com um projeto de construção de um condomínio popular que previa a demolição da antiga fábrica. A equipe acompanhou os últimos meses da ocupação e conta a história daquele espaço por meio das memórias de seus antigos moradores e trabalhadores.

Favela Fabril

Documentário sobre a antiga fábrica de laticínios da CCPL
Favela Fabril

Edição: Gabriel Cardoso e Gabriel Cuperman (2020, 4min)

O objetivo do curso Ajuda Humanitária: Operação Acolhida foi oferecer aos alunos o contato com uma operação de ajuda humanitária, observando o trabalho das Forças Armadas, em conjunto com agências da ONU e organizações da sociedade civil, em resposta ao fluxo imigratório na fronteira do Brasil com a Venezuela.

FGV Operação Acolhida

Professores: Celso Castro e Sílvia Monnerat
FGV Operação Acolhida

Direção e montagem: Débora Vieira, Helena Monahan, Laís Almeida, Renan Espósito (11min05).

Curta-metragem que aborda o cotidiano de mulheres no trabalho. Trabalho feito por alunas e aluno para a disciplina de Documentário e Direitos Humanos da Escola de Ciências Sociais/FGV.

Elas

Disciplina Documentário e Direitos Humanos
Elas

Direção: Vanessa Rodrigues (2020, 11min).

Pandemia do Covid-19, mais tempo em casa. Novos hábitos, novas formas de convívio. Mas o que as crianças estão achando dessa experiência? Neste curta, 4 crianças com idades entre 4 a 8 anos falam sobre a visão delas em relação a esse momento. 

Ele tem uma carinha braba

VII Oficina de Produção Audiovisual
Ele tem uma carinha braba

Imagens: Luisa Santana, Edição: Gabriel Cardoso e Thais Blank (2019/2020, 5min03s)

O curso Sociologia da Profissão Militar ofereceu aos alunos uma perspectiva sócio-antropológica sobre a identidade militar.

Sociologia da Profissão Militar

Professores Celso Castro e Silvia Monnerat
Curso Sociologia da Profissão Militar

Peter Fry (1960, 22min18s).

Filme realizado na Zâmbia pelo antropólogo Peter Fry, em 1969, em seu trabalho de campo etnográfico. O filme foi digitalizado e legendado pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário da FGV CPDOC.

Days of rest

Peter Fry (1969)
Days of rest

Direção: Carlos Eduardo Souza (2019, 13min,37s).

'Do Cais da Imperatriz ao Valongo' propõe um exercício de reflexão histórica sobre a construção de um atrativo turístico a partir da atuação de guias de turismo, de personagens do movimento negro e das falas de transeuntes na região do Valongo, no centro do Rio.

Do Cais da Imperatriz ao Valongo

Oficina de Produção Audiovisual em Sala de Aula
Do Cais da Imperatriz ao Valongo

Professores: Celso Castro e Silvia Monnerat (2019, 11min58s)

Entre 22 e 31 de Julho de 2019, o CPDOC ofertou o curso "Sociologia da Profissão Militar" à alunos de todos os cursos da FGV Rio e FGV São Paulo. Além das aulas preparatórias, durante a experiência os alunos tiveram a oportunidade de viajar à Manaus e Resende, onde visitaram unidades chaves do Exército e realizaram trabalho de campo sobre a vida militar - da formação do cadete à atuação cotidiana do oficial.

Cientistas sociais em campo

A experiência do curso Sociologia da Profissão Militar
Cientistas sociais em campo