O Laboratório de Estudos de Cultura Visual (LECV/FGV CPDOC) e o grupo Práticas do Contra-Arquivo (PUC Rio), em parceria com a REPIA – Rede de Pesquisa de Imagens de Arquivo, convidam para o encontro “Entre memórias e descobertas: experiências do Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco”, que acontece no dia 10 de novembro de 2025 (segunda-feira), às 18h, no Auditório 1014 da FGV, com transmissão online mediante inscrição prévia.
Desde 2020, o Acervo do Vídeo Popular em Pernambuco (AVPP) vem se dedicando à pesquisa, digitalização e difusão de registros audiovisuais produzidos por organizações e movimentos sociais nas décadas de 1980 e 1990 — como a TV Viva, o SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Etapas Vídeo, o Grupo Mulher Maravilha, a Produções do Tempo e o coletivo Loucas de Pedra Lilás. O projeto tem contribuído para a preservação de uma memória audiovisual marcada por experimentações políticas e estéticas e por modos singulares de luta com as imagens.
A atividade contará com a presença de Caio Zatti (coordenação técnica e de preservação do AVPP), Sophia Branco (pesquisadora do AVPP) e Angela Freitas (comunicadora social feminista e diretora de alguns dos vídeos digitalizados). A programação inclui a apresentação do acervo, a exibição e debate de vídeos, além da apresentação do livro Histórias do Vídeo Popular em Pernambuco e do repositório digital do projeto.




