Seminário Internacional Arquivo e Contra-Arquivo: política e migração das imagens - 6 a 10 de maio de 2024
Lista de aprovados para o Seminário (26/02/2024)
Inscrições para apresentação de trabalho | https://www18.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6584&P_IDIOMA=0 |
inscrições para ouvinte (gratuito, auditório sujeito a lotação) | https://www18.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6636&P_IDIOMA= |
Convidamos pesquisadores e pesquisadoras dedicados ao estudo das imagens de arquivo e das noções de arquivo e contra-arquivo a participarem do seminário internacional sobre o tema que ocorrerá no CPDOC-FGV, entre os dias 06 a 10 de maio de 2024.
O objetivo do evento é reunir reflexões e resultados de pesquisa sobre os contextos de produção, as migrações, a sobrevivência, as políticas de preservação e a retomada de imagens não canônicas e não institucionais. Os trabalhos apresentados poderão analisar filmes amadores e familiares; registros clandestinos; filmagens militantes, realizadas por coletivos e/ou que circularam por redes de solidariedade; entre outras fontes visuais e audiovisuais que atendam à noção de contra-arquivo. O uso desse conceito colabora com o entendimento do arquivo e de suas práticas como lugares de disputa.
As apresentações poderão ser realizadas em formato híbrido. As pesquisadoras convidadas farão as apresentações presencialmente, mas aqueles que tiveram suas propostas de comunicação aprovadas poderão apresentá-las de modo presencial ou online.
Após a aprovação das comunicações, os participantes deverão efetuar o pagamento no link abaixo conforme os valores:
- Mestrandos, mestres e doutorandos: R$80,00
- Doutores: R$120,00
Use o link: https://www18.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6584&P_IDIOMA=0
Seminário internacional Arquivo e Contra-Arquivo: política e migração das imagens | |
Data do evento: 06 a 10 de maio de 2024 | |
Prazo de submissão: Prazo de pagamento para os aprovados: 20 de Fevereiro de 2024 até 30 de março de 2024 |
|
Local: FGV - Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro, Brasil |
Comissão organizadora: Thaís Blank (FGV), Patrícia Machado (PUC-RJ) e Carolina Amaral de Aguiar (UEL)
Contatos: thais.blank@fgv.br ; carolina.aguiar@uel.br ; patricia-machado@puc-rio.br
Palestrantes confirmadas
Tina Campt - Professora de Humanidades no Departamento de Arte e Arqueologia e no Lewis Center for the Arts da Universidade de Princeton. Campt é uma teórica feminista negra da cultura visual e da arte contemporânea, e fundadora do Practicing Refusal Collective e do Sojourner Project. Seus primeiros trabalhos teorizaram a formação de gênero, racial e diaspórica em comunidades negras na Europa e no sul da África, e o papel da fotografia vernacular na interpretação histórica. Seus estudos mais recentes fazem a ponte entre a criação de imagens vernáculas e as intervenções de artistas negros contemporâneos na reformulação de como vemos a nós mesmos e nossas sociedades. Campt publicou cinco livros, incluindo: A Black Gaze (MIT Press, 2021); Listening to Images (Duke University Press, 2017); Image Matters: Archive, Photography and the African Diaspora in Europe (Duke University Press, 2012); e Other Germans: Black Germans and the Politics of Race, Gender and Memory in the Third Reich (University of Michigan Press, 2004). Sua coletânea co-editada, Imagining Everyday Life: Engagements with Vernacular Photography (com Marianne Hirsch, Gil Hochberg e Brian Wallis Steidl, 2020), recebeu o prêmio 2020 Photography Catalogue of the Year da Paris Photo e da Aperture Foundation.
Raquel Schefer - Investigadora, realizadora, programadora e Professora Associada na Universidade Sorbonne Nouvelle. Doutorada em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Sorbonne Nouvelle, é mestre em Cinema Documental pela Universidad del Cine de Buenos Aires e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou a obra El Autorretrato en el Documental, bem como diversos capítulos de livros e artigos. Foi Professora Assistente na Universidade Grenoble Alpes, docente nas Universidades Paris Est — Marne-la-Vallée, Rennes 2, na Universidad del Cine de Buenos Aires, na Universidad de la Comunicación, na Cidade do México, e na Elías Querejeta Zine Eskola, bem como investigadora convidada na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no CEC/Universidade de Lisboa, no IHC/Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Western Cape. É co-editora da revista de teoria e história do cinema La Furia Uman.
Marika Cifor - Professora Assistente na Escola de Informação e membro adjunto do corpo docente em Estudos de Gênero, Mulheres e Sexualidade na Universidade de Washington em Seattle. Ela é uma acadêmica feminista dos estudos arquivísticos e estudos digitais. Sua pesquisa foca em como indivíduos marginalizados por gênero, sexualidade, raça, etnia e status de HIV são representados e como eles documentam e se representam em arquivos e ambientes digitais. Cifor é autora de "Culturas Virais: Arquivamento Ativista na Era da AIDS" (University of Minnesota Press, 2022), e seu trabalho sobre arquivos, ativismo informacional e afeto está presente em publicações líderes em estudos da informação, estudos de mídia, estudos de ciência e tecnologia, bem como estudos de gênero e sexualidade. Ela obteve um PhD em Estudos da Informação pela UCLA e possui um MS em Biblioteconomia e Ciência da Informação e História pela Universidade Simmons.
