Mário Pedrosa – crítico de arte e da modernidade
A FGV Arte e o FGV CPDOC convidam para a mesa de lançamento do livro “Mário Pedrosa – crítico de arte e da modernidade” (Ed. UFRJ, 2023), de autoria da socióloga Gláucia Villas Bôas (Profa. Titular/UFRJ), especialista em teoria sociológica e em sociologia da cultura e da arte, cujo arquivo pessoal encontra-se depositado na Casa Acervo, da Fundação Getulio Vargas.
A mesa terá a presença da autora, tendo como debatedores o curador Paulo Herkenhoff (FGV Arte) e o filósofo Eduardo Jardim (Dep. Filosofia/PUC-Rio) e contará com a mediação do professor Bernardo Buarque (FGV CPDOC).
O livro articula as dimensões artísticas e políticas na trajetória do escritor pernambucano Mário Pedrosa (1900-1981), com ensaios dedicados à sua relação esquecida com o modernista Mário de Andrade, à sua atuação no campo das exposições de arte, seja o precursor Ateliê do Engenho de Dentro seja a canônica Bienal de Arte de São Paulo, além de explorar seu pensamento estético crítico da modernidade e de destacar seu protagonismo curatorial na concepção do Museu da Solidariedade Salvador Allende, durante seu exílio no Chile.
O evento é uma aula aberta conjunta das disciplinas de “Interpretações do Brasil” e de “Oficina de Comunicação e Expressão”, ambas do curso de graduação da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC).
📅 Data: 23 de maio de 2024
🕒 Horário: 11h
Formato: presencial
Local : Fundação Getulio Vargas. Praia de Botafogo, n. 190, sala 1027
Inscreva-se: https://www18.fgv.br/eventos/?p_evento=6661&p_idioma=0
Legenda da imagem: Mário Pedrosa no documentário "Formas de Afeto - Um filme sobre Mário Pedrosa"(2010), de Nina Galanternick.
Auditório 1027 - Fundação Getúlio Vargas - (Praia de Botafogo, n. 190, 10ª andar)