O Laboratório de Humanidades Digitais convida para a info session “IIIF para a área de Patrimônio Cultural”, com Dr. Caterina Agostini (Princeton University) e Martim Passos (Instituto Moreira Salles). Haverá tradução simultânea.
Nesta sessão informativa, Caterina Agostini apresentará o International Image Interoperability Framework (https://iif.io) e o trabalho da comunidade IIIF para criar padrões universais para imagens digitais e coleções de patrimônio cultural.
Na sequência, Martim Passos contextualizará a aplicação do IIIF no Brasil, tendo como estudo de caso o projeto Vistas Situadas do Rio de Janeiro, uma colaboração entre o Instituto Moreira Salles (IMS) e a Rice University (EUA). Serão mencionadas possibilidades de implementação do protocolo a partir de ferramentas facilitadoras, assim como os requisitos para a construção de uma infraestrutura institucional própria.
Com plataformas de visualização comuns, é possível obter conteúdo de imagem digital interoperável para descrever, exibir, anotar e compartilhar imagens na web.
Caterina Agostini é Gerente de Projetos do Centro de Humanidades Digitais da Princeton University, Doutora pela Rutgers University e, como co-presidente do IIIF Outreach Community Group, defende a expansão do alcance do International Image Interoperability Framework (IIIF) e a inclusão de comunidades e idiomas sub-representados. Dr. Agostini publicou em edições digitais, métodos geoespaciais, patrimônio cultural e história da ciência. Ela colaborou em projetos computacionais em Princeton, na Rutgers, no grupo New York City Digital Humanities, na Europeana e no PHAROS, o consórcio de arquivos fotográficos liderado pela Frick Collection.
Martim Passos é arquiteto e urbanista pela FAU USP (2017) e estudou Fotografia na Parsons The New School for Design (Nova Iorque) como bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras (2014). Atualmente Martim trabalha no IMS, onde pesquisa soluções nas áreas de ciência de dados, processamento de imagens e difusão online. Foi gerente do projeto "Vistas Situadas do Rio de Janeiro", uma colaboração financiada pela Getty Foundation entre o IMS e a plataforma imagineRio, idealizada por professores de humanidades da Rice University (Houston), tendo participado da Conferência Anual do IIIF (2021) e do 27º Congresso Mundial de Arquitetura (UIA 2020 Rio) como porta-voz do projeto.
Na sessão de debate, o evento contará, ainda, com a participação de representantes de bem estabelecidas instituições culturais no Brasil, às quais nós agradecemos pela presença. Instituições confirmadas são:
Museus
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP
- Museu da Imigração
- Museu Nacional/UFRJ
- Museu da República
Arquivos e Bibliotecas
- Biblioteca Nacional
- Fundação Joaquim Nabuco
- Academia Brasileira de Letras
- Musica Brasilis
- Instituto de Estudos Brasileiros da USP
- Arquivo Edgard Leuenroth (AEL)
- Arquivo Lyndolpho Silva - Memória do Sindicalismo Rural Brasileiro da CPDA/UFRJ
- Biblioteca Digital da Produção Artística da ECA/USP
- Instituto Cultural Cravo Albin
- Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB
Última atualização em: 18/07/2022.
INSCREVA-SE
http://www.fgv.br/eventos/?p_evento=6094&p_idioma=0
As perguntas podem ser realizadas em inglês ou português. Haverá emissão de certificado de participação, desde que o participante se conecte à sala virtual com o nome completo no seu perfil do Zoom (instruções disponíveis aqui).
Legenda da imagem: exemplo de visualização de objetos digitais utilizando o Mirador do IIIF, um visualizador de fácil integração a sites, que permite anotação e comparação de imagens de repositórios diversos numa única instituição e entre instituições.