Agenda
---- Baixar programação em PDF ----
06 de maio, segunda-feira
14h30-17h – Mesa de comunicações 1: Processos de realização
Auditório 1027
Mediadora: Maria Ganem Müller (CPDOC FGV)
- Ramayana Lira de Sousa (UniSul) – Inventar(iar) um contra-arquivo lésbico: a retroespectatorialidade em ação no vídeo-ensaio
- Andréa França (PUC-RJ) – Dálmata: tomando posição em relação aos arquivos do ex-presidente militar Ernesto Geisel
- Maria Ganem Müller (FGV CPDOC) – Estratégias de montagem com arquivos na série de programas de áudio Escuta Só Para Você Ver, baseada nas entrevistas de história oral do CPDOC
- Rita Boechat e Oliveira (Associação Amigos de Rio Casca - ARCA) – O acervo da ARCA num filme qualquer
14h30-17h – Mesa de comunicações 2: Arquivos e acervos
Auditório 1014
Mediador: Rafael de Luna (UFF)
- Rafael de Luna (UFF) – Filmes políticos e pornográficos em 16mm: a coleção Esdras Baptista como um desafio para a historiografia do cinema brasileiro
- Joana Barros (Unifesp) – Imagem e movimento: o tempo e as camadas de história nas imagens de Canudos produzidas por Claude Santos
- Thais Camargo (MAC-USP) – Contra-arquivo e contra-antropologia na aliança político-afetiva entre Claudia Andujar e Davi Kopenawa
- Daniela Pinheiro da Silva (FGV) – Arquivo e contra-arquivo: e quando a disputa está dentro da instituição?
18h-19h30 – Conferência de abertura
Auditório 1027
Marika Cifor (University of Washington) – Viral Images: Activist Archiving and the Politics of AIDS
Debatedora: Ninna de Araújo Carneiro Lima (FGV CPDOC)
07 de maio, terça-feira
10h-12h30 – Mesa especial: Arquivos e descolonização
Auditório 1027
Mediador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro (UFBA)
- Raquel Schefer (Sorbonne Nouvelle) – Contra-arquivos e arquivos adjacentes nas práticas cinematográficas de reemprego
- Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro (UFBA) – Encruzilhadas cosmopoéticas: o filme 25 (1974-1976) e o paradigma anarquívico
- Michele Salles (UFRJ/Unicamp) – Cenas de guerra, memórias do trauma: o imaginário colonial nos filmes de Inadelso Cossa e Ruy Guerra
12h30-14h30 – Pausa para almoço
14h30-17h – Mesa de comunicações 3: Arquivos e mulheres: constituição, usos e apropriações
Auditório 1027
Mediadora: Carolina Gonçalves Alves (CPDOC-FGV)
- Sabrina Tenório Luna da Silva (UFMT) – Entre apropriações, subjetividades e fabulações: o uso do arquivo no cinema de realizadoras contemporâneas
- Roberta Veiga (UFMG) – A apropriação feminista de arquivos quando filhas filmam mães
- Carolina Gonçalves Alves (FGV CPDOC) – “Arquivos do silêncio”: o impacto das teorias feministas e pós-coloniais nos arquivos históricos
- Drika de Oliveira (MAM-RJ) – O Arquivo-Instituição: Lucila Avelar e a Cinemateca do MAM-Rio
14h30-17h – Mesa de comunicações 4: Arquivos e violência política
Auditório 1014
Mediadora: Mariana Lambert Passos Rocha (FGV/Arquivo Nacional)
- Caroline Cunha Rodrigues (UFMG) – Recolher, devolver e remontar restos de imagens da ditadura militar: uma tarefa coletiva
- Mario H. Ramirez (The City College of New York) – Disappeared: The (Archival) Body Under Erasure in El Salvador
- Mariana Lambert Passos Rocha (FGV/Arquivo Nacional) – Imagens que persistem: 1964, antecedentes, a trajetória de uma película anônima
- Daniel Velasco Leão (UFSC) – O golpe e o corte: migrações, origens e funções das imagens de arquivo apropriadas nos documentários sobre a queda de Dilma Roussef (via zoom)
08 de maio, quarta-feira
10h-12h30 – Mesa especial: Arquivos e povos da floresta: sobrevivência, dispersão e reencontro
Auditório 1027 - Presencial
Mediadora: Clarisse Alvarenga (UFMG)
- Marina Bedran (Johns Hopkins) – Amazônia: a experiência contra a expedição. Arquivo Flávio de Carvalho. Formação de um contra-arquivo Amazônico
- Clarisse Alvarenga (UFMG) – Do arquivo ao filme e do filme ao arquivo: cinema de contato e arquivos em Corumbiara (2009) e Isolados de Corumbiara (2021)
- Gabriel Cardoso Borges Silva (FGV CPDOC) e Laura Alves Guimarães (FGV CPDOC) – Experenciar com as imagens: o encontro do povo Apinajé com um arquivo pessoal
