Equipe: Isabella Cruvinel, Renan Simões, Lucas Barbieri, Maurício Soares Filho e João Paulo Pugin (14min).
O filme aborda as relações entre memória, cultura e arte de rua a partir de um mural no centro de São Paulo. Pessoas em situação de rua, trabalhadores e estudantes discutem suas percepções sobre o espaço e evocam discussões sobre memória coletiva e arte na metrópole.
Véu

Montagem e direção: Pedro de Alencar (10min27s)
Documentário sobre as experiências de alunos e professores da FGV no Programa de Iniciação a Docência no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti.
PIBID: Experiências de formação

Direção: Raisa Pina (2020, 12min10s).
Em meio ao confinamento imposto pela pandemia do covid-19, amigas trocam áudio de WhatsApp sobre suas experiências e percepções do isolamento social. O documentário explora essas diferentes narrativas e visões sobre esse momento extraordinário, uma reflexão sobre as dificuldades do momento.
Não tá fácil, amiga

Direção: Thais Blank, Isabel Joffily e Paulo Fontes (25min20s).
Três fábricas do Rio de Janeiro mostram a força do passado industrial e a sua importância para a memória social carioca. Cada uma delas teve um destino após o fechamento, mas todas são capazes de falar sobre a cidade na qual nasceram e morreram.
Memórias de um Rio Fabril

Direção e concepção: Celso Castro (19min01s).
Utilizando imagens de arquivo e gravações atuais, o filme retrata o ritual de rememoração da “Intentona Comunista” quando, em 1935, tropas leais ao governo derrotaram um levante comunista ocorrido em Natal, Recife e Rio de Janeiro. A cerimônia se tornou um ponto focal da ideologia anticomunista no Brasil, contando com a presença dos sucessivos presidentes da República, ministros, militares, autoridades políticas e religiosas.
Intentona: um ritual militar

Direção: Emanuelle Rosav (2020, 11min59s).
Grupo de Risco é uma produção audiovisual que visa debater os aspectos sociais e políticos que atravessam o cenário causado pelo novo COVID-19".
Grupo de Risco

Direção: Thais Blank, Mariana Cavalcanti e Paulo Fontes.
A fábrica foi construída nos anos 1940, desativada no final da década de 1990 e ocupada por centenas de famílias nos anos 2000. Em 2009, a comunidade CCPL foi contemplada com um projeto de construção de um condomínio popular que previa a demolição da antiga fábrica. A equipe acompanhou os últimos meses da ocupação e conta a história daquele espaço por meio das memórias de seus antigos moradores e trabalhadores.
Favela Fabril

Edição: Gabriel Cardoso e Gabriel Cuperman (2020, 4min)
O objetivo do curso Ajuda Humanitária: Operação Acolhida foi oferecer aos alunos o contato com uma operação de ajuda humanitária, observando o trabalho das Forças Armadas, em conjunto com agências da ONU e organizações da sociedade civil, em resposta ao fluxo imigratório na fronteira do Brasil com a Venezuela.
FGV Operação Acolhida

Direção e montagem: Débora Vieira, Helena Monahan, Laís Almeida, Renan Espósito (11min05).
Curta-metragem que aborda o cotidiano de mulheres no trabalho. Trabalho feito por alunas e aluno para a disciplina de Documentário e Direitos Humanos da Escola de Ciências Sociais/FGV.
Elas

Direção: Vanessa Rodrigues (2020, 11min).
Pandemia do Covid-19, mais tempo em casa. Novos hábitos, novas formas de convívio. Mas o que as crianças estão achando dessa experiência? Neste curta, 4 crianças com idades entre 4 a 8 anos falam sobre a visão delas em relação a esse momento.
Ele tem uma carinha braba

Imagens: Luisa Santana, Edição: Gabriel Cardoso e Thais Blank (2019/2020, 5min03s)
O curso Sociologia da Profissão Militar ofereceu aos alunos uma perspectiva sócio-antropológica sobre a identidade militar.
Sociologia da Profissão Militar

Peter Fry (1960, 22min18s).
Filme realizado na Zâmbia pelo antropólogo Peter Fry, em 1969, em seu trabalho de campo etnográfico. O filme foi digitalizado e legendado pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário da FGV CPDOC.
Days of rest

Direção: Carlos Eduardo Souza (2019, 13min,37s).
'Do Cais da Imperatriz ao Valongo' propõe um exercício de reflexão histórica sobre a construção de um atrativo turístico a partir da atuação de guias de turismo, de personagens do movimento negro e das falas de transeuntes na região do Valongo, no centro do Rio.
Do Cais da Imperatriz ao Valongo

Professores: Celso Castro e Silvia Monnerat (2019, 11min58s)
Entre 22 e 31 de Julho de 2019, o CPDOC ofertou o curso "Sociologia da Profissão Militar" à alunos de todos os cursos da FGV Rio e FGV São Paulo. Além das aulas preparatórias, durante a experiência os alunos tiveram a oportunidade de viajar à Manaus e Resende, onde visitaram unidades chaves do Exército e realizaram trabalho de campo sobre a vida militar - da formação do cadete à atuação cotidiana do oficial.
Cientistas sociais em campo
