A equipe do FGV CPDOC convida professores e professoras do Ensino Médio e Fundamental a participar do curso de curta duração “CPDOC nas escolas”, cujo objetivo é auxiliar os docentes a se apropriarem de conteúdos desenvolvidos pela FGV CPDOC para uso em sala de aula. Para isso, é pretendido debater sobre materiais e recursos didáticos que os docentes possam oferecer aos seus alunos e alunas em suas instituições de ensino. Queremos propor e construir, juntamente com os docentes participantes do curso, algumas atividades e ações para serem desenvolvidas em sala de aula, a partir de recursos e materiais elaborados pelo CPDOC. Assim, a proposta do curso é centrada em fortalecer os laços entre ensino e pesquisa de maneira a disseminar materiais e práticas úteis aos docentes.
O curso será composto por 3 aulas a ocorrer nos dias 29/8, 5/9 e 12/9, com aulas presenciais entre 15:00 e 16:30.
A inscrição no curso “CPDOC na escola” é exclusiva para professores regularmente atuantes no Ensino Médio e Fundamental. Inscreva-se enviando e-mail para graduacaocpdoc@fgv.br contendo:
- Nome completo do participante;
- Cópia do comprovante de atuação profissional como professor/professora;
- Nome da instituição de ensino que trabalha, além das séries para as quais atualmente leciona.
Cronograma do curso:
29/08 – “CPDOC nos vestibulares: material de apoio e questões de prova para a sala de aula” - Beatriz Klimeck, Heloísa de Souza Rocha e Laura Guimarães.
05/09 – “Audiovisual em sala de aula: desafios e possibilidades” - Ninna de Araújo Carneiro Lima e Gabriel Cardoso Borges Silva
12/09 – “Arquivos pessoais e ensino de História: Diálogos entre as fontes e a sala de aula” - Daniele Amado

Daniele Amado é doutora em História pela UNIRIO. Coordena o Projeto de Pesquisa Aplicada “Difusão e Educação Patrimonial do acervo histórico do CPDOC” e a iniciativa “Escola no Acervo”. Atua no Programa de Arquivos Pessoais da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC, como Analista de Documentação e Informação. Coordena o Projeto de extensão "Café com arquivo: o documento em debate", fruto da parceria entre o Departamento de Arquivologia da UNIRIO e a coordenação de Documentação da FGV CPDOC. Membro do Conselho Estadual de Arquivos (CONEARQ). Possui experiência docente em Didática e Ensino de História.

Ninna de Araújo Carneiro Lima é graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e mestre em História pelo Programa de Bens Culturais e Projetos Sociais do CPDOC. Atua como Analista de Documentação e Informação do Programa de História Oral e Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC, onde trabalha com a produção, gestão, preservação e difusão do acervo histórico da instituição.

Gabriel Cardoso Borges Silva é graduado em Cinema pela PUC-RJ e Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Atua como Técnico Audiovisual do Programa de História Oral e Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC.

Beatriz Klimeck é graduada em Ciências Sociais (FGV CPDOC), mestre e doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e mestranda em Divulgação Científica e Cultural (UNICAMP). Coordena o projeto de Iniciação Científica “Divulgação Científica na FGV CPDOC”.

Heloísa de Souza Rocha é graduanda em Ciências Sociais (FGV CPDOC), é técnica em informática pelo IFMG campus Ouro Branco, e já atuou na área de Matemática e Teatro e Performance. É pesquisadora do projeto de Iniciação Científica “Divulgação Científica na FGV CPDOC”.

Laura Guimarães é licencianda em Ciências Sociais (UFF). É bolsista PIBIC/UFF no projeto "Efeitos da COVID-19: Uma análise sobre o discurso da divulgação científica no youtube" e pesquisadora do projeto de Iniciação Científica “Divulgação Científica na FGV CPDOC”.
FGV - Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - sala a definir