Vivemos em uma sociabilidade profundamente marcada pela desigualdade social, racial e de gênero, as quais se exacerbam e se aprofundam com a ascensão, em todo o mundo, de governos e movimentos de extrema-direita, que encontram na misoginia e no anti-feminismo um elemento comum poderoso nos processos de construção de movimentos “masculinistas” os quais têm por base o ódio às mulheres. Esse cenário, que em nosso país, cuja história carrega marcas violentas de colonialidade e dependência, as quais se expressam tanto a níveis conscientes mas também moldando nossas subjetividades e mentalidades, torna ainda mais relevante o esforço de reunir mulheres pesquisadoras de diferentes áreas e com diferentes perspectivas temáticas e teóricas, no intuito tanto de compartilhar experiências de investigação em suas respectivas áreas, como de dar visibilidade à potência da produção intelectual de mulheres, apesar de todas as dificuldades “extras” que se colocam a nós em termos de carreira e trabalho, em comparação com os homens.
O III Colóquio sobre Estado, Poder e Sociedade – Mulheres e a Crítica das Estruturas Sócio-Políticas – propõe uma reflexão coletiva sobre as formas contemporâneas de dominação, exploração e resistência, com base na produção intelectual, artística e científica contemporânea de mulheres na História, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Direito e Serviço Social, entre outras áreas, com destaque para historiadoras e assistentes sociais.
As mesas redondas abordarão temas como: o papel das mulheres na crítica à organização social capitalista e às estruturas patriarcais, nas revoluções sociais e/ou políticas que abalaram esferas sociais, políticas e culturais com alcance internacional; os limites da democracia liberal quanto aos direitos das mulheres; as mulheres nas relações entre Estado e capitalismo; os distintos níveis institucionais de violência contra as mulheres e de gênero; assim como o papel das mulheres no Serviço Social e no desenvolvimento de políticas sociais que visam combater tais enormes e multifacetadas desigualdades, no quinto país com maior número anual de feminicídios do mundo.
As convidadas, de diferentes gerações de pesquisadoras, possuem reconhecida trajetória acadêmica, e ainda que se insiram em diferentes registros teórico-metodológicos e amplitude de temáticas, valorizam abordagens críticas e engajadas com a transformação social, centrando saberes produzidos por meio de experiências de questionamentos, lutas e resistências, de ontem e de hoje.
Todas as mesas serão compostas exclusivamente por mulheres brasileiras, todas elas doutoras, com foco nas interseções entre gênero, classe, raça e Estado capitalista. O colóquio é organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Estado, Poder e Sociedade (LAEPS/FGV CPDOC), pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas em Política Social ( GEMPS/ PPGSS/UFRJ) e pelo Laboratório de Estudos sobre feminismo Marxista (LEFEM/UFRJ) da Escola de Serviço Social da UFRJ.
Confira nossas Convidadas confirmadas!
Aline Caldeira Lopes (GEMPS/ESS/UFRJ)
Bárbara Araújo (Doutora em História UFF)
Danielle Jardim (Doutora em História/UFF)
Elaine Bortone (Doutora UFRJ; P/Historiadora e professora - CEDERJ)
Gracyelle Costa (Profa Dra ESS/UFRJ)
Luana Siqueira (Profa Dra ESS/UFRJ)
Marcela Soares (Profa Dra Serviço Social UFF, socióloga)
Martina Spohr (Profa Dra FGV/CPDOC/História)
Rejane Hoeveler (Profa Dra ESS/UFRJ, historiadora)
Tatiana Poggi (Profa Dra UFF, historiadora)
Thaiz Senna (Doutora em História/UFF)
Vanessa Hacon (Antropologia)
Virgínia Fontes (Fiocruz/UFF, doutora em Filosofia)
DIA 1 – Dia 26/11/2025 – quarta – FGV (Sessão híbrida)
18h30 às 21h
Abertura: Virgínia Fontes e Tatianny Araújo - Mediação Martina Spohr: “As mulheres no mundo capitalista contemporâneo e diante da ascensão da extrema-direita: violências e resistências”

DIA 2 – Dia 27/11/2025 – quinta – UFRJ (Sessão presencial)
Mesa Redonda 1: – Gracyelle Costa, Marcela Soares e Rejane Hoeveler: “Mulheres, trabalho e tensões raciais e sociais: resistências históricas na América Latina”. Mediação: Aline Caldeira Lopes. 14h30 às 17h30h.
Intervalo: 17h30 às 18:30
Mesa redonda 2: “Ataques e lutas atuais das mulheres na política, na academia e no Judiciário”: Aline Caldeira Lopes, Luana Siqueira, Vanessa Hacon –18h30-21h. Mediação: Rejane Hoeveler.

DIA 3 – dia 28/11/2025 – sexta-feira – FGV (Sessão híbrida)
Mesa Redonda 3: – 14h30 às 17h30 - Danielle Jardim, Thaiz Senna e Bárbara Araújo: “Mulheres, revoluções e as esquerdas perante a questão de gênero e raça, ontem e hoje” – Mediação: Martina Spohr.

Haverá emissão de certificados (requisitos: inscrição e participação mínima de 75% da carga horária total). Carga horária total: 16h.
Inscrições de 15/10/2025 a 25/11/2025, no link: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=7084&P_IDIOMA=0