12h30-14h30 – Pausa para almoço
14h30-17h – Mesa de comunicações 5: Lutas anticoloniais e anti-imperalistas
Auditório 1027 - Presencial
Mediadora: Julia Gonçalves Declié Fagioli (UFJF)
- Julia Gonçalves Declié Fagioli (UFJF) – Inventar, descolonizar o arquivo: Travessia e De um lado do Atlântico
- Gabriel F. Marinho (ESPM) – Entre o público e o privado: as imagens de Patrice Lumumba no filme de Raoul Peck
- Karen Barros da Fonseca (PUC-RJ) – Godard em Moçambique: investigações sobre uma (primeira) imagem
- Isabella Loureiro Khaled Poppe (UFRJ) – Reenquadrando a história: fotografias de Susan Meiselas em documentários sobre a revolução sandinista nicaraguense
14h30-17h – Mesa de comunicações 6: Arquivos entre textos e imagens
Auditório 1014
Mediadora: Ilana Feldman (UFRJ)
- Ilana Feldman (UFRJ) – As muitas vozes de um arquivo da Shoah
- Pablo Gonçalo (UnB) – Mundos desarquivados, arquivos desmundializados: a fabulação crítica dos roteiros não filmados
- Tânia Aparecida de Souza Vicente (FGV CPDOC) – Cinema clandestino: a circulação vigiada dos filmes pela comunidade de informações da ditadura militar de 1964
- Tomyo Costa Ito (USP) – O diálogo com a historiografia na análise fílmica da propaganda do Khmer Vermelho
09 de maio, quinta-feira
10h-12h30 – Mesa especial: Imagens digitais e usos políticos
Auditório 1027
Mediador: Felipe Polydoro (UnB)
- Giselle Beiguelman (USP), Ana Gonçalves Magalhães (USP) e Eduardo Augusto Costa (USP) – Imagens de câmeras de vigilância de Brasília em 8/1: narrativas dissidentes de arte, arquitetura e cultura digital
- Felipe Polydoro (UnB) – Imagens contra-forenses entre a eficácia e o espetáculo
- Elianne Ivo (UFF); Monica Rodigues Klemz (UFF) e Melanié Montinard (UFRJ) – Joe Biden: o impulso arquivístico nos videoclipes haitianos
12h30-14h30 – Pausa para almoço
14h30-17h – Mesa de comunicações 7: Arquivos e cidades: pesquisas, constituições e dispersões
Auditório 1027
Mediador: Mateus Sanches Duarte (Duke University)
- Mateus Sanches Duarte (Duke University) – Da construção de um arquivo urbano da Luta pelo Direito à Cidade no Recife
- Vivian Javiera Castro Villarroel (Unifesp) – Materiais para uma memória da desindustrialização
- Marcela Barbosa Lins (UFMG) – Arquivos do adoecimento: enquadramentos e legibilidade histórica em epidemias brasileiras (via zoom)
- Ana Caroline de Almeida (Pesquisadora independente) – Escavação dos arquivos pela preservação da Palestina: um estudo sobre Azza El-Hassan
14h30-17h – Mesa de comunicações 8: Experimentos na constituição e retomada dos arquivos
Auditório 922
Mediador: Nicholas Andueza (PUC-RJ)
- Bárbara Bergamaschi Novaes (Universidade Nova de Lisboa) – A Parte Maldita dos Filmes Caseiros - Um estudo de Caso do filme de Found Footage "Happy End (1996)" do cineasta experimental Peter Tscherkassky (via zoom)
- Haroldo Ferreira Lima (USP) – O arquivo, um arquivo queer e o contra-arquivo
- Nicholas Andueza (PUC-RJ) – Materiais para uma memória da desindustrialização
10 de maio, sexta-feira
10h-12h30 – Mesa especial: Arquivos do futuro: criação de contra-memória
Auditório 1027
Mediadora: Amanda Lira (FGV CPDOC)
- Janaína Oliveira (IFRJ / NYU) – Por uma prática panafricana de arquivo: June Givanni e a constituição do PanAfrican Cinema Archive
- Kênia Freitas (UFS) – Arquivos do futuro: o cinema negro e a construção de contra-monumentos
- Suelen Calonga (Bauhaus-Universität Weimar) – A voz dos meus ancestrais está presa nesse prédio”: A história ainda não contada das gravações de culto de matriz africana feitas no Brasil no início do século XX sequestradas na Alemanha (via zoom)
12h30-14h30 – Pausa para almoço
14h30-17h – Conferência de encerramento
Auditório 1027
Tina Camp (Princeton) – Artists Listening to and through the Archives (via zoom)
Apresentadora e debatedora: Janaína Oliveira (IFRJ / NYU)
17h-18h – Patrícia Machado (PUC-RJ), Thaís Blank (FGV CPDOC) e Carolina Amaral de Aguiar (UEL): Lançamento da Rede de Pesquisa das Imagens de Arquivo (REPIA)
Realização: FGV CPDOC
Apoio: FAPERJ,PUC-RJ, PPGHS-UEL
FGV - Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro