
Maio – 09/05 – 14h – Nas ondas de Dorival Caymmi, de Locca Faria.
O Cineclube FGV convida para a sessão de exibição do filme “Nas ondas de Dorival Caymmi”, de Locca Faria. Após exibição haverá debate com Hélio Pitanga, um dos produtores e pesquisadores do filme.
A sessão ocorrerá dia 09/05, às 14h, na Praia de Botafogo, 190 / Auditório 409, Rio de Janeiro (RJ). Venha assistir e debater conosco!
Inscrições em https://bit.ly/dorivalcaymmi
Sinopse: O filme revela a criação das obras musicais do poeta Dorival Caymmi, com depoimentos de pesquisadores, jornalistas e amigos que conviveram com ele e puderam desfrutar da sabedoria e do talento do artista. Com arquivos e imagens inéditas, o documentário aborda a trajetória do repertório musical do compositor por meio da interpretação de grandes músicos.
Não é permitida a entrada na FGV de pessoas trajando chinelos e/ou bermudas.

Agosto – 08/08 – 14h – Helô, de Lula Buarque de Hollanda.
O Cineclube FGV em parceria com a FGV Arte convidam para a exibição do documentário "Helô", dirigido por Lula Buarque de Hollanda.
A sessão ocorrerá dia 08/08, às 14h, na Praia de Botafogo, 190 / Auditório 318, Rio de Janeiro (RJ). Após o filme haverá debate com a presença do diretor. Venha assistir e debater conosco!
Inscrições em bit.ly/filmehelo
Sinopse: Considerada uma das principais intelectuais brasileiras, Heloísa Teixeira, por muito tempo conhecida como Buarque de Hollanda, deixou marcas importantes no pensamento nacional, sendo uma voz ativa nas principais questões culturais e comportamentais do país. O documentário joga luz sobre a trajetória desse ícone que sempre esteve na vanguarda, servindo de antena e farol para movimentos culturais e sociais que estão por vir, enquanto mergulha na intimidade de Heloisa, graças ao acesso do seu filho mais velho, o diretor Lula Buarque de Hollanda.
Não é permitida a entrada na FGV de pessoas trajando chinelos e/ou bermudas.

Agosto – 26/08 – 18h – Filmes da Oficina de Produção Audiovisual de 2024.
O Cineclube FGV convida para a exibição dos filmes realizados na Oficina de Produção Audiovisual de 2024. São três filmes que retratam diferentes aspectos relativos ao tema da Oficina: “Mulheres na Ditadura Militar: adesão, omissão e resistência”:
Até onde meu olhar chegar criarei horizonte, de Erick Cindra e Isabela Neves (24')
Mães, esposas e donas de casa marcham em defesa da família com Deus pela liberdade, de José Carlos Faria (19')
O passado está aqui, passando, de Maria Eduarda Guedes, Bruna Manga e Luiza Kosovski (12')
A sessão ocorrerá dia 26/08, às 18h, na Praia de Botafogo, 190 / Auditório 1028, Rio de Janeiro (RJ). Após exibição haverá debate com os/as realizadores/as. Venha assistir e debater conosco!
Não é permitida a entrada na FGV de pessoas trajando chinelos e/ou bermudas.

Setembro – 30/09 – 14h – Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler.
O Cineclube FGV convida para a sessão em homenagem a Silvio Tendler. Será exibido o documentário “Brizola, anotações para uma história”.
A sessão ocorrerá dia 30/09, às 14h, na Praia de Botafogo, 190 - Auditório 408, Rio de Janeiro (RJ). Após o filme haverá debate com o prof. João Trajano Sento-Sé (UERJ). Venha assistir e debater conosco!
Inscrições em bit.ly/cineclubefgvbrizola
Não é permitida a entrada na FGV de pessoas trajando chinelos e/ou bermudas.

Setembro – 24/09 – 14h – Coisa de Favela, de Franciele Campos.
O Cineclube FGV convida para a exibição do documentário “Coisa de Favela”, dirigido por Franciele Campos.
A sessão ocorrerá dia 24/09, às 14h, na Praia de Botafogo, 190 - sala 1014, Rio de Janeiro (RJ). Após o filme haverá debate com a diretora. Venha assistir e debater conosco!
Inscrições em bit.ly/coisadefavela
Não é permitida a entrada na FGV de pessoas trajando chinelos e/ou bermudas.

Outubro – 22/10 – 15h – Filmes do festival Sinédoque.
O Cineclube FGV em parceria com o festival Sinédoque convidam para a sessão de exibição dos filmes do festival.
A sessão ocorrerá dia 22/10, às 15h, na Praia de Botafogo, 190 / Auditório 409, Rio de Janeiro (RJ). Após o filme haverá debate com a presença dos diretores. Venha assistir e debater conosco!
Inscrições em bit.ly/cineclubesinedoque
Não é permitida a entrada na FGV de pessoas trajando chinelos e/ou bermudas.
Outubro – 24/10 – 14h – Ela não volta, de Renata Sette.
Cinedebate Especial: "Ela Não Volta"
O GT Ela/Dela, em parceria com o Cineclube da FGV e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS-FGV), convida você para o Cinedebate Especial: Ela não volta (em construção), seguida de um debate sobre gênero, vivências femininas, e a construção de uma sociedade mais segura com a diretora do filme, Renata Sette, e a doutora e ativista, Carolina Guimarães. Evento aberto a todos!
Juntos, vamos refletir sobre dores, silêncios e resistências, em um espaço aberto e acolhedor.
Data: 24 de outubro (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Sala 908, FGV-Botafogo
Haverá emissão de certificado de horas complementares!
Novembro – 18/11 – Digo às companheiras que aqui estão, de Sophia Branco e Luís Henrique Leal.
FGV apresenta "Digo às companheiras que aqui estão" (2022, 34 min), de Sophia Branco e Luís Henrique Leal.
Sinopse: Lenira Carvalho narra sua trajetória na organização da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil. Uma história pessoal que se entrelaça com a luta por direitos e democracia nas últimas seis décadas no país.
Data: 18/11/2025
Horário: 17:00
Evento presencial - Praia de Botafogo, 190 - Auditório 418
inscrições em bit.ly/cineclubenovembro
Após a exibição haverá debate com a diretora. Venha assistir e debater conosco!
Não é permitida a entrada de pessoas na FGV usando bermudas, regatas e chinelos de dedo.

