Eventos

02 ago

Graduação

Curso Além do Cânone

Data
02/08/2022 até 20/09/2022
Horário
14h:00 até 17h:30
Local
Online
Sobre o Evento

O curso consistirá na leitura e discussão do livro Além do Cânone: para ampliar e diversificar as Ciências Sociais (Org. Celso Castro, FGV Editora, 2022).

O cânone tradicional das Ciências Sociais e seus "pais fundadores" são quase todos homens, europeus ou norte-americanos e brancos. Este curso procura ir além, incluindo a leitura e discussão de 16 autoras e autores, a maioria inéditos no Brasil e traduzidos pela primeira vez para o português. Não se trata de ser “contra” o cânone tradicional, mas sim de ampliá-lo. Teremos, assim, novas perspectivas para a compreensão da realidade social e as Ciências Sociais poderão tornar-se mais diversas, renovadas e abrangentes.

  • A ementa do curso está disponibilizada abaixo e as aulas não serão gravadas. Atenção ao limite de faltas, pois menos de 75% de presença no curso configura reprovação.
  • O curso é gratuito para alunos regularmente inscritos em um dos cursos de graduação da FGV. Para alunos de pós-graduação e alunos externos há o investimento de R$ 405,00 para pagamento à vista ou parcelado em 3 vezes de R$ 150,00.
  • O curso será ministrado em tempo real em plataforma digital entre 2 de agosto e 20 de setembro, às terças-feiras, das 14 às 17h30, tendo um total de 30 horas de curso.
  • As pré-inscrições vão até o dia 08/07/2022 e devem ser realizadas através do formulário próprio no link acima. A inscrição no curso será feita entre 18/07 e 25/07.
Palestrantes

Celso Castro

Professor Titular e Diretor FGV CPDOC
celso.castro@fgv.br

Celso Castro é Diretor da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) e da Escola de Relações Internacionais (FGV RI) da Fundação Getulio Vargas. É doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e foi pesquisador visitante na Universidade de Flórida, Universidade de Oxford e no Colégio do México. Ele é membro do Conselho Consultivo do projeto Freedom of Information Archive (FOIArchive), sediado na Universidade de Columbia (2019-2020) e foi membro do Comitê Executivo do Brazilian Studies Association (BRASA).

Dirceu Marroquim.
Dirceu Marroquim
Doutorando em História Social (USP)

Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de História das Religiões e das práticas religiosas.