O Programa de História Oral
Articulando pesquisa e documentação, o Programa de História Oral (PHO) da FGV CPDOC vem produzindo, desde 1975, um dos maiores acervos de entrevistas do Brasil. O programa conta com mais de 2400 entrevistas, correspondendo a cerca de 7600 horas de gravação, divididas em 150 projetos diferentes desenvolvidos por pesquisadores do CPDOC. Nossos projetos e depoimentos abrangem temas como elites políticas, cultura, esporte, ditadura, política externa, cinema documentário, memória das ciências sociais em língua portuguesa, entre outros.
As entrevistas de história oral, para além de seu valor como fontes históricas, também se colocam como ponto de partida para uma série de produções do CPDOC: artigos e livros; documentários; material didático, workshop para professores, pesquisadores, cineastas e jornalistas etc.
A maior parte do acervo está aberta para consulta, ratificando o compromisso da FGV CPDOC com democratização do conhecimento. Esse acesso se dá de diversas maneiras, seja via áudio, pela transcrição ou no formato audiovisual.
O PHO também é membro das principais associações nacional e internacional, como a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e International Oral History Association (IOHA), das quais inclusive participou ativamente nos processos de criação e institucionalização, e International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA). O PHO se consolida ainda como um espaço privilegiado de discussões teóricas e metodológicas no campo da história oral.