Joel Tembe obteve o Doutoramento em História Social na University of London. Possui uma larga experiência em pesquisa social qualitativa. Conduziu estudos nas zonas centro e sul de Moçambique, no Zimbábue, Quênia, Tanzânia, Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. Professor no Departamento de História da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, é também Diretor do Arquivo Histórico de Moçambique; Presidente do The Eastern African Branch, International Council on Archivists (ESABICA); e membro do conselho da Organização para a Pesquisa em Ciências Sociais em África Oriental e Meridional (OSSREA).
Memória das Ciências Sociais em Moçambique
Minutagem
- 00:00:35 Origens; a assimilação cultural do pai; a separação dos pais e a ida para morar com a família paterna, no Catembe; os estudos durante a infância;
- 00:07:22 a condição do pai como chefe tradicional, após a morte do avô;
- 00:12:20 a adaptação à vida rural; a relação entre a língua portuguesa e a língua local;
- 00:15:46 o avô paterno, Joel Roberto Tembe; a posição simbólica como chefe tradicional; a interrupção dos estudos devido à Geração Oito de Março;
- 00:23:06 a questão da assimilação cultural; as condições necessárias para a obtenção do status de assimilado;
- 00:27:37 o processo de libertação de Moçambique; o impacto da independência moçambicana nas zonas urbanas; a percepção do pai em relação ao movimento revolucionário da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo); o estabelecimento da Frelimo como partido único;
- 00:38:32 a educação religiosa; a adoção do catolicismo pelo pai; a posição como acólito da igreja católica; a convivência com as famílias da vizinhança;
- 00:46:39 a situação familiar após a independência de Moçambique; conflitos com o pai devido à política; a participação nos grupos dinamizadores;
- 00:52:39 a Geração Oito de Março; o impacto da prisão do pai;
- 00:58:08 a notícia da prisão do pai como contra-revolucionário; ativismo político após a independência;
- 01:06:12 a indicação para o curso de história; a escolha do curso como decisão do Ministério da Educação moçambicano;
- 01:09:38 o papel dos filhos de assimilados na Frelimo;
- 01:14:00 a formação em história; o enfoque em estudos africanos; a influência do pensamento marxista; atuação acadêmica após a conclusão do bacharelato;
- 01:25:02 o processo de abertura política de Moçambique; o acordo de Nkomati; a influência política da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo); a crise econômica;
- 01:31:54 a figura do presidente Samora Machel; a percepção popular sobre o presidente; a política pan-africanista de Samora Machel
- 01:38:42 os estudos em Londres; a preparação para o doutoramento; a opção pela Inglaterra; a adaptação à tradição acadêmica inglesa;
- 01:48:30 a volta a Moçambique; a trajetória do pai após sair da cadeia; a condição do pai enquanto líder comunitário e opositor do governo; a relação da família com o pai enquanto ele estava preso;
- 01:59:37 o convite para assumir a direção do Arquivo Histórico de Moçambique (AHM); a conciliação do trabalho no AHM com a atuação como docente; desafios enfrentados na manutenção do AHM; parcerias com outras instituições; o cargo de presidente da Eastern and Southern Africa Region Branch of the International Council of Archives (ESABRICA);
- 02:13:46 o projeto da História das Lutas de Libertação na África Austral; a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC); o paradigma de libertação e solidariedade; a importância do conceito de libertação no processo de descolonização africano;
- 02:21:41 desafios da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em termos de integração entre os países; o papel de Moçambique dentro da CPLP;
- 02:30:43 o contato com o Brasil;
- 02:35:03 a influência de Amartya Sen, economista indiano; o pensamento de Frantz Fanon; o livro “Eduardo Mondlane, um homem a abater”, de José Duarte de Jesus.