Luiz Antônio Cunha

Todas as entrevistas  

Luiz Antônio Cunha graduou-se em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) em 1967.Concluiu o Mestrado em Planejamento Educacional pela mesma universidade em 1972 e o Doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1980. Em 2010 integrou a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, da qual se desligo em 2011. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Minutagem

    • 00:00:33 Origens familiares.
    • 00:09:04 O gosto pela disciplina Física.
    • 00:11:22 A escolha por cursar Ciências Sociais, a entrada na FESPSP.
    • 00:16:38 Professores importantes na FESPSP.
    • 00:18:26 Orientação política.
    • 00:22:48 A prisão de Florestan Fernandes pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPES) de São Paulo.
    • 00:25:17 A transferência para a PUC-RJ.
    • 00:28:09 Professores importantes na PUC-RJ.
    • 00:31:35 O contato com o campo de estatística.
    • 00:34:35 O ambiente político na PUC-RJ durante o regime militar.
    • 00:43:17 A seleção para o mestrado na Escola Latino Americana de Sociologia.
    • 00:44:18 A carreira em Pesquisa Social.
    • 00:50:41 O convite para lecionar Métodos e Técnicas de Pesquisa na PUC-RJ em 1969.
    • 00:51:52 A atuação na Ação Popular (AP)
    • 00:58:48 O seu casamento.
    • 00:59:25 O mestrado em Planejamento Educacional pela PUC-RJ (1972).
    • 01:13:07 O contato com a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) pelo Centro de Estudos e Treinamento em Recursos Humanos (CETRHU).
    • 01:15:39 A entrada no Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE).
    • 01:18:00 O doutoramento pela PUC-SP.
    • 01:19:37 A ida para a Universidade de Campinas (UNICAMP) para fazer parte do corpo docente.
    • 01:21:28 A volta ao Rio de Janeiro para lecionar Sociologia da Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF).
    • 01:23:47 A continuidade em Pesquisa Social.
    • 01:27:17 A interação entre consultoria e atividade acadêmica.
    • 01:28:16 A criação do Observatório da Laicidade do Estado (OLE) na UFRJ.
    • 01:40:46 O tema do impacto das igrejas evangélicas na laicidade do Estado em seus estudos.
    • 01:45:29 A atuação no Conselho Nacional de Educação.
    • 01:51:36 A orientação de teses e dissertações.
    • 01:53:39 A importância dos livros “Educação e Desenvolvimento no Brasil”, de João Roberto Moreira e “Industrialização e Desenvolvimento Social no Brasil”, de Octavio Ianni.
    • 01:55:49 A tese de doutorado de Luiz Pereira e o livro “O Estudante e a Transformação da Sociedade Brasileira”, de Marialice Foracchi.
    © Todos os direitos reservados à FGV.
  • Minutagem

    • 00:00:33 A demanda de países estrangeiros por cientistas sociais brasileiros recém- formados em sua época.
    • 00:01:56 O pós-doutorado na França.
    • 00:05:06 A experiência em Guiné-Bissau, através da Universidade Cândido Mendes.
    • 00:12:44 A missão de formar professores na Guiné-Bissau.
    • 00:13:35 O tema da política educacional na Guiné-Bissau.
    • 00:15:30 O método Paulo Freire na educação: contradições em sua prática em Guiné-Bissau.
    • 00:16:56 A importância da sua experiência na Guiné-Bissau.
    • 00:18:11 Os contatos importantes realizados na Guiné-Bissau.
    • 00:20:03 A necessidade de aproximação acadêmica dos países de língua portuguesa.
    • 00:21:07 Contatos com intelectuais portugueses.
    • 00:22:29 O Observatório da Laicidade do Estado (OLE) e os países de língua portuguesa.
    • 00:24:18 Referências fundamentais durante sua trajetória.
    © Todos os direitos reservados à FGV.

 

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).