Curta-metragem criado a partir do Arquivo Luiza Erundina de Sousa (10min09s).
O filme trata da trajetória de Erundina, desde sua juventude na Paraíba até sua eleição como prefeita da cidade de São Paulo. Ao longo de 10 minutos, demonstra o contexto social e político brasileiro, e os impactos da ditadura militar. Em 2024, relembra os 60 anos do golpe de 1964, o que motivou um novo olhar para essa efeméride através da carreira política de Luiza Erundina
Feito ave de arribação
Produção: Núcleo de Audiovisual e Documentário do FGV CPDOC (out/2023)
Filme de arquivo que conta um pouco da história de Leite Lopes e do processo de organização do seu arquivo pessoal, doado ao FGV CPDOC
José Leite Lopes: a educação e a ciência
Direção: Maia Lannes (15min30s).
O curta "Ymã Arandu" trata da memória indígena como forma de resistência e questionamento da história escrita pelos colonizadores.
Ymã Arandu
Direção: Grimaldo Zachariadhes (17min15s).
Este documentário conta a história do movimento pelas Diretas Já no período final da Ditadura Militar, tendo como palco principal o Rio de Janeiro, onde ocorreu o famoso Comício da Candelária.
O Rio das Diretas
Direção: Juliana Muylaert (10min54s)
Documentário sobre a construção do Palácio Capanema, como ficou conhecido o prédio do Ministério da Educação e Saúde, projeto de Oscar Niemeyer e Lucio Costa. O prédio está localizado na cidade do Rio de Janeiro e foi construído durante o 1° governo Getulio Vargas.
Sombras projetadas
Direção: Guilherme Lima (11min).
O curta "Publicidade Maquiada na Ditadura" trata das estratégias de propaganda de que se valeu o regime militar no Brasil (1964-85).
Publicidade Maquiada na Ditadura
Direção: Gyovanna Alves e Lucas Pipolos (2019, 15min51s’)
O filme utiliza materiais presentes nos arquivos da antropóloga Yvonne Maggie doados para o CPDOC, feitos nas décadas de 1970 e 1980, durante seus estudos sobre religiões afro-brasileiras.
Magia e poder: Fronteiras entre o sagrado e o profano
Direção: Sayd Mansur (18min33s).
O curta-metragem "Lacerda, o Corvo da Guanabara" trata da trajetória polêmica e cheia de reviravoltas de Carlos Lacerda, o “derrubador de presidentes”.
Lacerda, o Corvo da Guanabara
Direção: Fabiano Garcia (7min).
O curta "A Invenção do Futuro" trata da atuação de Gustavo Capanema na construção da imagem do país durante o Estado Novo e na organização do livro não-publicado “Obra Getuliana”.
A Invenção do Futuro
Direção: Maria Julia Bomilcar (2018, 11min21s)
Em busca de Alzira’ procura decifrar quem foi Alzira Vargas do Amaral Peixoto, para além da sua biografia oficial, através da pesquisa em seu arquivo pessoal, e de entrevistas que concedeu ao CPDOC.
Em busca de Alzira
Direção: Gregory Baltz (2018, 14min38s)
Em meio a uma Assembleia composta majoritariamente por homens, as 26 mulheres constituintes fizeram suas vozes serem ouvidas e conseguiram aprovar emendas importantes para a luta de igualdade de gênero no Brasil.
As constituintes de 88
Direção: Cibele Tenório (2016, 9min39s)
O curta resgata a história da advogada e feminista negra Almerinda Farias Gama e revive a trajetória da luta das mulheres negras no atual cenário político nacional.
Almerinda, a luta continua
Direção: Tarcila Soares Formiga (10min38s)
Feminismo no tempo do Zeppelin. Produzido a partir de documentos de arquivo, conta a história ainda pouco conhecida da escritora Anna Amélia de Queiroz Carneiro de Mendonça, abordando sua atuação na luta pelos direitos das mulheres no século XX.
Anna Amélia
Direção: Nay Araújo (7min22s).
A história é muitas vezes contada pelo e sobre o ponto de vista masculino, às mulheres resta um papel de bastidores. Alzira Vargas do Amaral Peixoto foi uma das mais emblemáticas personagens da Era Vargas, mas a sua história ainda é pouco conhecida.