CPDOC   |   FGV

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO - NAP

O Núcleo de Apoio Pedagógico da Fundação Getulio Vargas é um setor especializado em atendimento pedagógico e psicopedagógico aos alunos, apoio didático-pedagógico aos professores e coordenadores dos cursos de graduação das Escolas da FGV no Rio de Janeiro.

O NAP apresenta-se como o canal de referência aos alunos, de forma a atendê-los em suas necessidades individuais e/ou coletivas, emocionais e/ou cognitivas e em qualquer outra forma de aprender, de ser e de se relacionar com o interdisciplinar e dinâmico mundo do conhecimento do ensino superior.

O setor desenvolve estratégias de acolhimento aos alunos e por meio de uma escuta qualificada busca compreender suas demandas para atuar criando melhores condições pedagógicas que visam a favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional desses jovens nessa nova etapa da vida, tentando, desta forma, prevenir o fracasso acadêmico.

Além disso, o Núcleo adota uma postura ativa de busca das manifestações dos alunos sobre sua experiência ao longo das atividades acadêmicas, suas dúvidas, sugestões e necessidades especiais.

Atua de forma efetiva como um canal de apoio aos coordenadores e tem por competência acompanhar e supervisionar a execução do Projeto Pedagógico de Curso, além de atuar junto aos alunos e professores com vistas a atender suas demandas didático-pedagógicas e psicopedagógicas.

Para atender as demandas e especificidades dos cursos, o NAP conta com uma equipe composta por profissionais qualificadas para o exercício da função e uma coordenação especializada em atendimento didático-pedagógico e psicopedagógico a alunos e professores, responsável pelas atividades realizadas pelo setor.

 

Atendimento Pedagógico/ Psicopedagógico:

Suporte Acadêmico e Administrativo:

 

Funcionamento:

Horário: 2ª feira a 6ª feira, das 7h às 17h
Local: Edifício Sede- Praia de Botafogo, 190- 3º andar, Sala 309
Telefone: (55 21) 3799-5910
E-mail: nucleo.pedagogico@fgv.br

Página no facebook: https://www.facebook.com/nucleopedagogicofgvrio

 

Destacam-se dentre as diversas funções do NAP:
  • Acolher, apoiar e orientar o aluno que busca ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta qualificada, identificar algum comprometimento emocional e, se for o caso, orientá-lo a buscar ajuda profissional;
  • Auxiliar o aluno a superar desafios, a estabelecer novas relações interpessoais e a se adaptar ao novo ambiente social;
  • Realizar o acompanhamento pedagógico e psicopedagógico do aluno, desde o momento do seu ingresso, até a integralização do seu currículo;
  • Oferecer suporte pedagógico às práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos;
  • Elaborar orientação de estudo individualizada para o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem;
  • Organizar oficinas e palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos;
  • Acompanhar o rendimento acadêmico das turmas e promover reuniões pedagógicas com as coordenações dos cursos e professores;
  • Promover reuniões com representações de turmas e demais entidades estudantis;
Materiais elaborados pelo NAP:

 

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

É com grande tristeza que manifestamos, em nome dos colegas do CPDOC, solidariedade em meio à tragédia do incêndio que destruiu não apenas uma parte fundamental da história nacional, como também atingiu a alma de todos os que têm suas vidas associadas à instituição.

v. 31, n. 65 (2018): Associativismo e movimentos sociais. Revista Estudos Históricos acaba de publicar seu último número. Convidamos você a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

A Escola de Ciências Sociais da FGV foi avaliada pelo Guia do Estudante e, novamente, nosso curso de graduação recebeu a pontuação máxima de cinco estrelas. 

Para conhecer mais do nosso curso clique aqui.

Use sua nota do Enem para se inscrever, até 11/1, no Vestibular FGV em todos os cursos do Rio de Janeiro, incluindo o de Ciências Sociais, e também no curso de Relações Internacionais em SP! Confira os prazos e detalhes: fgv.br/vestibular.

Iniciado a partir de depoimentos para projeto de História Oral do FGV CPDOC, o livro mostra a trajetória do diplomata e ex-embaixador Rubens Barbosa em suas missões representando o Brasil pelo mundo, incluindo o comando das embaixadas do país em Londres e Washington.

Saiba mais aqui.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness