Memórias Esportivas Brasileiras – pesquisa e mapeamento
Resumo:
Mesmo sendo o esporte uma marca importante da identidade brasileira, os arquivos esportivos ainda não são prioridades nas entidades do setor e nos equipamentos memoriais. Em geral, eles sofrem com a falta de preservação, divulgação, organização e apoio financeiro por parte dos órgãos representativos das mais diversas modalidades esportivas do Brasil. A pesquisa realizada em 2024 teve como objetivo ensinar a criar e aplicar um survey para todas as regiões brasileiras, bem como mapear e cartografar os 214 lugares de memórias e coleções esportivas nacionais pesquisadas. Por fim, revela-se um diagnóstico sobre esta estrutura e propõe-se uma futura rede de articulação entre esses atores.
Sobre os apresentadores:
Aira Bonfim é mestra em História pela FGV-RJ, com pesquisas sobre a iniciação das brasileiras no futebol no início do século XX. Fez parte da equipe de implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), no Museu do Futebol e atua como curadora, pesquisadora e produtora independente.
Ricardo Pinto dos Santos é doutor em História Comparada pelo Programa de pós-graduação em História Comparada da UFRJ. Foi Coordenador Geral do Centro de Memória Vasco da Gama entre 2009 e 2015, local onde realizou um trabalho pioneiro em preservação, organização e divulgação de acervo histórico de um clube de futebol. É ainda editor de cinema da revista digital TempoPresente.
Philippe Guedon é Doutor em História pelo CPDOC/FGV e Diretor Executivo do Instituto Rio21, instituto de pesquisa na cidade do Rio de Janeiro. É professor dos cursos de graduação e pós graduação em Relações Internacionais no Instituto Maria Quitéria. Seus trabalhos acadêmicos estão relacionados à área de desenho e metodologia de pesquisa, bem como esporte e política.
Data: 24 de outubro de 2024, sexta-feira
Local: Auditório 1028
Horário: 10h-12h.
Link de inscrição: https://www18.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6787&P_IDIOMA=0