Eventos

08 ago

Palestra, LHuD

Computational skills for Social Scientists: expectations and challenges

Data
08/08/2022 - 08/08/2022
Horário
14h:00 até 16h:00
Local
FGV Sede ou pela plataforma Zoom. Clique abaixo para participação presencial:
Sobre o Evento

O Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) convida para a palestra Computational skills for Social Scientists: expectations and challenges, com o Professor Visitante Dr. José Manuel Magallanes-Reyes, autor de "Introduction to Data Science for Social and Policy Research: Collecting and Organizing Data with R and Python" e de "Data Visualization for Social and Policy Research: A Step-by-Step Approach Using R and Python", publicados pela prestigiosa Cambridge University Press.

INSCREVA-SE

Link de inscrição participação presencial:
http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6061&P_IDIOMA=0

Link de inscrição participação online:
http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6060&P_IDIOMA=0


Fabricio TeloProfessor Magallanes-Reyes é Doutor em Ciências Sociais Computacionais (George Mason, EUA) e Doutor em Psicologia (UNMSM, Peru), especializado em abordagens computacionais para políticas públicas e decisões políticas. É Professor da PUC-Peru, Professor Visitante e Data Science Fellow na Universidade de Washington, além de membro da Leadership for Networked World, da Harvard-Kennedy School of Government. Na FGV CPDOC, ele é Professor Visitante com bolsa do Programa Capes-PrInt.

Pensada para estudantes e profissionais das Ciências Sociais, essa palestra abordará as habilidades e ferramentas computacionais necessárias para coletar diferentes tipos de dados digitais e para prepará-los para análise. Em um contexto de crescente valorização da Ciência de Dados e no qual há muita dúvida em relação a que conjunto de saberes Humanistas devem incorporar ao seu consolidado ferramental de trabalho, esta discussão apresenta um guia bem assentado em vasta experiência na área.

Como debatedor, teremos a participação do Professor Eduardo Mello, Doutor pela London School of Economics (LSE) e coordenador de ensino da Escola de Relações Internacionais da FGV, que oferece uma Formação Complementar em Ciência de Dados. A pesquisadora Juliana Marques, Doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ, será a mediadora.

O evento acontece de forma híbrida, sendo online pelo Zoom e presencial na FGV no Rio de Janeiro. As apresentações serão em inglês, sem tradução simultânea, mas as perguntas podem ser realizadas em português. 

Haverá emissão de certificado de participação, desde que o participante presencial assine a lista de presença e que o participante online se conecte à sala virtual com o nome completo no seu perfil do Zoom (instruções disponíveis aqui).