O historiador Matthew Connelly debate seu novo livro “The Declassification Engine: What History Reveals About America's Top Secrets”, que combina ciência de dados e história para descobrir como funcionários do governo americano usam o sigilo para acumular poder e fugir da responsabilidade democrática em momentos cruciais na história recente dos Estados Unidos, de Pearl Harbor à guerra de drones. Mais sobre o livro em: http://www.history-lab.org/declassificationengine/.
Matthew Connelly é doutor em História pela Yale University e professor de História Internacional e Global na Columbia University, em Nova York, onde lidera o projeto History-Lab, que aplica processamento de linguagem natural, ferramentas de aprendizado de máquina e de visualização de dados para explorar documentação histórica e pública.
Como debatedores, participam o prof. Gregory Michener (FGV EBAPE) e a profª Paula Vedoveli (FGV RI). A mediação fica por conta da Dr. Juliana Marques (FGV CPDOC).
Gregory Michener é Doutor em Política Comparada e Relações Internacionais pela Universidade do Texas, Austin, e, na FGV EBAPE, coordena o Programa de Transparência Pública e a Transparency Evaluation Network.
Paula Vedoveli é Professora Adjunta na Escola de Relações Internacionais da FGV, Doutora em História pela Universidade Princeton, e o seu trabalho dialoga com história financeira, história da quantificação, história do conhecimento e do futuro.
O evento será realizado em inglês, no auditório 1027 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ) e é organizado pelo Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), como parte das atividades do projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, financiado pelo programa de internacionalização CAPES PrInt.
Auditório 1027 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).