João Guilherme Ometto

Todas as entrevistas  

 João Guilherme Ometto

Oriundo de uma família de imigrantes italianos, João Guilherme Sabino Ometto nasceu em 15 de março de 1940, no interior de São Paulo. Logo após se estabelecer no Brasil, a família Ometto, com forte tradição como agricultores, atuou principalmente no cultivo da cana de açúcar. Em 1963, João Ometto se formou na Escola de Engenharia de São Carlos da USP, indo trabalhar na Usina da Barra, de seu tio, Orlando Ometto. A partir de então, cresceu gradativamente no ramo, ocupando a direção do grupo empresarial da família, com destaque para a estruturação da Usina São Martinho.

No plano institucional, João Ometto foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag); ocupou a presidência da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab); tornou-se membro do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP), onde procurou promover uma maior integração entre a universidade e o empresariado; e criou o Comitê do Agronegócio, na Fiesp, onde segue atuando até os dias de hoje como segundo vice-presidente.

Atualmente, João Ometto segue na área açucareira, na direção do Grupo São Martinho.

 

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).