Eventos

15 mar

Palestra, LESP

Museus e memória do futebol no Rio de Janeiro: o caso do Clube de Regatas do Flamengo

Data
15/03/2024 até 15/03/2024
Horário
14h:00 até 16h:00
Local
Presencial. Inscreva-se abaixo
Sobre o Evento

O Laboratório de Estudos do Esporte (LESP/ FGV CPDOC) e Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/ UERJ) convidam para a mesa:

Museus e memória do futebol no Rio de Janeiro : o caso do Clube de Regatas do Flamengo

Um dos fenômenos recentes da realidade futebolística no mundo é a criação de museus e espaços de visitação aos clubes, aos estádios e às arenas esportivas contemporâneas. A visita a esses emergentes cenários expositivos e a esses novos « lugares de memória » do futebol é uma tendência clubística disseminada em nível nacional e internacional.

No Brasil, a inauguração do « Museu do Futebol » em 2008, no Pacaembu, constituiu um marco nessa preocupação crescente em torno da organização da história e da memória dessa modalidade esportiva, com impacto na construção de centros de referência, de memoriais e mesmo de museus em diferentes agremiações.

No Rio de Janeiro, em 2023, após anos de desenvolvimento do projeto, foi inaugurado o Museu do Flamengo, situado nas dependências do clube, no bairro da Gávea. Como foi elaborado seu conceito expográfico ? Que personagens, situações e eventos foram eleitos pela curadoria para narrar sua história ? Quais as implicações para a pesquisa histórica do futebol um equipamento cultural dessa envergadura proporciona ? Como avaliar as relações da história pública com o turismo e o marketing esportivos propiciados pela « sedução da memória », em plena era dos museus interativos e de entretenimento ?

Para debater essas questões convidamos pesquisadores da Academia e integrantes da equipe técnica deste Museu, tendo por caso empírico o recém-inaugurado espaço museal do Clube de Regatas do Flamengo.

🗣 Palestrantes:

  • Ariane Corrêa (Departamento de Patrimônio Histórico/CRF)
  • Bernardo Buarque (Escola de Ciências Sociais/FGV CPDOC)
  • Guilherme Tardelli (Departamento de Patrimônio Histórico/CRF)
  • Luis Fernando Fadigas (Vice-presidente de Patrimônio Histórico/CRF)
  • Renato Coutinho (Instituto de História/UFF)

 

Local : Auditório 1028. Fundação Getulio Vargas. Praia de Botafogo, n. 190.

📅 Data: 15 de março de 2024

🕒 Horário: 14h

Inscrição aqui: https://www18.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=6585&P_IDIOMA=0

Local


Auditório 1028. Fundação Getulio Vargas. Praia de Botafogo, n. 190.