Direção: Bernardo Buarque, Bernardo Bortolotti, Jimmy Medeiros, Rosana Teixeira (2012, 22' 54).
O filme dá a conhecer as emocionantes trajetórias de lideranças das torcidas organizadas e permite compreender, por dentro, os dilemas e os projetos dessas associações juvenis em tempos de crise
A Voz da Arquibancada
Direção: Celso Castro (2022, 28min).
O filme retrata o processo da Independência de Cabo Verde a partir de uma entrevista de história oral feito com o comandante Pedro Pires.
A independência de Cabo Verde
Direção: Isabela Ferreira, Karime Ribeiro e Maria Eliane Sousa (2018, 17min08s).
A partir de entrevistas disponibilizadas pelo acervo CPDOC sobre o movimento negro nacional, o documentário explora o percurso empreendido pelas mulheres negras na militância e a luta contra desigualdades raciais e de gênero, dentro e fora do movimento, agora, protagonistas da própria história.
Vozes Negras
Direção: Cleonice Elias (2014, 10 min).
Filme realizado na 1ª Oficina de Produção Audiovisual do Núcleo de Audiovisual e Documentário FGV/CPDOC.
Um Regionalismo Chamado Cinema Novo
Realizado a partir do projeto Memória do Cinema Documentário Brasileiro: histórias de vida que tem por objetivo produzir uma série de depoimentos de cineastas que, ao contar a vida e refazer suas trajetórias contribuíram para revelar a própria história do cinema nacional. Além dos depoimentos contém inúmeras fotografias, grande parte inédita, recolhidas pelos pesquisadores no acervo pessoal dos entrevistados, na Cinemateca Brasileira e na Cinemateca do MAM.
Um Modesto Projeto de Mudar o Mundo
A joint conference between FGV, ICCS and theWoodrow Wilson International Center for Scholars Rio de Janeiro, 21-23 March 2012
The Origins of Nuclear Cooperation
Pesquisador responsável: Bernardo Buarque de Holanda (2015, 28min04s).
“Territórios do Torcer” acompanha os depoimentos de líderes de torcidas organizadas da cidade de São Paulo. Conheça o projeto Futebol, Memória e Patrimônio.
Territórios do Torcer
Pesquisador: Celso Castro (2019, 2min).
Neste vídeo, temos um pequeno trecho com o relato do comandante Pedro Pires, ex-presidente de Cabo Verde e figura importante na luta pelo fim do regime colonial na Guiné-Bissau, e este documentário detalha os eventos que levaram à independência do país, intercalando a narrativa do Comandante com imagens de arquivo.
A libertação da Guiné-Bissau
Yvonne Maggie, antropóloga e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuou no departamento de Antropologia Cultural da instituição de 1969 a 2016, ano em que seu arquivo foi doado ao CPDOC. Maggie se destacou por suas pesquisas sobre religiões afro-brasileiras, educação e ações afirmativas.
Plano geral: Yvonne Maggie
O presente filme tem por objetivo apresentar o processo de criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM), conduzido pelo Instituto Meira Mattos (IMM), pertencente à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
O processo de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militar
Direção: Celso Castro. Utilizando entrevistas do projeto Memória das Ciências Sociais no Brasil, o vídeo recorta trechos em que o pesquisadores relatam as transformações que o uso da tecnologia trouxeram para o fazer da pesquisa acadêmica e os impactos pessoais em suas próprias pesquisas.
Naquele tempo... Do artesanato intelectual às humanidades digitais
Direção: Simone Toji (2015, 16min08s). Trajetórias cosmopolitas de cientistas sociais no Brasil.
O Mundo Como Formação
In a filmed interview, Commander (“comandante”) Pedro Pires talked at length about the fight against colonialism. However, in addition to the recollections of past war fighting, he emphasizes the importance of the struggle over the events and its combatants in the present and in the future historical memory. That memory would be, in his view, threatened. From this theme, we have produced a short documentary, which highlights the power of oral history in the construction of individual and collective political memories.