Teresa Cruz e Silva

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Teresa Cruz e Silva possui graduação em História pela Universidade de Lourenço Marques/Moçambiquee doutorado em CiênciasSociais na Universidade de Bradford, Grã-Bretanha. Desde 1997 é docente em diversoscursos na UEM e também Diretora do Centro de Estudos Africanos. Além disso, é pesquisadora associada da WLSA Moçambique (WomenandLaw in Southern Africa), e membro do CODESRIA – Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais da África, que presidiu em 2005-2008.

  • Memória das Ciências Sociais em Moçambique

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    • 00:00:40 Origens familiares; o fascínio pelo Egito Antigo e a decisão de se tornar pesquisadora na área de história; o estudo primário em Moçambique; o primeiro contato com o racismo; 
    • 00:06:10 A continuidade da vida escolar no Liceu; a presença da segregação racial no sistema de ensino de Moçambique dos anos 1950 e 1960; comentários sobre o Estatuto do Indigenato; a mudança de cidade e de escola; comentários sobre o sistema educacional de Moçambique;
    • 00:12:10 A formação dos pais; a entrada obrigatória na Mocidade Portuguesa aos estudantes dos liceus; novos comentários sobre o tempo de estudo no Liceu e a divisão racial do ensino; 
    • 00:15:50 A decisão final pelo curso de História; a entrada na Universidade de Lourenço Marques; o controle de Portugal sobre a formação das elites moçambicanas na universidade; comentários sobre o currículo do curso; o período no Instituto de Investigação Científica de Arqueologia; breve comentário sobre o trabalho como professora; as limitações do curso; o contato com debates políticos na universidade e a perseguição aos estudantes;
    • 00:23:45 A reforma curricular na universidade após a Revolução dos Cravos; a crise na universidade após a independência de Moçambique; a reforma universitária feita pelo presidente Samora Machel; a contratação dos professores recém-formados; a introdução do ensino de História da África; a fundação do Centro de Estudos Africanos na Universidade Eduardo Mondlane; 
    • 00:32:20 Comentários sobre o isolamento do curso de História em relação as outras áreas das ciências sociais; novos comentários sobre a mudança curricular e a relação entre estudantes de diferentes idades; a contratação de professores estrangeiros; a importância de Fernando Ganhão e Aquino de Bragança na instituição do ensino desenvolvimentista na universidade; as discussões presentes na Universidade no período: os novos cursos, a questão da antropologia; 
    • 00:42:30 O trabalho na área de letras como assistente e o cargo oficial como professora; a transição da arqueologia para o ensino de história pré-colonial; a independência do Centro de Estudos Africanos em relação ao governo; a Pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento; a relação das pesquisas e dos pesquisadores com o governo; 
    • 00:49:50 Comentários sobre os impactos na universidade da guerra em Moçambique; a tentativa de fazer pesquisas acadêmicas que atendessem aos problemas do país; o doutorado no Departamento de Estudos Econômicos e Sociais da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha; os novos interesses de pesquisa: a história recente, os movimentos de libertação e a igreja protestante; 
    • 00:56:23 Aspectos da vida privada: os lugares de moradia; o período de doutoramento entre Moçambique e Inglaterra; as relações entre os países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a baixa taxa de cooperação entre os países do sul global em comparação a cooperação norte-sul; a importância do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA); comentários sobre a diferença dos investimentos em educação nos países africanos e a política educacional do governo Samora Machel; as dificuldades do intercâmbio acadêmico entre os países africanos; ideias para reformulação da política acadêmica internacional; 
    • 01:06:50 As pesquisas sobre o papel social das igrejas, sobretudo protestantes; e a interlocução com os movimentos nacionalistas na África e com a constituição dos países; comentários sobre outros temas de pesquisa;
    • 01:12:55 A atual situação acadêmica das Ciências Sociais em Moçambique; o poder que a Frente de Libertação de Moçambique exerce sobre o país e indiretamente sobre a pesquisa acadêmica; a repressão não-oficial a pesquisadores e as dificuldades de pesquisa; 
    • 01:19:00 O ensino primário em Moçambique; o desenvolvimento desigual do ensino entre as áreas urbanas e rurais; o pouco investimento no ensino bilíngue em meio a variedade linguística no país; a mercantilização do ensino superior e a gradual queda da qualidade do ensino; críticas as reformas escolares, a falta de investimento e a adoção do modelo de Bolonha nas universidades africanas;
    • 01:29:10 A experiência no Centro de Estudos Africanos: a nomeação de Sérgio Vieira como diretor, o cargo de diretora, o desenvolvimento do centro; comentários sobre a crise racial no partido de libertação;
    • 01:34:50 A importância da obra de Eduardo Mondlane nos seus primeiros anos de estudo; o importante papel da CODESRIA nas ligações de cooperação regional entre os países da África Austral e também com a América Latina; a criação, os programas, questão da língua e o funcionamento do CODESRIA; a ligação pessoal com o Brasil; a cooperação acadêmica entre Brasil e Moçambique.
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  • Memória das Ciências Sociais em Moçambique

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