Palestra aberta - Causas da reforma agrária no Brasil (1993-2002)
O que motivou os partidos de direita e conservadores a endossar uma política de expropriação e redistribuição de terras no Brasil nos anos 1990? Nesta palestra, Matias López mostra como respondeu esta pergunta usando uma abordagem probabilística de estudo de caso, lançando mão de dados de diferentes fontes, como arquivos, dados administrativos e entrevistas. Seus resultados retratam como duas externalidades da desigualdade – crime e competição com a esquerda – motivaram o apoio conservador à reforma agrária no Brasil.
Matias López é pesquisador de pós-doutorado no CPDOC, com bolsa do programa CAPES PRINT, no âmbito do projeto "Ciência de Dados nas Ciências Sociais". Ele é Doutor em Ciência Política pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (2019) e mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ. Foi pós-doc e fellow no IHEID na Suíça e nas universidades de Uppsala e Lund na Suécia, além de predoc fellow no Weatherhead Center for International Affairs da Universidade de Harvard (2017-2019). Atualmente, também está vinculado ao NIED-UFRJ pelo projeto Wealth Talks e ao Graduate Institute Geneva na Suíça (IHEID) pelo projeto Democracy and Redistribution in the global South.
Como debatedoras, participam Bárbara Goulart, doutora em Sociologia pela UFRJ e pesquisadora de pós-doutorado no CPDOC, e Juliana Marques, doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ e coordenadora de pesquisa no CPDOC.
Emissão de certificado sob demanda ao final do evento.
📅 Data: 13 de maio de 2024
🕒 Horário: 14h
Formato: híbrido
Local : FGV - Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro, auditório 1027 (10º andar) e online via Zoom
Inscreva-se: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6681&P_IDIOMA=0
FGV - Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - Auditório 1027 (10º andar) e online via Zoom