Qui, 16/09/2021 - 14:00
Sociologia Digital em debate | Prof. Leonardo Nascimento (UFBA)

A generalização dos meios e das ferramentas mediadas pelas tecnologias digitais tem alterado as relações, as características e as atitudes das sociedades. É sabido que os diferentes aspectos da vida social contemporânea têm sido amplamente impactados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, as distintas características das culturas, das políticas, os relacionamentos entre outros aspectos da sociedade estão sendo alterados.

Além disso, a produção massiva de dados digitais representa um desafio para a sociologia, demandando novas reflexões e interfaces com os objetos. Os Cientistas Sociais vêm tentando analisar as transformações no campo, através do desenvolvimento de novos debates, de novas reflexões, amparados em novas literaturas, bem como com o uso de novas técnicas de pesquisa e ferramentas computacionais.

O webinar "Sociologia Digital em debate" pretende, de forma introdutória, apresentar o debate e alguns impactos para o ofício do cientista social, explorando as limitações e as possibilidades existentes.

O evento acontece no âmbito do Laboratório de Humanidades Digitais (LHuD) da FGV/CPDOC.

Mais informações sobre o evento:

Data: 16 de setembro de 2021, quinta-feira

Local: Link pelo Zoom (a ser fornecido após inscrição)

Ciclo de debates que acontece no âmbito da Escola de Ciências Sociais FGV. Dias 25/08, 08 e 15/09, 06/10/2021. Inscreva-se.

Um papo sobre o curso, as disciplinas, possibilidades de intercâmbios e oportunidades de estágio e iniciação científica.. Dia 14 de outubro às 14h30.

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, em formato online. Inscrição de trabalhos aberta até o dia 27 de setembro de 2021. Conheça a programação.