O Ateliê do Pensamento Social é um evento realizado desde 2011 pelo Laboratório de Pensamento Social/LAPES, da FGV CPDOC, e tem por missão fomentar o debate sobre as práticas de pesquisa na área.
O tema de 2025 será “Práticas de comparação no pensamento social”. As questões orientadoras são: Como e por que efetivar comparações nos estudos sobre textos e intelectuais? Quais as principais operações analíticas e metodológicas implicadas na prática de comparação? E, finalmente, quais os principais obstáculos encontrados? Esta edição do Ateliê do Pensamento Social convida os expositores a analisarem as suas práticas de comparação e seus resultados em diferentes pesquisas.
O primeiro dia de atividades será composto por uma conferência e duas mesas-redondas presenciais, reservando-se o segundo dia para o debate coletivo dos projetos de pesquisa dos pós-graduandos inscritos, por meio de formato híbrido. O segundo dia está aberto a estudantes do Brasil e de outros países da América do Sul, desde que cumpram os requisitos (ver seção ‘Inscrições e requisitos para apresentação de trabalhos’)
Dia 25/09 (presencial)
10:00 - 12:00 – Conferência de abertura: “Comparação no Brasil: destino e escolhas” (André Botelho, UFRJ)
14:00 - 15:45 – Mesa-redonda “Práticas de comparação em estudos sobre a vida intelectual e científica na América do Sul”
- Alejandro Blanco (Universidade Nacional de Quilmes) e Luiz Carlos Jackson (USP) – “Sociologia comparada das práticas intelectuais: Argentina, Brasil e México”
- Camila Góes (DCP/USP) - “Tradução e política em perspectiva comparada: o caso das revistas Pasado y presente e Presença”
16:00 - 17:45 – Mesa redonda “Teorias, editoras, livros e livrarias em perspectiva comparada”
- Robert Wegner (COC/FIOCRUZ) – “História da eugenia: entre a comparação e a circulação”.
- Fabiana Marchetti (USP) – “Apontamentos sobre a formação do mercado de livros universitários no Brasil: uma análise comparada dos catálogos Difel, Zahar e Civilização Brasileira (1955-1964)”
Dia 26/09 (híbrido)
14:00 - 17:30 – Apresentação dos projetos de pesquisa de pós-graduandos do Brasil e da Argentina, com comentários da equipe da FGV CPDOC
Prazo para inscrições para ouvintes (público geral e pós-graduandos interessados em apresentar trabalhos):
Até dia 22 de agosto, exclusivamente por meio do link http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6993&P_IDIOMA=0. Os pós-graduandos interessados em apresentar trabalhos devem também realizar uma inscrição específica, seguindo as instruções disponíveis no próximo item.
Anúncio dos resultados: até 29/08/2025
Inscrições e requisitos para apresentação de trabalhos:
Podem se inscrever alunos de Mestrado e Doutorado de quaisquer PPGs de História ou Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) que desenvolvam pesquisas sobre intelectuais e pensamento social, com preferência para investigações que adotem uma perspectiva comparativa.
No ato da inscrição, os pós-graduandos devem realizar inscrições por e-mail, para o endereço joao.maia@fgv.br, com o título/subject “inscrição de trabalho no Ateliê” e dois anexos: um com o CV Lattes do candidato e outro com o projeto de pesquisa, em formato Word ou PDF. O projeto de pesquisa deverá ter no máximo 15 pgs (Times, fonte 12, espaço 1.5, incluindo bibliografia) e apresentar de forma clara o objeto, os objetivos, a justificativa e a metodologia e as fontes empregadas. A comissão organizadora se reserva o direito de vetar projetos que não se encaixem nesses requisitos.
Prazo para inscrição de trabalhos: Dia 22 de agosto.
Como funciona o Ateliê:
Os estudantes interessados submetem seus projetos de pesquisa online (ver seção ‘inscrições e requisitos’ acima) e, caso selecionados, terão seus projetos debatidos por especialistas na área e pelos próprios colegas em sessões fechadas com no máximo 5 participantes. O debate é conduzido por um professor responsável em cada sessão, que irá inicialmente tecer comentários específicos sobre cada texto, abrindo então a palavra aos discentes. O Ateliê sempre se pautou por um ambiente amigável e acolhedor, cujo objetivo fundamental é oferecer aos alunes uma oportunidade de diálogo especializado e aberto, sem os ritmos e constrangimentos típicos dos congressos acadêmicos.
Comissão organizadora: João Maia (FGV CPDOC), Bernardo Buarque (FGV CPDOC)
Apoio:
Edifício-sede da FGV (Praia de Botafogo, 190), em auditório ainda a ser definido.