Paulo Cunha
Paulo Guilherme Aguiar Cunha nasceu no dia 1º de março de 1940, no Rio de Janeiro. Filho de pai militar e mãe professora primária, Paulo Cunha formou-se em Engenharia pela PUC-Rio. No início da década de 60, aprovado em concurso público, ingressou na Petrobrás. Nesta empresa, Cunha, entre diversas atividades, coordenou o curso de formação de engenheiros e o projeto da fábrica de amônia e uréia em Camaçari, Bahia.
Em 1967, Paulo Cunha ingressou no grupo Ultra, a convite de Pery Igel, então presidente da empresa. Neste grupo atuou na Ultraférti, na área de desenvolvimento de fertilizantes; colaborou na criação da petroquímica União; foi o principal formulador da Oxiteno; trabalhou na expansão geográfica da empresa e participou da criação da Ultratec. Em 1981, após ampla reestruturação empresarial, Cunha tornou-se presidente do Grupo Ultra.
Paulo Cunha foi presidente da Abiquim, nos anos de 1970; participou do conselho BNDESPAR; foi membro do Conselho Monetário Internacional durante o governo Collor; e participou da criação do Iedi.
Em 2006, deixou a presidência executiva do grupo Ultra, passando a se dedicar exclusivamente à presidência do conselho de administração. Além disso, Paulo Cunha vem desenvolvendo uma série de projetos sociais na área de educação.
Trajetória e Pensamento das Elites Empresariais de São Paulo
Minutagem
ENTREVISTA 04.09.2007
Vídeo indisponível
© Todos os direitos reservados à FGV.TRANSCRIÇÃO
Transcricao_PauloCunha.pdf