José Eugênio de Rezende

Todas as entrevistas  

José Eugênio de Rezende

 

José Eugênio de Rezende Barbosa Sobrinho nasceu no município de São Paulo, Estado de São Paulo, no dia 27 de fevereiro de 1964. Seu nome é uma homenagem ao tio José Eugênio de Rezende Barbosa, ilustre médico paulista. Seu avô paterno formara-se em medicina, mas, abandonou a carreira para se dedicar a atividade agrícola da família. Pai herda a vocação para o trabalho com agricultura e faz com que os negócios da família expandam, inicialmente na produção de café, que fora substituída gradativamente por cana-de-açúcar. Na década de 1970 a família adquire terras no município de Dourados no Mato Grosso do Sul, e passa a investir na pecuária e produção de grãos, milho e soja. Em 1982 ingressa no curso de engenharia agronômica na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) em Jaboticabal, formando-se em 1987. Neste mesmo ano ingressa no Grupo Novamérica, empresa controlada pela família, como Diretor Agrícola. Fica neste cargo até 2007. José Eugênio deixa o cargo de Diretor Agrícola do Grupo Novamérica para assumir o cargo de Diretor Agroindustrial do Grupo. Fica neste cargo até 2009. Na década de 1980 em decisão compartilhada com irmãos, ingressam na cultura da laranja. Em 2007 José Eugênio deixa o cargo de Diretor Agrícola do Grupo Novamérica para assumir o cargo de Diretor Agroindustrial do Grupo, onde fica até 2009. Em 2009 é tomada a decisão de fundir a Novamérica, com a Cosan e em seguida ocorre a divisão dos ativos da Novamérica (2010) entre os irmãos. Ainda nessa época devido a uma joint venture entre Cosan e Royal Dutch Shell é criada uma nova empresa a Raízen. Tanto José Eugênio quanto os irmãos passam a ter participação acionária na nova empresa formada. José Eugênio atualmente é Diretor Presidente do Grupo Agroterenas, empresa com atuação no cultivo da cana-de-açúcar, laranja in natura e suco de laranja concentrado.


As manifestações expressas por entrevistados representam exclusivamente suas opiniões e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).