Severino Elias Ngoenha nasceu em Maputo, no ano de 1962. Possui graduação em Teologia e Doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana em Roma. No ano de 2010, integrou-se ao Departamento de Filosofia da Universidade Pedagógica de Moçambique. É professor associado do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade de Lausanne, Suíça. Suas pesquisas situam-se na área de antropologia, pensamento africano, filosofia da educação e interculturalidade.
Memória das Ciências Sociais em Moçambique
Minutagem
- 00:00:36 Origens familiares; as etnias moçambicanas; a formação do irmão e das irmãs.
- 00:07:29 A escolarização em Moçambique; investimento dos governos africanos na educação após os processos de independência; a necessidade de adequar a educação de um país com as suas necessidades.
- 00:12:30 A Teologia da Libertação; a nacionalização do ensino moçambicano após a independência, em 1975.
- 00:20:18 O primeiro contato com a Teologia da Libertação e a decisão de entrar no seminário; o estranhamento da família e amigos com a sua entrada no seminário; a disparidade socioeconômica em relação aos outros seminaristas; a época no seminário de padres; a ruptura com a “Geração de Oito de Março” e o abandono da faculdade de bioquímica; o problema do abandono escolar em Moçambique.
- 00:29:35 A questão da moçambicanidade; a ida à Roma para estudar no Vaticano; o reconhecimento como africano em Roma; a força da identidade moçambicana.
- 00:38:57 A filosofia africana; o debate filosófico “afro-africano”; o convite para a elaboração dos programas de filosofia de Moçambique.
- 00:44:37 Afastamento da igreja católica; o ambiente burguês da igreja em Roma; o desvinculamento gradual da igreja.
- 00:49:54 A tese de mestrado; os anos de doutoramento; ida para Paris: o ambiente de estudo; o pós-doutoramento na Universidade de Vincennes; o casamento.
- 01:04:27 Retorno à Moçambique na década de 90; convite para lecionar na Unidade de Formação e Investigação em Ciências Sociais (UFICS), em Maputo; o ambiente acadêmico de Moçambique após a independência; o papel da Fundação Ford no financiamento do UFICS.
- 01:12:55 África e as ciências sociais; a interpretação das ciências sociais europeias sobre a África; a fundação do Council for the Development of Social Science Research in África (Codesria); a criação do Centro de Estudos Africanos, em Moçambique; a ligação entre o UFICS e a França.
- 01:25:42 A missão suíça em Moçambique; a relação com André Clerc; conflito entre André Clerc e Janet Mondlane por causa de Eduardo Modlane.
- 01:32:26 A identidade africana; o primeiro livro escrito, centrado em Moçambique; teorias africanas do período da pós-independência; a criação do Southern African Development Coordination Conference (SADCC) para combater o apartheid; a posição sócio-política de Moçambique na África Austral.
- 01:43:11 Interlocução intelectual com Portugal e Brasil; a carência de debates epistemológicos; a diferença entre o conceito de raça no Brasil e em Moçambique; o surgimento das teorias “periféricas”.
- 01:51:32 A posição como figura pública; o papel dos intelectuais na sociedade moçambicana; a dificuldade de um diálogo direto com as autoridades moçambicanas; ausência de maiores debates intelectuais em Moçambique.
- 02:00:26 Os desafios do sistema educacional moçambicano; o papel da “Geração Oito de Março” na reestruturação da educação moçambicana; o problema da qualificação do ensino; a necessidade de uma ligação maior entre a educação e as necessidades da sociedade moçambicana; a falta de utopias no mundo atualmente.