José Eduardo Faria

Todas as entrevistas  

José Eduardo Faria

 

José Eduardo Campos de Oliveira Faria nasceu em São Paulo, no ano de 1949, em uma família com tradições rurais em transição para o meio urbano. Cresceu em ambiente conservador e intelectual, entre livros e debates políticos. Seu pai foi professor da Universidade de São Paulo e advogado. A tradição acadêmica de sua família o estimulou a seguir carreira como docente na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Iniciou sua trajetória profissional como jornalista entre 1967 e 1968 no Jornal da Tarde, tendo trabalhado também no O Estado de São Paulo, onde é editorialista. Recebeu, ao longo da sua carreira jornalística, três prêmios Esso por reportagens realizadas individualmente e em equipe. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 1968 e seguiu sua carreira acadêmica na mesma Faculdade, tendo se tornado mestre em 1977, doutor em 1981, livre docente em 1982 e professor Titular em 1998. Realizou pós-doutorado pela Wisconsin University, entre 1983 e 1984, como bolsista da Comissão Fulbright. Dedicou-se, ao longo da sua carreira universitária como professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ao estudo da relação entre direito e economia, questões referentes ao ensino jurídico no Brasil, poder, legitimidade, discurso político e crise de governabilidade. É autor de vários livros, dentre eles O direito na economia globalizada, de 1997 e Eficácia jurídica e violência simbólica: o direito como instrumento de transformação social, de 1984. Trabalhou como executivo financeiro no Banco Itaú, tendo sido assessor de Olavo Stúbal, a partir de 1979. Foi coordenador da área de ciências humanas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), representante da área de direito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e avaliador de cursos de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Instituiu o Programa de Educação Tutorial (PET/Capes) na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, sendo seu tutor desde 1979. É professor visitante na Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, desde 2004.


As manifestações expressas por entrevistados representam exclusivamente suas opiniões e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).