Paulo Cunha

Todas as entrevistas  

Paulo Cunha

Paulo Guilherme Aguiar Cunha nasceu no dia 1º de março de 1940, no Rio de Janeiro. Filho de pai militar e mãe professora primária, Paulo Cunha formou-se em Engenharia pela PUC-Rio. No início da década de 60, aprovado em concurso público, ingressou na Petrobrás. Nesta empresa, Cunha, entre diversas atividades, coordenou o curso de formação de engenheiros e o projeto da fábrica de amônia e uréia em Camaçari, Bahia.

Em 1967, Paulo Cunha ingressou no grupo Ultra, a convite de Pery Igel, então presidente da empresa. Neste grupo atuou na Ultraférti, na área de desenvolvimento de fertilizantes; colaborou na criação da petroquímica União; foi o principal formulador da Oxiteno; trabalhou na expansão geográfica da empresa e participou da criação da Ultratec. Em 1981, após ampla reestruturação empresarial, Cunha tornou-se presidente do Grupo Ultra.

Paulo Cunha foi presidente da Abiquim, nos anos de 1970; participou do conselho BNDESPAR; foi membro do Conselho Monetário Internacional durante o governo Collor; e participou da criação do Iedi.

Em 2006, deixou a presidência executiva do grupo Ultra, passando a se dedicar exclusivamente à presidência do conselho de administração. Além disso, Paulo Cunha vem desenvolvendo uma série de projetos sociais na área de educação. 

 

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).