Eventos

06 mai

Chamada, LECV

Seminário Internacional Arquivo e Contra-Arquivo: política e migração das imagens

Data
06/05/2024 até 10/05/2024
Horário
09h:00 até 17h:00
Local
FGV - Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro
Sobre o Evento

Call For Papers

Seminário Internacional Arquivo e Contra-Arquivo: política e migração das imagens

SeminárioConvidamos pesquisadores e pesquisadoras dedicados ao estudo das imagens de arquivo e das noções de arquivo e contra-arquivo a enviarem suas propostas para participar do seminário internacional sobre o tema que ocorrerá no CPDOC-FGV, entre os dias 06 a 10 de maio de 2024.

O objetivo do evento é reunir reflexões e resultados de pesquisa sobre os contextos de produção, as migrações, a sobrevivência, as políticas de preservação e a retomada de imagens não canônicas e não institucionais. Os trabalhos apresentados poderão analisar filmes amadores e familiares; registros clandestinos; filmagens militantes, realizadas por coletivos e/ou que circularam por redes de solidariedade; entre outras fontes visuais e audiovisuais que atendam à noção de contra-arquivo. O uso desse conceito colabora com o entendimento do arquivo e de suas práticas como lugares de disputa. 

Serão avaliadas as propostas de comunicação enviadas por pesquisadores e pesquisadoras que sejam mestrandos (as), mestres(as) ou doutorandos (as) doutores(as), em português ou inglês, que devem ser submetidas pelo seguinte link: https://forms.office.com/r/CUW07s1CzK

As apresentações poderão ser realizadas em formato híbrido. As pesquisadoras convidadas farão as apresentações presencialmente, mas aqueles que tiveram suas propostas de comunicação aprovadas poderão apresentá-las de modo presencial ou online.

Após a aprovação das comunicações, os participantes deverão efetuar o pagamento conforme os valores:

  • Mestrandos, mestres e doutorandos: R$80,00
  • Doutores: R$120,00

Use o link: https://www18.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6584&P_IDIOMA=0 

 
 

Seminário internacional Arquivo e Contra-Arquivo: política e migração das imagens
2023 SSUN Conference Data do evento: 06 a 10 de maio de 2024
2023 SSUN Conference Prazo de submissão: 1 de Dezembro de 2023 a 19 de Fevereiro de 2024
Prazo de pagamento para os aprovados: 20 de Fevereiro de 2024 até 30 de março de 2024
2023 SSUN Conference Local: FGV -  Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro, Brasil

 

Comissão organizadora: Thaís Blank (FGV), Patrícia Machado (PUC-RJ) e Carolina Amaral de Aguiar (UEL)

Contatos: thais.blank@fgv.br ; carolina.aguiar@uel.br ; patricia-machado@puc-rio.br

 

Realização: FGV CPDOC

50anos


Apoio: FAPERJ,PUC-RJ, PPGHS-UEL 

Faperj        PUC        UEL

 

Palestrantes confirmadas


Tina Campt Tina Campt -  Professora de Humanidades no Departamento de Arte e Arqueologia e no Lewis Center for the Arts da Universidade de Princeton. Campt é uma teórica feminista negra da cultura visual e da arte contemporânea, e fundadora do Practicing Refusal Collective e do Sojourner Project. Seus primeiros trabalhos teorizaram a formação de gênero, racial e diaspórica em comunidades negras na Europa e no sul da África, e o papel da fotografia vernacular na interpretação histórica. Seus estudos mais recentes fazem a ponte entre a criação de imagens vernáculas e as intervenções de artistas negros contemporâneos na reformulação de como vemos a nós mesmos e nossas sociedades. Campt publicou cinco livros, incluindo: A Black Gaze (MIT Press, 2021); Listening to Images (Duke University Press, 2017); Image Matters: Archive, Photography and the African Diaspora in Europe (Duke University Press, 2012); e Other Germans: Black Germans and the Politics of Race, Gender and Memory in the Third Reich (University of Michigan Press, 2004). Sua coletânea co-editada, Imagining Everyday Life: Engagements with Vernacular Photography (com Marianne Hirsch, Gil Hochberg e Brian Wallis Steidl, 2020), recebeu o prêmio 2020 Photography Catalogue of the Year da Paris Photo e da Aperture Foundation. 


Raquel Schefer Raquel Schefer -  Investigadora, realizadora, programadora e Professora Associada na Universidade Sorbonne Nouvelle. Doutorada em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Sorbonne Nouvelle, é mestre em Cinema Documental pela Universidad del Cine de Buenos Aires e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou a obra El Autorretrato en el Documental, bem como diversos capítulos de livros e artigos. Foi Professora Assistente na Universidade Grenoble Alpes, docente nas Universidades Paris Est — Marne-la-Vallée, Rennes 2, na Universidad del Cine de Buenos Aires, na Universidad de la Comunicación, na Cidade do México, e na Elías Querejeta Zine Eskola, bem como investigadora convidada na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no CEC/Universidade de Lisboa, no IHC/Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Western Cape. É co-editora da revista de teoria e história do cinema La Furia Uman. 


Marika Cifor Marika Cifor - Professora Assistente na Escola de Informação e membro adjunto do corpo docente em Estudos de Gênero, Mulheres e Sexualidade na Universidade de Washington em Seattle. Ela é uma acadêmica feminista dos estudos arquivísticos e estudos digitais. Sua pesquisa foca em como indivíduos marginalizados por gênero, sexualidade, raça, etnia e status de HIV são representados e como eles documentam e se representam em arquivos e ambientes digitais. Cifor é autora de "Culturas Virais: Arquivamento Ativista na Era da AIDS" (University of Minnesota Press, 2022), e seu trabalho sobre arquivos, ativismo informacional e afeto está presente em publicações líderes em estudos da informação, estudos de mídia, estudos de ciência e tecnologia, bem como estudos de gênero e sexualidade. Ela obteve um PhD em Estudos da Informação pela UCLA e possui um MS em Biblioteconomia e Ciência da Informação e História pela Universidade Simmons.

 

Local


FGV - Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro