10 jun

10/06/2021
16h:30
Sobre o Evento

O Laboratório de Humanidades Digitais convida para o evento “Debatendo conteúdo e forma do artigo Trustful Voters, Trustworthy Politicians: A Survey Experiment on the Influence of Social Media in Politics”. Nosso foco é realizar uma conversa sobre o artigo elaborado pelo Tiago Ventura, Professor Visitante da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC, intitulado "Trustful Voters, Trustworthy Politicians: A Survey Experiment on the Influence of Social Media in Politics". O artigo ainda está em processo de revisão por pares e é escrito em co-autoria com Dr. Natália Aruguete (Universidade Nacional de Quilmes), Dr. Ernesto Calvo (Universidade de Marylan), e Dr. Carlos Scarstacini (BID).

O professor Dr. Jairo Nicolau (FGV CPDOC) participará do evento como o debatedor principal. Apesar disso, todos podem colaborar com perguntas e questões.

O artigo investiga os efeitos do uso de mídias sociais e de exposição à discursos incivis nas redes sobre a confiança e a confiabilidade dos usuários. O artigo implementa um jogo comportamental para medir confiança no contexto de um experimento em survey com 4.800 respondentes no Brasil e no México. O design do artigo modela o efeito de mídias sociais na confiança dos usuários a partir da exposição experimental de indivíduos no decorrer do jogo a tweets positivos e negativos e enviados por autores de preferências políticas no Brasil e México. Os resultados fornecem suporte robusto para um efeito negativo do discurso e partidarismo incivil sobre confiança e resultados nulos sobre a confiabilidade. Ressaltamos que comentários são bem-vindos e o artigo será circulado com antecedência para que todos possam avaliar. Venha debater conosco! O artigo está em anexo na página para permitir leitura prévia. O link do zoom será enviado, após o cadastro no link a seguir.

• Tiago Ventura é Professor Visitante do CPDOC-FGV com a Bolsa Jovem Talento em Ciência de Dados. Tiago atualmente cursa seu Ph.D. em Governo e Política na Universidade de Maryland, Estados Unidos, e possui o título de mestre e doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (UERJ). Sua pesquisa foca em política comparada, com foco em violência e efeitos comportamentais relacionados a vitimização na América Latina, e ciência social computacional nas áreas de comunicação política e novas tecnologias. Sua pesquisa faz uso de amplo leque de métodos computacionais, principalmente modelos de rede, anáise de texto computacional, e experimentos digitais de survey e de campo. Sua pesquisa já foi publicada, entre outros, nas revistas Electoral Studies, Digital Journalism, Latin American Politics and Society, Dados e Opinião Pública.

Jairo Nicolau

Professor titular
Jairo.Nicolau@fgv.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1995). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema partidário, partidos, eleições, câmara dos deputados e sistema eleitoral.