Reflexão e prática
A Pós-Graduação em Cinema Documentário (lato sensu) alia a experiência de profissionais da produção audiovisual, com a reflexão intelectual sobre o gênero e a prática didática.
Carga Horária: 432 horas/aula
Dias e horário das aulas: 2ªs e 3ªs, de 19:00h às 22:20h
Modalidade: exclusivamente live (Ambiente de aprendizagem ECLASS FGV e Zoom)
Objetivo geral
Fornecer instrumentos teóricos aos alunos, a fim de aperfeiçoar a leitura que fazem do documentário e a capacidade de refletir sobre a realidade em que vão interferir - matéria-prima do cinema documentário.
Público-alvo
Graduados de todas as áreas do conhecimento que objetivem atuar profissionalmente como realizadores e pesquisadores de documentários.
Programa
O curso é dividido em 3 módulos – eixos temáticos - que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional. Os módulos são independentes, cada um integrado por 6 disciplinas.
Módulos e disciplinas
Módulo 1
- História, Linguagem e Direito no cinema documentário (144h/a)
Analisar e compreender a construção, a estrutura e as vertentes da linguagem documentária bem como as questões legais relativas à produção do filme documentário.
Disciplinas
- História do cinema documentário
- Teoria e linguagem do cinema documentário
- Filmografia clássica e moderna
- Filmografia contemporânea
- Direitos e ética no cinema documentário
- Produção de vídeo documentário: Narrativa Clássica/Cinema Direto/Cinema Verdade
Módulo 2
- Concepção e produção de projetos audiovisuais (144h/a)
Desenvolver projetos audiovisuais a partir de conhecimentos técnicos e conceituais.
Disciplinas
- Pesquisa e roteiro no audiovisual
- Fotografia no audiovisual
- Som no audiovisual
- Montagem: noções essenciais
- Pós-produção: noções essenciais
- Prática de video documentário: Obstruções
Módulo 3
- Mídias audiovisuais contemporâneas (144h/a)
Capacitar alunas e alunos a formular projetos audiovisuais financiáveis, objetivando a inserção no mercado audiovisual.
Disciplinas
- Experiências de Direção
- Cinema e outras linguagens
- Midias digitais e outras janelas
- Economia da cultura e o audiovisual
- Produção executiva no audiovisual
- Prática de vídeo documentário: Filme-ensaio
Thais Blank (FGV CPDOC)
Adelina Novaes e Cruz (FGV CPDOC)
Corpo docente
Primeira Turma Live 2023.2 a 2024.2
Professora de cinema da Universidade de Carlos III, Madrid. Doutora pela Universidade de Carlos III e UFRJ, e cineasta
Professora de cinema da PUC/RJ e cineasta. Doutora pela UFRJ
Professora de cinema da UFRJ e cineasta. Doutora pela Universidade de Paris 3
Cineasta, roteirista e montadora. Foi assistente de Eduardo Coutinho. Mestre pela UFRJ
Premiado cineasta, cientista social, pesquisador, roteirista e produtor. Mestre pela UFF
Pesquisador, diretor e montador audiovisual. Mestre pela UFF, é doutorando na Escola de Belas Artes da UFRJ
Cineasta e sound designer. Mestre pela UFF, e doutorando em Estudos de Arte Contemporânea da UFF
Premiada diretora de fotografia, cineasta, produtora e fotógrafa. Diretora de fotografia de Deslembro (Flávia Castro, 2018) e Lixo extraordinário (Lucy Walker, 2010)
Formada em Ciências Sociais pela UFRJ e mestre em Artes Visuais pela UERJ. Como cineasta, dirigiu e produziu vários documentários premiados, destacando-se "Depois da Primavera" e "Sinfonia de Um Homem Comum". Seus trabalhos foram exibidos em festivais nacionais e internacionais, incluindo Visions du Réel e É Tudo Verdade. Em 2023, integrou o IDFAcademy e começou a lecionar Estudos de Mídia na PUC Rio. Atualmente, produz seu segundo longa, "Morro Grande", com apoio da RioFilme e do IDFA Bertha Fund.
Montador de som, compositor, engenheiro de som. Mestre pela Universidade de Nova Iorque
Professora de cinema da UFF. Doutora pela UFF. Trabalhou em diversos órgãos públicos como Ancine, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Riofilme no planejamento, elaboração e execução de pesquisas e programas de fomento e difusão audiovisual
Premiado artista multimídia e pesquisador em novos meios. Professor de Artes Plásticas da FAAP. Doutor pela FAU-USP
Premiada cineasta, diretora de importantes documentários brasileiros, tais como Juízo (2007) e O processo (2018)
Professora da FGV, jornalista e cineasta. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV, e doutoranda pela mesma instituição
Cineasta e fotógrafo que produziu e dirigiu diversos filmes e documentários reconhecidos, incluindo "Romance Policial", "Ippon", "Noites de Reis", e "Não Se Pode Viver Sem Amor". Co-dirigiu "Caminho de Volta" (2015) e "Soldado Estrangeiro" (2019) com José Joffily, além de "Depois da Primavera" (2021) com Isabel Joffily, marcando sua presença em festivais como É Tudo Verdade e Festival do Rio. Seu trabalho em "Sinfonia de Um Homem Comum" (2022) lhe rendeu Menção Honrosa e Melhor Montagem no É Tudo Verdade, e dirigiu "Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto" e co-produziu "7 Corte de Cabelo no Congo" (2022), este último premiado como Melhor Filme Brasileiro no festival Olhar de Cinema.
Cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio). Doutor pela UERJ
Professora adjunta da Escola de Ciências Sociais da FGV CPDOC. Doutora pela UFRJ e pela Universidade de Paris 1
Premiado diretor de fotografia e cineasta. Trabalhou com grandes diretores do cinema brasileiro, tais como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Walter Salles. Diretor de documentários tais como Janela da Alma (2001), em parceria com João Jardim. Dirige e fotografa novelas e minisséries.
Atua no mercado audiovisual como produtora de finalização, pesquisadora e professora. É mestre pela PUC-Rio.
💬 Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Coordenadora Executiva, Adelina Novaes e Cruz, pelo e-mail adelina.cruz@fgv.br