Proposta:
Colégio Estadual Infante Dom Henrique (Copacabana)
Diretor-geral: José Carlos Madureira
Coordenadores pedagógicos:
- Prof. Marcelo Guilhon
- Profa. Roberta da Rocha Calixto Tourinho
Organização:
- Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) – Fundação Getúlio Vargas
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES)
Professores responsáveis:
- Bernardo Buarque
- Jimmy Medeiros
Concepção e apoio:
- ANATORG – Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil
Participantes:
- Luiz Cláudio do Carmo do Espírito Santo (Claudinho/presidente da ANATORG e ex-presidente da Força Jovem do Vasco)
- Rosana da Câmara Teixeira (Antropóloga/Professora do Instituto de Educação/UFF)
- Mediadora: Lívia Gonçalves Magalhães (Historiadora/Instituto de História/UFF)
Resumo da proposta:
O futebol e seus clubes profissionais são um conhecido mecanismo de socialização da juventude brasileira na vida coletiva contemporânea. Suas formas de associação e seu pertencimento clubístico incidem no cotidiano urbano e marcam a trajetória e a identidade de milhares de adolescentes e jovens em fase escolar e estudantil. Ante a importância dessa dimensão, as torcidas organizadas são uma das expressões que aglutinam consideráveis contingentes juvenis e despertam uma série de valores ligados à construção das rivalidades e às relações de alteridade entre os grupos sociais. Um de seus temas mais sensíveis e controversos envolve o debate sobre os limites da agressividade, da transgressão e da violência entre torcedores rivais, com a necessidade pedagógica do cultivo da tolerância para com as diferenças, o que inclui a esfera futebolística e clubística.
Com base nesse cenário desafiador, a proposta do encontro visa levar para o ambiente da escola uma reflexão conjunta sobre o potencial de uso do futebol como uma ferramenta educacional capaz de despertar o interesse entre os estudantes do ensino médio e de criar condições para discutir questões e problemáticas sociais mais amplas. A temática da presença e da participação feminina nos estádios é assim um convite para que alunos e professores, pesquisadores e representantes de torcidas estabeleçam um canal de comunicação aberto acerca de comportamentos coletivos, dentro e fora das escolas, dentro e fora dos estádios.