Qui, 15/07/2021 - 14:00
Online
Futebol em tempos de ditaduras: práticas esportivas no Estado Novo no Brasil e em Portugal

o Webinar apresenta pesquisas desenvolvidas no Brasil e em Portugal, dedicadas ao exame do desenvolvimento e da institucionalização do futebol durante os regimes políticos comandados por Vargas e Salazar, respectivamente. A proposta é que os convidados debatam pontos de aproximação e de distanciamento acerca dos modos pelos quais o varguismo e o salazarismo procuraram apropriar-se da crescente popularidade e massificação das competições desportivas, a partir da década de 1930, quando o profissionalismo se instituiu no futebol. Para além da redução à mera apropriação instrumental do fenômeno, tal como preconizada pelas chamadas Teorias Críticas do Esporte, busca-se analisar especificidades nacionais e entender os tipos de circulação cultural em jogo na compreensão de suas práticas e representações.

Convidados:

• Rahul Kumar (Dr. Instituto de Ciências Sociais/Universidade Nova de Lisboa)
  • Maurício Drummond (Dr. História Comparada/UFRJ)
  • Luiz Burlamaqui (Dr. História Social/USP)

Promoção:

Mais informações sobre o evento:

Data: 15 de julho de 2021, quinta-feira

Local: Link pelo Zoom (a ser fornecido após inscrição)

Tema deste ano: ‘Intelectuais e Arquivos’. Acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2021. Lista de trabalhos selecionados disponível.

Ciclo de debates que acontece no âmbito da Escola de Ciências Sociais FGV. Dias 25/08, 08 e 15/09, 06/10/2021. Inscreva-se.

Acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2021, em formato online. Inscrição de trabalhos aberta até o dia 27 de setembro de 2021. Conheça a programação.