Juliana Marques
Juliana Marques é, atualmente, Coordenadora de Pesquisa na Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC e Editora-Chefe da Revista Estudos Históricos, além de professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC). Doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ, possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA-UFRJ.
Sua tese se destacou ao conquistar o prêmio de Melhor Tese de seu programa de pós-graduação em 2021, o que resultará na publicação de sua pesquisa em livro pela EdUERJ. Intitulada “Disputas intra-elites e agendas distributivas no Brasil rural de 1920 a 1945: mineração de texto no Arquivo Juarez Távora”, a tese recebeu também Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese de 2022.
Durante o doutorado, Juliana foi visitante no Departamento de Ciência Política da Universidade de Zurique, na Suíça. Em 2021, atuou como jurada do 63º Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Sociais. É associada ao Centro para Estudos da Riqueza e Estratificação Social (CERES) do IESP-UERJ. Entre 2010-14, integrou o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED) do IFCS-UFRJ. Atuou como assessora da Direção da FGV CPDOC e da coordenação do Centro de Relações Internacionais da FGV.
Seus interesses de pesquisa incluem: Humanidades Digitais; Tecnologias digitais para acervos históricos; História das políticas sociais no Brasil; Brasil rural na Era Vargas; Ciência aberta, ética e integridade em pesquisa.